Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



terça-feira, 15 de maio de 2007

Viatura conduzida por um Duplo Deficiente!



Ah, adoro quando põem os 4 piscas... como quem fica
automaticamente desculpado pela sua estupidez.


Estacionamento no lugar dos deficientes é algo que nunca fiz, nem farei, e tenho muita raiva de quem faz. Espero eu nunca precisar de estacionar nesse lugar! Mas há, evidentemente, uma minoria (infelizmente, a alastrar) de portugueses que vêem esses lugares como lugares banais de estacionamento, que só os grandes tansos é que não usam...

Até se compreende-se que o português típico, que acabou de comprar o seu Mercedes 190D com mais de 15 anos e ainda sem catalizador, directamente importado da Alemanha, esteja tão orgulhoso da sua inteligência saloia e que queria imediatamente mostrá-lo a todos os comuns otários. E o melhor local é precisamente no lugar dos deficientes dos shoppings, pois são junto às bocas de acesso. Agora... com viaturas em trabalho?! Tsk, tsk.

Este verdadeiro duplo deficiente foi apanhado pela objectiva atenta do auto-mobilizado Tiago Leal, no dia 14 de Maio de 2007, da parte da manhã. Como se pode ver, o tipo da Securitas inutiliza dois lugares para deficientes (felizmente, aquela barra não o deixa inutilizar 4 de uma só vez), marimbando-se completamente para a placa que o alerta da coima.

E mete os famosíssimos 4 piscas, como que a dissuadir qualquer tipo de multa, pois está a dizer: "estou a trabalhar, não me podem multar!". Lá diz no Artigo 354º, parágrafo 3º do Código da Estrada Alternativo Para Chico-Espertos: "A utilização dos 4 piscas torna-o imune a qualquer tipo de coima derivada da transgressão da viatura em questão".

Pois bem, acredito que esteja a fazer o seu trabalho... tal como metade da população portuguesa. Se todos os que trabalham fizessem como ele, acho que os deficientes ficariam melhor servidos se emigrassem para Espanha.

E que tal fazermos "o nosso trabalho"? geral@mail.securitas.pt.

10 comentários:

Broots disse...

Estou ansioso para escrever à Securitas, até porque ainda na Sexta Feira quando reclamei com um gajo qualquer que estava estacionado em 2ª fila, com os 4 piscas ligados, na R. Oliveira Monteiro aqui no Porto Levei com a resposta "Que foi? Eu liguei os piscas! Estou a trabalhar" Juro que foi assim textual! Só preciso saber em que shopping foi efectuada a bela manobra, para poder ser preciso na reclamação. Se puderes dizer onde foi, escreve por aqui.

Anónimo disse...

Epah eu n sou a favor de estacionarem nos locais para defecientes ou ate mesmo estacionar mal e muito mal mesmo, mas isso quando isso e feito no caso de ser em passeio ou para ir ao café buscar o jornal e tomar o pequeno almoço e que nao podia fazer mais uns metros para estacionar convenientemente.
quando se trata de uma questao de trabalho já é precizo ver o porque de o carro tar ali, certo que ele poderia apenas ter impedido um dos lugares e nao os 2, digo isto porque durante 4anos andei a fazer entregas de mobiliario e electrodumesticos e praticamente todos os dias era obrigado a fazer estacionamentos em segunda fila ou ate mesmo em locais proibidos, logicamente que tentava sempre colucar o camiao de modo a n importornar o resto dos transiundos, ms muitas vezes era complicado, pois é um poco dificil de arranjar lugar para o meu carro actual que tem 5metros de comprimento, agora imaginem para um camiao com cerca de 8 e mais otros tantos de largura.
ja para n falar nos pesos do material que distribuia e que fazer mais 20metros ao fim de 20entregas diarias fazia muito mas mesmo muito diferenca!
o que quero dizer com isto e que na minha opiniao todos comentemos erros, ha aqueles que sao mais estupidos ms todos os cometemos.eu ando na estrada a anos e ainda hoje os cometo!será que vcs n os cometem?certamente sao aqueles que sao perfeitos e vivem em um mundo imperfeito!mudem para o planeta marte!la tem oportunidade de começar um mundo novo e perfeito...

Barras disse...

a única pessoa que tinha visto estacionar em 2 lugares para deficientes ao mm tempo era o homer simpson!!!

Anónimo disse...

Raccon,

Compreendo os teus motivos e o que me dizes.

Vivo no centro de Lisboa, e pela manhã, para ir de casa para o trabalho, tenho que parar inúmeras vezes por causa de pessoal de entregas que tem que parar em segunda fila.

