Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O "Trânsito Proibido Excepto GPL" ao detalhe...





Oops, ninguém chegou lá perto, mas, se formos a ver, é humilhante eu saber a resposta... mas vamos começar pelo princípio:

Este sinal encontra-se na estação de serviço da Repsol do Estádio da Luz, sentido Pina Manique - Aeroporto, na 2a Circular, em Lisboa. Como qualquer estação de serviço que se preze, possui várias bombas de gasolina e de gasóleo, e, no seu extremo direito (mais afastado da via, portanto), uma bomba de GPL. Ora, é precisamente nesse acesso, que deve ter largura para sensivelmente dois carros lado a lado, que se encontra esta placa de trânsito proibido a todos os carros excepto os de GPL.

Ora, nas horas de ponta com as características filas intermináveis na 2ª circular, eis que brota uma corja de energúmenos iluminados, que foram bafejados (pensam eles) com uma inteligência acima da média, e que decidem usar os acessos da bomba da Repsol para avançar mais uns metros na fila! Sim, fingem que vão meter combustível, seguem pela bomba adentro sem parar, só para voltar a entrar na mesma fila, à saída da bomba! E o acesso mais apetitoso é o do GPL, pois é mais escondido e directo para a saída...

Quem se abastece com GPL naquela bomba (como eu), e ainda por cima com um carro europeu (ou seja, com o bocal do depósito de gasolina virado para a direita), sabe muito bem que, durante o abastecimento, a mangueira do GPL (de tamanho ainda considerável) fica bem saliente e com o resto do tubo a serpentear lá perto. Digamos que é uma péssima ideia, durante o abastecimento de gás, abalroar a mangueira... atenção, não é o abastecimento que é perigoso: os portugueses é que são perigosos!

Enquanto pagava, estive a trocar algumas impressões com o funcionário da Repsol sobre o tal sinal, para confirmar se se realmente servia para o que estava a pensar. Ele responde-me que estes chicos-espertinhos não querem saber da placa, e até passam grandes rasas aos carros que estão a abastecer-se com GPL, pisando as mangueiras como se nada fosse, e colocando em perigo o abastecimento dos carros! Tudo para ganhar uns metrinhos, porque a inteligência deles não chega para pensar que, se calhar, era bem mais eficiente sair 5 minutos mais cedo de casa!

Sugeri que colocassem lá um daqueles placares metálicos, uns cones, qualquer coisa para ver se travam estes burgessos ao volante... é que estou mesmo a ver na minha mente uma camioneta, com imensões mais avantajadas, e conduzida por um profissional da estupidez ao volante, a provocar um acidente lá de proporções assustadoras. E esse tipo de acidentes, nem com radares ou com desculpas de velocidade excessiva lá vão!

E depois ouvimos sempre dizer que a culpa é do excesso de velocidade. Claro. Essa consegue-se medir com radares. E para quando as multas por excesso de estupidez? Estão à espera que o acidente aconteça, para começarem a agir?

10 comentários:

Torre disse...

Ah, bom...

Isso também acontece no Porto, não sei se te recordas, à entrada do Porto quem vem de Viana (IC1/A28), tem uma bomba da Galp... Pois bem, meia dúzia de chicos espertos costumam também, em hora de ponta, passar pela bomba como quem passa na casa partida do monopólio, só mesmo para ganhar 500m... Que os ganham, com as faixas de desaceleração e aceleração... Mas há pouco tempo soube que esteve lá a polícia a multar todos os inteligentes que faziam essa manobra... Bem feito!

Dennis disse...

O que aconteceu aos comentários já existentes?

Dennis disse...

Esqueçam o comentário anterior... estava a "dormir"...

Relativamente à bomba, o problema é mesmo a largura...

Isso resiolvia-se com uns mecos a reduziar a largura da faixa de 2 carros para, p.ex., carro e meio...

Assim, os inteligentes já não passavam... pelo menos por aí...

Anónimo disse...

Esta não adivinhava...
Mas vendo bem, o sinal não está totalmente incorrecto. No entanto e pelo que diz, não surte é efeito!!!
Já no que diz respeito aos chicos espertos... isso infelizmente há muitos. Na bomba da BP na "rotunda da Nissan" em Lisboa também há quem faça isso para ganhar uns metros. Eu inclusivé já alertei os funcionários da BP que, e pelo que dizem, pouco ou nada podem fazer...!

Português ao volante disse...

jota, olhe que não... claro que podem fazer alguma coisa. Inclusivé, chamar a polícia para multar esses tipos, até porque prejudicam o negócio deles.

Torre disse...

Pois, como está na primeira posta, na Galp do IC1, sentido Póvoa-Porto, Acontece o mesmo, e há bem pouco tempo estava lá a polícia, como disse no meu primeiro comentário...

Anónimo disse...

Juro que o único sítio que sabia que esse tipo de comportamento acontecia era na Galp do Eixo Norte Sul antes das obras.

E era lindo, pois dentro da bomba havia fila quase até aos postos de abastecimento, ou seja, ou esperavam de um lado ou do outro, era igual!

Enfim... enlatados (",)

Anónimo disse...

É fácil, as saídas das bombas passam a ser as entradas, e acabam-se com os chicos espertos, o mesmo deveria acontecer com alguns parques de estacionamento que existem paralelos aos eixos viários. Aqui fica a ideia, para algum engenheiro humilde mandar aplicar.

Anónimo disse...

Boas...

Ha! Nunca mais la chegava....

Mas a ideia dos mecos para reduzir a largura da faixa era mesmo o melhor...

Anónimo disse...

Também o fazem diariamente na galp da A5!... onde é costume vêr-se patrulhas da BT que nunca vi multar ninguém que tivesse feito a dita chico-esperteza...


who's online
eXTReMe Tracker
THE BOBs
Humor blogs
Top Blogs
BloGalaxia
Coches ES

MyFavatar