Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



quarta-feira, 16 de maio de 2007

Os TDI Badalhocos chamam-se SEAT!


Já todos nós fomos vítimas, há uns tempos atrás, de uma pequena lavagem marketinguiana ao cérebro, que nos impingia à pressão de que um TDI desportivo chamava-se SEAT:


Eu cá ainda custa-me associar um motor Diesel à adrenalina da condução desportiva... é como convencer um basquetebolista a trocar as sapatilhas por um sapatinho de vela. E penso que os patrões da Ferrari, da Porsche e da Lamborghini pensam tal como eu.


Quando olho para um carro assim, lembro-me
sempre de uma boa sardinhada... porque será?

Bem, mas na Tugalândia, tudo passa a ser verdade: basta ser repetido mais de mil vezes. Apesar de todos sabermos que um motor Diesel sem um turbo comporta-se como um filme do Manuel de Oliveira, há sempre um ou outro pato que se decide por um reputadíssimo TDI para andar nos picanços. Junta-se a isso a maravilha da gestão electrónica dos motores, onde qualquer garagista da esquina pode ligar um programa manhoso em C e meter na centralina dos TDI, de maneira a gastar mais gasóleo e estourar mais rapidamente com o motor.

O resultado? temos mais um pica-a-gasóleo nas nossas estradas. O pica-a-gasóleo não faz a mínima ideia do que é um CO2, mas sabe o que é NOS (porque viu o filme-bíblia "The Fast and The Furious"). Não sabe o que é o protocolo de Kyoto, mas sabe bem o que é a Ponte Vasco da Gama. E, principalmente, está a marimbar-se para a nuvem negra que lança a cada pisadela no acelerador, a lembrar as castanhas assadas no Outono.

Bem, eu se andasse com um carro assim tão carbonado, tinha vergonha dele. Provavelmente, esperava que todos saissem do shopping, para ninguém me ver a entrar nele no parque de estacionamento. Mas os picas-a-gasóleo ostentam orgulhosamente este véu de carvão!! Porquê? Porque (repitam comigo), "Os TDI desportivos chamam-se SEAT". O Marketing da SEAT agradece.

Fica desde já o agradecimento ao colega bugs, que tirou e cedeu os direitos desta imagem. Infelizmente, o carvão é tanto que não dá para ver que a matrícula é efectivamente portuguesa. Vão ter que confiar em mim e nele. Pois, como se fosse difícil apanhar mais picas-a-gasóleo tugas...

30 comentários:

Anónimo disse...

Se se refere a uma reprogramação de centralina, a realidade e que se esta foi feita nesse carro concerteza que nao foi feita convenientemente, pois se nao ele nao estava com a trazeira assim tao preta.
quanto aos motores a diesel.eu tenho um HDI, mais proprimente uma Peugeot 406Break HDI, que de momento encontra-se com 170Cv/450nm e que nao se ve ponta de fumo a sair do escape, pois foram feitas coisas nos sitios certos e por pessoas que sabiam o que tavam a fazer,para alem disso, nao tenho a minha carrinha assim para andar a destruir, apenas fiz repro para ter melhores andamentos visto que é um carro bem pesado, para alem disso baixou os cosumos em cerca de 2l/100km(isto numa conduçao normal)

Anónimo disse...

pá, viva o meu TDI!!! lol
e vivam os meus consumos de 5.4l!!!

P.S: já te adicionei!

Anónimo disse...

@caditonuno

5.4?o meu HDI faz medias de 5.0 a andar a pastelar, 6.5 a andar relativamente normal e se o levar ao extremo ate doi com a sua fantastica margem de 11L/100!
neste momento a media de CB anda nos 8.6!deve de tar a fazer 8.0 reais visto que ha sempre uma pequena descrepancia em relacao a realidade

Português ao volante disse...

racoon, o caditonuno estava a ser irónico com as publicidades manhosas das repros, que prometem não só currais de cavalagem, mas também consumos irrisórios. ;)

Anónimo disse...

