Os TDI Badalhocos chamam-se SEAT!
Já todos nós fomos vítimas, há uns tempos atrás, de uma pequena lavagem marketinguiana ao cérebro, que nos impingia à pressão de que um TDI desportivo chamava-se SEAT:
Eu cá ainda custa-me associar um motor Diesel à adrenalina da condução desportiva... é como convencer um basquetebolista a trocar as sapatilhas por um sapatinho de vela. E penso que os patrões da Ferrari, da Porsche e da Lamborghini pensam tal como eu.
Quando olho para um carro assim, lembro-me
sempre de uma boa sardinhada... porque será?
Bem, mas na Tugalândia, tudo passa a ser verdade: basta ser repetido mais de mil vezes. Apesar de todos sabermos que um motor Diesel sem um turbo comporta-se como um filme do Manuel de Oliveira, há sempre um ou outro pato que se decide por um reputadíssimo TDI para andar nos picanços. Junta-se a isso a maravilha da gestão electrónica dos motores, onde qualquer garagista da esquina pode ligar um programa manhoso em C e meter na centralina dos TDI, de maneira a gastar mais gasóleo e estourar mais rapidamente com o motor.
O resultado? temos mais um pica-a-gasóleo nas nossas estradas. O pica-a-gasóleo não faz a mínima ideia do que é um CO2, mas sabe o que é NOS (porque viu o filme-bíblia "The Fast and The Furious"). Não sabe o que é o protocolo de Kyoto, mas sabe bem o que é a Ponte Vasco da Gama. E, principalmente, está a marimbar-se para a nuvem negra que lança a cada pisadela no acelerador, a lembrar as castanhas assadas no Outono.
Bem, eu se andasse com um carro assim tão carbonado, tinha vergonha dele. Provavelmente, esperava que todos saissem do shopping, para ninguém me ver a entrar nele no parque de estacionamento. Mas os picas-a-gasóleo ostentam orgulhosamente este véu de carvão!! Porquê? Porque (repitam comigo), "Os TDI desportivos chamam-se SEAT". O Marketing da SEAT agradece.
Fica desde já o agradecimento ao colega bugs, que tirou e cedeu os direitos desta imagem. Infelizmente, o carvão é tanto que não dá para ver que a matrícula é efectivamente portuguesa. Vão ter que confiar em mim e nele. Pois, como se fosse difícil apanhar mais picas-a-gasóleo tugas...
30 comentários:
Se se refere a uma reprogramação de centralina, a realidade e que se esta foi feita nesse carro concerteza que nao foi feita convenientemente, pois se nao ele nao estava com a trazeira assim tao preta.
quanto aos motores a diesel.eu tenho um HDI, mais proprimente uma Peugeot 406Break HDI, que de momento encontra-se com 170Cv/450nm e que nao se ve ponta de fumo a sair do escape, pois foram feitas coisas nos sitios certos e por pessoas que sabiam o que tavam a fazer,para alem disso, nao tenho a minha carrinha assim para andar a destruir, apenas fiz repro para ter melhores andamentos visto que é um carro bem pesado, para alem disso baixou os cosumos em cerca de 2l/100km(isto numa conduçao normal)
pá, viva o meu TDI!!! lol
e vivam os meus consumos de 5.4l!!!
P.S: já te adicionei!
@caditonuno
5.4?o meu HDI faz medias de 5.0 a andar a pastelar, 6.5 a andar relativamente normal e se o levar ao extremo ate doi com a sua fantastica margem de 11L/100!
neste momento a media de CB anda nos 8.6!deve de tar a fazer 8.0 reais visto que ha sempre uma pequena descrepancia em relacao a realidade
racoon, o caditonuno estava a ser irónico com as publicidades manhosas das repros, que prometem não só currais de cavalagem, mas também consumos irrisórios. ;)
Por muito que a ideia desagrade aos apaixonados dos motores a gasolina (como eu), há TDI's desportivos a ganhar Le Mans...
;)
Era o que vinha dizer, mas pelos vistos cheguei atrasado...
@Português ao volante
Sim nao estou a dizer o contrario!todo o negocio envove exageros...
O problema meus caros... não é uma questão de CV e de Nm, ou Lt/Km. O problema é que os mecanismos da publicidade ( e dos custos de venda da carripana) pretendem insuflar nos jovens carregados de adrenalina e pouco dinheiro, um conceito suicida e pior ainda anti-social ao falar de carros desportivos em viaturas de uso em estradas (com regras), com mais carros (pessoas) e com uma necessidade de convivência gritante e não de competição.
Só espero que os desportistas (os de TDI e os de Turbo) fossem fazer uma corrida a essa linda instituição que é o centro de recuperação de Alcoitão e vissem os clientes maioritários: Os tais putos que acham a estrada uma corrida
outsider, não podia estar mais de acordo contigo. Muito bem visto, obrigado pela contribuição.