Não me incomoda muito: estou sentadinho, confortável, a ouvir música, e ao contrário de mim, o jovem que está a fazer as entregas já está a fazer algo que eu provavelmente também já devia estar a fazer: trabalhar.

Mas há que ter bom senso, e a fotografia do post não tem nada de bom senso. O carro não é de entregas, é de segurança, e não me interessa se foi em trabalho ou não, se havia muita pressa ou pouca, porque aquele lugar é específico para pessoas com mobilidade reduzida, e não é para mais ninguém, muito menos para estacionamentos "à cão", como vemos na imagem.

O que eu mais vejo é malta a estacionar nos lugares para deficientes, grávidas e afins, e que depois saem dos seus veículos sem qualquer sinal de deficiência. É bom que os nossos cidadãos deficientes consigam ocultar da melhor forma as suas deficiências, uma vez que garante que não são tão facilmente discriminados, mas algo me diz que muitos dos que vejo a estacionar nesses lugares têm uma deficiência mental, e não uma deficiência física.

Português ao volante disse...

Broots, o dono da fotografia já me confirmou:

Foi em 4/3/2007, às 20h43m, no Cascaisshopping.

Anónimo disse...

@n

Nao me referia apenas a fotografia!referiame tb ao facto de terem referido que o ppl costumava ligar os piscas pensando que estavam imunes as multas...
da foto...
sim tens toda a razao!
tal como ja disse anteriormente quando tinha de estacionar desse modo tentava sempre que o camiao fica-se o mais a jeito para mim mas tambem que nao estorvace ninguem...

Broots disse...

@ Raccon
"...todos comentemos erros..."
Não sei se seremos todos, mas tu pelo menos "comentes"... :)

Anónimo disse...

Mas... Não era suposto ver-se sequer aquele carro! 80

...Isto porque o chamado fenómeno dos quatro piscas funciona como um adaptação atabalhoada do conto do "Rei vaí nú": toda a gente vê que o carro ali está, a incomodar os outros; mas, ao mesmo tempo, parece que após se ligarem os ditos quatro piscas, ele como que desaparece aos olhos de todos, e torna-se numa coisa perfeitamente natural (pelo menos aos olhos das cavalgadur... condutores que o fizeram)

Esta esquizofrenia que se apodera dos portugueses é extremamente estranha, porque já vi as mesmas pessoas, em contextos diferentes ("incomodador" e "incomodado") a terem reacções completamente díspares.

Parece então que é "bom" e tolerável ter o carro com quatro piscas, se nos der na real gana; mas enfurece-nos de morte quando um outro idiota o faz!

E este fenómeno aplica-se em grande escala aos condutores em qualquer das situações da vida quotidiana: ou é o parvo que vai ao telemóvel a incomodar os outros a 10km/h; ou o idiota que está na faixa da esquerda a ultrapassar o ar; ou o que se cola à nossa traseira na faixa da esquerda para, sabe Deus porqu~e, talvez cheirar melhor os gases do nosso escape...

E se o que está na faixa da esquerda até vai a ultrapassar alguém, ainda que a custo, e o que está atrás dele cheio de pressa até vai de urgência visitar o pai moribundo ao Hospital? Eu sei que são casos extremos, mas ainda assim, não raras vezes são a realidade...

Aparentemente, estamos como Narciso; observamo-nos, gostamos do que vemos, mas não nos reconhecemos (nas nossas atitudes, claro está)...

Mas isto era conversa... Ui ui, pano para mangas!!!

Anónimo disse...

Não sendo possível desculpar a situação fotografada devo referir o seguinte:

EU ESTACIONO!

Passo a explicar o Decreto Regulamentar n.º 2-B/2005, que define as condições de utilização dos parques e zonas de estacionamento automóvel, diz no seu artigo 9.º o seguinte:
Reservas de lugares para determinados utentes
1 - Nos parques de estacionamento devem, próximo dos acessos pedonais e mediante sinalização, ser reservados lugares de estacionamento a veículos conduzidos por deficientes portadores do respectivo dístico, grávidas e acompanhantes de crianças de colo.

Como sou um orgulhoso pai de uma infante de 9 meses, estaciono e volto a estacionar.
Quanto àqueles que tão prontamente resolvem "liquidar" os que correctamente e com força de razão estacionam nesses locais apetece-me dizer-lhes que façam por deixar de ser ignorantes porque a essa ignorância é a maior das deficiências.

Mário

Anónimo disse...

Eu queria ver s tivesse sido o alarme da vossa casa k tivesse desparado e enquanto o securita estacionava vos limpassem a casa... quem diz casa, diz loja...


who's online
eXTReMe Tracker
THE BOBs
Humor blogs
Top Blogs
BloGalaxia
Coches ES

MyFavatar