Por muito que a ideia desagrade aos apaixonados dos motores a gasolina (como eu), há TDI's desportivos a ganhar Le Mans...
;)

Anónimo disse...

Era o que vinha dizer, mas pelos vistos cheguei atrasado...

Unknown disse...

@Português ao volante

Sim nao estou a dizer o contrario!todo o negocio envove exageros...

Anónimo disse...

O problema meus caros... não é uma questão de CV e de Nm, ou Lt/Km. O problema é que os mecanismos da publicidade ( e dos custos de venda da carripana) pretendem insuflar nos jovens carregados de adrenalina e pouco dinheiro, um conceito suicida e pior ainda anti-social ao falar de carros desportivos em viaturas de uso em estradas (com regras), com mais carros (pessoas) e com uma necessidade de convivência gritante e não de competição.

Só espero que os desportistas (os de TDI e os de Turbo) fossem fazer uma corrida a essa linda instituição que é o centro de recuperação de Alcoitão e vissem os clientes maioritários: Os tais putos que acham a estrada uma corrida

Português ao volante disse...

outsider, não podia estar mais de acordo contigo. Muito bem visto, obrigado pela contribuição.

Sou muito persuasivo, mas acho que não vou conseguir convencer a minha mulher a trocar a sua visita ao shopping no fim de semana por uma visita a uma sucata de carros, embora por acaso esteja interessado em publicar algumas fotografias desses carros aqui e esmiuçar o tema que tu tocaste. Tens algumas?

Abraços.

Anónimo disse...

Esse pifou o turbo...é raro o tdi k não tem k levar oleo entre revisões!
e os "mexidos" para corridas fazem 60 ou 70 mil...e pifam!

http://www.youtube.com/watch?v=FdijTTxWwWk

Quando um Ibiza tdi fizer isto...ai estou convencido!

http://asdruble.wordpress.com/

Anónimo disse...

O centro de Alcoitão não é uma sucata... antes o fosse !.
Trata-se da instituição de referência no tratamento de problemas fisiomotores cuja origem neste pais é de 70 % acidentes rodoviários, 23 % acidentes de trabalho e os restantes são outros...

Anónimo disse...

Os motores a diesel nunca foram feitos para performance. Tal como o "português ao volante" disse, «é como convencer um basquetebolista a trocar as sapatilhas por um sapatinho de vela».

Os compressores e turbos e afins podem transformar qualquer motor, diesel ou a gasolina, e nos últimos anos tem-se visto uma série de "abusos" e exageros nos diesel, com motores que não vão além dos 64 cavalos a chegarem, com recurso aos turbos e afins, a 130, 150 cavalos (como o famoso 1.9 do Grupo Volkswagen).

Ora, se eu colocar um turbo com estas características no meu pequeno motor 1.2 a gasolina de 75cv (mais do que qualquer 1.9 SDI, TDI, CTDI, TDCI, DDCI, XPTI...), e efectuar as indispensáveis alterações mecânicas de contexto, acabo por conseguir ter um veículo com mais potência, melhor disponibilidade, e que se calhar nem vai gastar muito mais do que a panóplia de motores a diesel "turbinados" que aí anda.

Manobras de marketing que colocam um veículo a diesel em Le Mans ou em rallies não passam disso mesmo: manobras de marketing.

Felizmente, o carro que eu escolho para o meu dia-a-dia não varia em função do marketing nem da imagem que as campanhas tentam incutir na cabeça da malta.

O diesel tem as suas vantagens, mas a performance e as elevadas prestações não podem ser consideradas vantagens do motor diesel, quanto mais não seja porque, efectivamente, não é o motor que as dá, mas sim o turbo que lá foi colocado.

Anónimo disse...

A lingua portuguesa tem destas coisas...
Está escrito "Os TDi desportivos chamam-se SEAT" e não está "Os carros desportivos são TDi" logo parece-me desnecessário a comparação com Ferrari, Porche e Lamborghini. E podemos juntar que não são carros do mesmo valor...

Anónimo disse...