Sou muito persuasivo, mas acho que não vou conseguir convencer a minha mulher a trocar a sua visita ao shopping no fim de semana por uma visita a uma sucata de carros, embora por acaso esteja interessado em publicar algumas fotografias desses carros aqui e esmiuçar o tema que tu tocaste. Tens algumas?
Abraços.
Esse pifou o turbo...é raro o tdi k não tem k levar oleo entre revisões!
e os "mexidos" para corridas fazem 60 ou 70 mil...e pifam!
http://www.youtube.com/watch?v=FdijTTxWwWk
Quando um Ibiza tdi fizer isto...ai estou convencido!
http://asdruble.wordpress.com/
O centro de Alcoitão não é uma sucata... antes o fosse !.
Trata-se da instituição de referência no tratamento de problemas fisiomotores cuja origem neste pais é de 70 % acidentes rodoviários, 23 % acidentes de trabalho e os restantes são outros...
Os motores a diesel nunca foram feitos para performance. Tal como o "português ao volante" disse, «é como convencer um basquetebolista a trocar as sapatilhas por um sapatinho de vela».
Os compressores e turbos e afins podem transformar qualquer motor, diesel ou a gasolina, e nos últimos anos tem-se visto uma série de "abusos" e exageros nos diesel, com motores que não vão além dos 64 cavalos a chegarem, com recurso aos turbos e afins, a 130, 150 cavalos (como o famoso 1.9 do Grupo Volkswagen).
Ora, se eu colocar um turbo com estas características no meu pequeno motor 1.2 a gasolina de 75cv (mais do que qualquer 1.9 SDI, TDI, CTDI, TDCI, DDCI, XPTI...), e efectuar as indispensáveis alterações mecânicas de contexto, acabo por conseguir ter um veículo com mais potência, melhor disponibilidade, e que se calhar nem vai gastar muito mais do que a panóplia de motores a diesel "turbinados" que aí anda.
Manobras de marketing que colocam um veículo a diesel em Le Mans ou em rallies não passam disso mesmo: manobras de marketing.
Felizmente, o carro que eu escolho para o meu dia-a-dia não varia em função do marketing nem da imagem que as campanhas tentam incutir na cabeça da malta.
O diesel tem as suas vantagens, mas a performance e as elevadas prestações não podem ser consideradas vantagens do motor diesel, quanto mais não seja porque, efectivamente, não é o motor que as dá, mas sim o turbo que lá foi colocado.
A lingua portuguesa tem destas coisas...
Está escrito "Os TDi desportivos chamam-se SEAT" e não está "Os carros desportivos são TDi" logo parece-me desnecessário a comparação com Ferrari, Porche e Lamborghini. E podemos juntar que não são carros do mesmo valor...
Para o sr. Asdruble:
O meu TDi não leva óleo entre revisões! Já passou dos 60mil e ainda não "pifou"! Tenho um "raro" de certeza...
Quanto ao civic também posso vir para aqui dizer "Ah e tal quando vir um civic com turbo a fazer 5L/100 estou convencido".
São carros diferentes, basta ter qualquer coisa na cabeça e evita-se comentários parvos como esse.
Tudo o que está aqui a ser discutido (tirando um facto ou outro) é claramente feito por quem não percebe grande coisa de automóveis, enquanto perdem tempo a falar do que não sabem abram os olhos para o que se passa la fora, para quem diz que o TDI não é desportivo fica aqui o meu contributo.
http://www.sivaonline.pt/Cultures/pt-PT/News/2005/28Dez05AudiapostamotordieselLeMans.htm
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=40200
ps. pro animal do asdruble deves entender muito de carros pra venerares um carro em que lhe tiraram o melhor que tinha, VTEC.
ó anónimo, olha que insultar um colega cibernauta que manda postas tal como você, e sem dar pelo menos um nickname, é assim um pouco para o cobardolas! Veja lá se mantém o nível das (res)postas, pois para estragar o nível, estou cá eu.
As opiniões são como os rabos. Todos têm um, quer quer dar, dá. Não é preciso insultar o outro se tem o rabo diferente.
O meu é um fumador nato!!!!!!!!!e com 170 KKm com media de consumos de 4.6...qd chegar aos 300 KKm venho cá dizer!!!!
Não é o meu tem só 282 CV com + de 500 Nm de binário....e pufff fez-se noite.
http://www.youtube.com/watch?v=5lHKEcdnBDY
http://www.youtube.com/watch?v=s19pEEMMhDs
http://www.youtube.com/watch?v=0vcta2vrsRA
hehehe
Portugues ao volante e um broche fazes.
Toda a gente tem a liberdade de dizer o que quer e bem lhe apetece, pelo menos em portugal.
Mas antes de se comentar seja o que for deve-se ler e informar-se do que se está a criticar, para não fazer figura de ignorante perante muita gente que tem motores a gasoleo.
