Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Zonas de 30 km/h.



Pois é, este Governo decidiu começar a tomar medidas para evitar a vergonha que foi os 1008 mortos em 2007. E, pasme-se, não envolve mais radares! É que os prevaricadores andam a ficar mais inteligentes, como este padre, que foi apanhado bêbado por sorte, pois não ia a mais de 50 à hora. É o que dá rezar missas em várias paróquias.

A medida é começar a atacar em força com as ditas zonas 30, ou seja, zonas com limite de velocidade de 30 km/h «em centros urbanos, zonas residenciais e espaços com «forte presença de tráfego pedonal» (transcrição da notícia da TVI). Eu gosto é desta parte: «Está prevista a introdução de dois conceitos: «Zonas 30 km/h» e «Zona residencial multifuncional». Parece a descrição de uma placa gráfica de um computador multimédia...

Ah, e «a redução de velocidade será acompanhada de medidas de acalmia de tráfego, como lombas ou semáforos.» E eu digo muito bem sim senhora, estou 100% de acordo com isso. Agora, estou 100% a borrar-me de medo com as comissões que irão analisar os lugares adequados para colocar tais zonas. Sim, porque entre colocar um sinalzinho de proibição de andar a 30 naquela recta apetitosa, que até tem uma reentrância porreira para ter lá um carro da PSP escondido a prestar um serviço público, e mais à frente um guichet móvel para melhor servir o transgressor, é bem mais saboroso para os cofres de todos do que colocar o dito sinal mais as lombas ao pé da escola do bairro.

Tomara que esteja errado, mas com esta história toda dos radares a 50km/h na Avenida dos EUA que não cabe na cabeça de ninguém, acho que tenho toda a legitimidade em ter dúvidas dos verdadeiros interesses e critérios de selecção das tais zonas 30. Nomeadamente, nas estradas nacionais que representam hoje as únicas alternativas gratuitas a muitas auto-estradas. Como já sabemos, SCUT já há muito tempo que passou de "Sem Custos para o UTilizador" para "Sim, Custos para o UTilizador"! Vamos esperar para ver.

5 comentários:

Unknown disse...

Sou só eu que acho piada à fotografia que por acaso emoldura a 1ª página do jornal ?
É que a 30kms/h arriscamo-nos a ser ultrapassados por carrinhos de supermercado :-)

"V"

Unknown disse...

Ahahaha bem visto.
Mas concordo consigo, caro Português ao Volante. Se tiverem um mínimo de inteligência e colocarem esses limites em zonas históricas ou perto de escolas, então até poderá ser uma boa medida. Agora colocarem limites na EN109 já não dava muito jeito...

Para mim o principal problema é o seguinte:
- Veículo conduzido pelo indivíduo X não me dá prioridade;
- Como bom português que sou, tento não bater mas buzino em protesto;
- Indivíduo X olha pelo retrovisor e chama-me "banana" ou "badameco";
- Encosto o carro e saio em sua perseguição;
- Como o indivíduo X não pode circular a mais de 30km/h, facilmente o apanho e aplico-lhe uma "coima" à português;
- Vou preso (ou então a polícia judiciária diz-lhe para passar lá na semana a seguir porque de momento estão muito ocupados, como aconteceu com o gajo que foi hoje ao "Crime, diz Ele").

Anónimo disse...

Por acaso até corro mais do que isso, é agora que vou lançar para o mercado o meu carro eléctrico, não dá mais de 50, mas ainda consegue violar esse limite.

Anónimo disse...

Isto faz tudo parte do plano de mult... fiscalização a velocípedes, trotinetes e patins, visto que todos estes veículos, ao ser apanhados a mais de 30km/h (de patins é complicado, mas dá), lá vão ter multas a pagar. Porque hão-de ser apenas os adultos a encher os cofres do estado? O Zézinho da Dona Almerinda é um perigo na sua BMX e, ainda por cima, anda sem capacete.

Anónimo disse...

vocês não percebem mesmo nada!!! quem explicou bem esta medida foi um senhor, acho que na tvi: antes, com o limite de 50, a malta andava a 70 nas localidades; agora, com o limite de 30, passam a andar a 50... isto é uma forma do governo conseguir que se cumpra o limite de velocidade anterior!!! é de génio!!!


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