Para o sr. Asdruble:
O meu TDi não leva óleo entre revisões! Já passou dos 60mil e ainda não "pifou"! Tenho um "raro" de certeza...

Quanto ao civic também posso vir para aqui dizer "Ah e tal quando vir um civic com turbo a fazer 5L/100 estou convencido".
São carros diferentes, basta ter qualquer coisa na cabeça e evita-se comentários parvos como esse.

Anónimo disse...

Tudo o que está aqui a ser discutido (tirando um facto ou outro) é claramente feito por quem não percebe grande coisa de automóveis, enquanto perdem tempo a falar do que não sabem abram os olhos para o que se passa la fora, para quem diz que o TDI não é desportivo fica aqui o meu contributo.

http://www.sivaonline.pt/Cultures/pt-PT/News/2005/28Dez05AudiapostamotordieselLeMans.htm
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=40200

ps. pro animal do asdruble deves entender muito de carros pra venerares um carro em que lhe tiraram o melhor que tinha, VTEC.

Português ao volante disse...

ó anónimo, olha que insultar um colega cibernauta que manda postas tal como você, e sem dar pelo menos um nickname, é assim um pouco para o cobardolas! Veja lá se mantém o nível das (res)postas, pois para estragar o nível, estou cá eu.

As opiniões são como os rabos. Todos têm um, quer quer dar, dá. Não é preciso insultar o outro se tem o rabo diferente.

Anónimo disse...

O meu é um fumador nato!!!!!!!!!e com 170 KKm com media de consumos de 4.6...qd chegar aos 300 KKm venho cá dizer!!!!

Não é o meu tem só 282 CV com + de 500 Nm de binário....e pufff fez-se noite.

http://www.youtube.com/watch?v=5lHKEcdnBDY

http://www.youtube.com/watch?v=s19pEEMMhDs

http://www.youtube.com/watch?v=0vcta2vrsRA

hehehe

Anónimo disse...

Portugues ao volante e um broche fazes.

Unknown disse...

Toda a gente tem a liberdade de dizer o que quer e bem lhe apetece, pelo menos em portugal.

Mas antes de se comentar seja o que for deve-se ler e informar-se do que se está a criticar, para não fazer figura de ignorante perante muita gente que tem motores a gasoleo.

Português ao volante disse...

Manuel Cardoso, acho que deves ter-te enganado na tab do firefox.. se calhar, a mensagem era para um dos portais porno que usas para satisfazer as tuas necessidades. Acontece.

Anónimo disse...

O motivo pelo qual alguem abriu esta discussão deve ser dor de cotovelo ou entao tentou lá ir com o seu gasolinazito e fumaram-lhe a frente, teve que lavar logo o carro. Fala tanto do comportamento dos portugueses ao volante e peca logo a seguir porque como um bom português, fala do que nao sabe. Investigue, e depois fale. Se escrever coisas com fundamento algum, dou toda a razão. Até lá, so existem dois tipos de motores, os V-Tec prós gasolina e os "petroleiros" TDI.Posso não se nenhum expert, mas até me provarem o contrario com dados concretos sem ser portas de pescada...

Anónimo disse...

...ora bem o motor diesel ainda tem mto pra dar e evoluir vai sem duvida acabar com esses mal xeirosos e agoniantes gasolinas q sinceramente pra andarem "bem" ou transmitir bom binario teem de estar acima das mtas RPM LOL ...e la se vai a carteira... abaixo disso sao uma desilusao e um pessimo prazer ed conduçao...so pra comparaçao ja andei num 1.6 de 110cv peugeout e um ibiza 1.9 110cv..bem o peugeout n se mexe ..q lodo!!!è so mamar gas...
Tenho Tdi por opçao ..n vou em modas ,simplesmente exp mtos gasolinas e ...nah...meu Turbo diesel querido :)..isto sim responde logo a partir de rotaçoes baixinhas ....e N METE NOJO na estrada!Dá pra brincar com consciencia e n sofre na carteira!!Ah e tanta preocupaçao de altas velocidades ??q tem de dar 250/300/ Km/h pra q? Um civic vitaminado é caixao ambulante !!Ngm me convence q um binario de TDi ou familiar n da mais prazer de conduçao !A sair de serie e n tenho de andar ca bomba de abastecimento atras :P ...e qd o diesel tiver ao preço da gota ..bem pode se sempre meter oleo de fritar lol BIODIESEL !!! metam isso nos gasolinas ahahahhaha
os diesel serao acda vez mais limpos é uma kestao de tempo..