Manuel Cardoso, acho que deves ter-te enganado na tab do firefox.. se calhar, a mensagem era para um dos portais porno que usas para satisfazer as tuas necessidades. Acontece.
O motivo pelo qual alguem abriu esta discussão deve ser dor de cotovelo ou entao tentou lá ir com o seu gasolinazito e fumaram-lhe a frente, teve que lavar logo o carro. Fala tanto do comportamento dos portugueses ao volante e peca logo a seguir porque como um bom português, fala do que nao sabe. Investigue, e depois fale. Se escrever coisas com fundamento algum, dou toda a razão. Até lá, so existem dois tipos de motores, os V-Tec prós gasolina e os "petroleiros" TDI.Posso não se nenhum expert, mas até me provarem o contrario com dados concretos sem ser portas de pescada...
...ora bem o motor diesel ainda tem mto pra dar e evoluir vai sem duvida acabar com esses mal xeirosos e agoniantes gasolinas q sinceramente pra andarem "bem" ou transmitir bom binario teem de estar acima das mtas RPM LOL ...e la se vai a carteira... abaixo disso sao uma desilusao e um pessimo prazer ed conduçao...so pra comparaçao ja andei num 1.6 de 110cv peugeout e um ibiza 1.9 110cv..bem o peugeout n se mexe ..q lodo!!!è so mamar gas...
Tenho Tdi por opçao ..n vou em modas ,simplesmente exp mtos gasolinas e ...nah...meu Turbo diesel querido :)..isto sim responde logo a partir de rotaçoes baixinhas ....e N METE NOJO na estrada!Dá pra brincar com consciencia e n sofre na carteira!!Ah e tanta preocupaçao de altas velocidades ??q tem de dar 250/300/ Km/h pra q? Um civic vitaminado é caixao ambulante !!Ngm me convence q um binario de TDi ou familiar n da mais prazer de conduçao !A sair de serie e n tenho de andar ca bomba de abastecimento atras :P ...e qd o diesel tiver ao preço da gota ..bem pode se sempre meter oleo de fritar lol BIODIESEL !!! metam isso nos gasolinas ahahahhaha
os diesel serao acda vez mais limpos é uma kestao de tempo..
A minha opiniao e a seguinte: A discussao perde o seu valor, a partir do momento em que se compara um motor tdi a um motor dohc v-tec. Para começar à a maior diferença do mundo: um é diesel e o outro é a gasolina. E depois, para o cybernauta que comparou um civic a um tdi... aquele proprietario gastou cerca de 15000€ so em peças para o motor. Bem, com cerca de 5000€, um bom mecanico especializado (e nao um mecanico qualquer do bairro ou da esquina, porque mexer com elctronica, toda as pessoas mexem... mas sera que sabem o que estao a fazer?) e com arte, faz-se o mesmo num tdi (e sem fumo algum)... Nao sou apologista de repogramaçoes... mas nao devem ter experiencia do que é experimentar um tdi repogramado (imaginem-se dentro de um ferrari, a diesel claro)... e quanto a troca de sapatilhas para um sapato de vela... bem façam kilometros, gastem em diesel, e andem a abrir como eu faço, no meu tdi110cv, e comparem o mesmo, com um bmw, um mercedes, um dci, hdi, e essas tramoias todas (nao estou a discriminar outros motores)... depois parem e sintam as diferenças. (escusam de as transmitir; apenas tenham um bom momento de reflexao...) Velho ou antiquado, motor generalizado ou problematico... Tdi para sempre. O grupo VAP esta de parabens...
Nem mais... parece que finalmente há alguém que PENSA... neste mundo ;)
Grante Artigo...
euh... diesel incompativel com a adrenalina de pekepek blabla...
informa te melhor... nos eua ha muito q se fazem drags com diesel inclusive um muscle car a diesel: impala... mas informa te.
Hoje em dia, cada vez mais a diferença entre diesel e gasolina é o preço! A tecnologia de motores diesel está muito avançada e as emissões estão cada vez mais reduzidas. Certamente que o díesel será sempre mais poluente pois o próprio gasóleo é mais rico em carbono que a gasolina. Em termos de performance, como já foi referido a diferença é muito pouca, vê-se com a prova que o blogger acima mencionou Audi R10. Contra factos não há argumentos, e estes factos provenientes de uma importantíssima competição são inquestionáveis... Só falta referir que os motores a diesel são mais adaptáveis e podem conmsumir combustível biológico com muito poucas adaptações!
nao tenho um tdi, pois faço parte do grupo opel, e nao tenho vergonha alguma em andar adeitar fumo por ai, gosto de criticas como a tua, e tipo dor de corno,
tens de perceber uma coisa os carros podem estragar-se mais depressa podem poluir podem ate partirem-se todos, e tu que tens a ver com isso?
cada um faz o que quer ocm o que é seu, se tas mal muda-te po pais dos carros a gota palhaço :D
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