Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



quarta-feira, 23 de maio de 2007

Ajoelhem-se, mortais! Vai passar o Bastardo Amarelo!



O Bastardo Amarelo... que, como qualquer TDI desportivo, por vezes lá fica
um pouco amarelo-carvão, mas com um pouco de água e Super-Pop limão...


Acabei de visitar um blog chamado Yellow Bastard. Neste blogue, alguém de Évora tenta vender o seu Seat Ibiza TDI 110cv chipado "amarelo vibrante" de Novembro de 1998. Este bólide possui tanta tralha extra, que faz qualquer carro dito "Full-extras" parecer tão equipado como o Citroëm 2CV original.

O nome, desde já, é fenomenal: como indica, o carro está todo pintado de amarelo (nas palavras do dono, "amarelo vibrante incluindo maxilas dos travões, embaladeiras, puxadores, spoilers, chuventos, esguinchos, luz stop). Bem, traduzindo o calão tuning para o português comum: "chuventos", pelos vistos, são aquelas palas que os velhotes colocam nos vidros da frente para evitar ressonâncias com a deslocação do ar, e que em regra geral são em plástico transparente; este, pelos vistos, está em amarelo vibrante. Quanto aos esguinchos, leva-me a pensar que o dono já trabalhou na "ofecina" AutoMar. Quanto à luz stop em amarelo... sem comentários.


Vejam aquele aileron... aquela bolinha ali? É um pisca!

O nome "Bastardo Amarelo" deve ser uma referência à personagem do Sin City que era um homemzito feio, que cheirava mal e com as jóias da família estragadas. Ou seja, tal e qual este Seat Ibiza: Feio, a cheirar mal, e já um pouco estragado. Ou seja, um nome muito bem dado.

Segundo o dono, o carro tem "performances excelentes, consumos excelentes", como acontece de resto com todo o carro chipado... falta saber o que é que ele entende por 'consumos excelentes'; do ponto de vista do dono da bomba de gasóleo da zona, acredito que seja.

Tem direcção assitida (e não assistida), e diz que na inspecção estão sempre a refilar sobre a medida ilegal dos pneus que tem. Possui um capô à lá Mitsubishi Lancer, e umas "guelras" originais de um BMW Z3. Lindo. Quanto à dupla abufadeira, é uma «Dupla ponteira de escape Remus com rebordo em carbono». Bem, uma vez que o principal constituinte do carvão é o carbono, acredito que ele está a dizer a verdade. Adiante...

O dono chama a atenção que o «Spoiler frontal AS Design é em plástico ABS inquebrável (nada de fibra...)». Plástico inquebrável... dá mesmo vontade de levar uma marreta e testar esse material inovador... Quanto ao "aileron", tem piscas embutidos!! Uma prova viva que os xunings também se inspiram nos clássicos como o Citroën DS.


Perde-se um ventilador, ganha-se a informação da pressão
do turbo. Não se pode ter tudo, paciência...

O interior deste bastardo amarelo vibrante é algo decepcionante... estava à espera de umas capinhas Fire flamejantes amarelo, oriundas do LIDL, bem como um tablier todo pintado de amarelo à trincha... afinal, só tem os vulgares apêndices de plástico a imitar alumínio no chão, e aplicações autocolantes a imitar fibra de carbono.

A consola central é dominada por um fantástico auto-rádio SEAT de origem, bem como um utilíssimo manómetro de pressão do turbo, que rouba um cone de ventilação ao carro. O bólide possui um «Ionizador purificador de ar - Tira mãos cheiros e evita enjoos» (o que são os mãos cheiros?), e Sintos de segurança de 4 apoios Sabelt (bem melhores do que os Cintos originais. Será que o dito ionizador evita vómitos derivados da poluição visual e/ou sonora do bastardo?

Bem, senhor leitor, se ficou com uma tesão ao ler todas as características técnicas deste bastardo, vá visitar o blogue do Yellow Bastard. E... surpresa: o dono deste fabuloso carro está a cometer a grande loucura de vender ao desbarato esta obra-prima com 9 anos por 7.800 €! Já viram? Tanto amor, tanta alteração e dedicação ao bastardo, e ele quer agora arranjar uma nova família para ele! Sim, o dono deste bastardo está a ver se apanha outro azeit... condutor para ficar com o lendário Bastardo Amarelo. Será para se dedicar a outro projecto? Ou já ganhou juízo? Vamos a ver.

3 comentários:

caditonuno disse...

já tinha descoberto este carro num site. é um dos cúmulos da estupidez, mas há sempre mais alguém que é (ainda) mais estúpido que o próprio vendedor!

Irina disse...

já está mais baratinho ;)

xDD

Filipe disse...

está mais barato, mas mesmo assim aposto que não vai vende-lo. Umas coisa cómica e má para os azeiteiros é que gastam uma pipa de massa em coisas e depois isso faz que o carro valha menos em vez de mais.. porque é óbvio que ninguém quer esse carro. Sou de évora e dantes via-o muitas vezes estacionado ao pé de uma igreja no centro da cidade, e uma vez em julho ia eu para lx, quando na A6 vindo de évora ele me passa seguramente a 180km/h ou mais, eu ia a 130km/h..

E um comentário ao texto, com andamento maioritario de AE e EN a ritmos moderados, cumprindo os limites, a repro até faz descer os consumos.. E esse motor, pelo original e em bom estado faz bons consumos... claro que isto para aqui não interessa muito...


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