Anónimo disse...

A minha opiniao e a seguinte: A discussao perde o seu valor, a partir do momento em que se compara um motor tdi a um motor dohc v-tec. Para começar à a maior diferença do mundo: um é diesel e o outro é a gasolina. E depois, para o cybernauta que comparou um civic a um tdi... aquele proprietario gastou cerca de 15000€ so em peças para o motor. Bem, com cerca de 5000€, um bom mecanico especializado (e nao um mecanico qualquer do bairro ou da esquina, porque mexer com elctronica, toda as pessoas mexem... mas sera que sabem o que estao a fazer?) e com arte, faz-se o mesmo num tdi (e sem fumo algum)... Nao sou apologista de repogramaçoes... mas nao devem ter experiencia do que é experimentar um tdi repogramado (imaginem-se dentro de um ferrari, a diesel claro)... e quanto a troca de sapatilhas para um sapato de vela... bem façam kilometros, gastem em diesel, e andem a abrir como eu faço, no meu tdi110cv, e comparem o mesmo, com um bmw, um mercedes, um dci, hdi, e essas tramoias todas (nao estou a discriminar outros motores)... depois parem e sintam as diferenças. (escusam de as transmitir; apenas tenham um bom momento de reflexao...) Velho ou antiquado, motor generalizado ou problematico... Tdi para sempre. O grupo VAP esta de parabens...

Anónimo disse...

Nem mais... parece que finalmente há alguém que PENSA... neste mundo ;)

Grante Artigo...

Anónimo disse...

euh... diesel incompativel com a adrenalina de pekepek blabla...
informa te melhor... nos eua ha muito q se fazem drags com diesel inclusive um muscle car a diesel: impala... mas informa te.

Anónimo disse...

Hoje em dia, cada vez mais a diferença entre diesel e gasolina é o preço! A tecnologia de motores diesel está muito avançada e as emissões estão cada vez mais reduzidas. Certamente que o díesel será sempre mais poluente pois o próprio gasóleo é mais rico em carbono que a gasolina. Em termos de performance, como já foi referido a diferença é muito pouca, vê-se com a prova que o blogger acima mencionou Audi R10. Contra factos não há argumentos, e estes factos provenientes de uma importantíssima competição são inquestionáveis... Só falta referir que os motores a diesel são mais adaptáveis e podem conmsumir combustível biológico com muito poucas adaptações!

Anónimo disse...

nao tenho um tdi, pois faço parte do grupo opel, e nao tenho vergonha alguma em andar adeitar fumo por ai, gosto de criticas como a tua, e tipo dor de corno,

tens de perceber uma coisa os carros podem estragar-se mais depressa podem poluir podem ate partirem-se todos, e tu que tens a ver com isso?

cada um faz o que quer ocm o que é seu, se tas mal muda-te po pais dos carros a gota palhaço :D

Anónimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis generika[/url] bestellen cialis
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis generico[/url] costo cialis
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]comprar cialis[/url] cialis
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]cialis prix[/url] commander cialis sur internet

Anónimo disse...

What's Taking place i'm new to this, I stumbled upon this I
have found It positively useful and it has helped me
out loads. I hope to give a contribution & aid other users like its helped
me. Great job.



http://www.polycount.com/forum/member.php?u=84763

Here is my homepage - buy nitric power

Anónimo disse...

http://prixviagragenerique50mg.net/ vente viagra
http://prezzoviagraitalia.net/ comprare viagra
http://precioviagraespana.net/ precio viagra


who's online
eXTReMe Tracker
THE BOBs
Humor blogs
Top Blogs
BloGalaxia
Coches ES

MyFavatar