Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Não pode! Não acredito! Corrupção nas IPOs?!





Já ouviram a bomba do dia?! A PJ encontrou actividades corruptas numa IPO em Oeiras! Fiquei num estado assim tipo catatónico a puxar para o atónico, com pinceladas de estupefacção, para não dizer surpreendido! Corrupção nos Centros de Inspecções Periódicas? Como é possível? O nosso maior baluarte de transparência e honestidade, a seguir ao futebol... qualquer dia, até chega ao cúmulo de haver corrupção nas maiores instituições bancárias deste país! Pior, nas câmaras municipais deste país! O que vale é que isso não acontece...

Ainda não estou em mim: mecânicos com avenças para que os inspectores fechem os olhos a carros prontos para chumbar? É impressionante a perspicácia da PJ em detectar indícios de corrupção! Quer dizer-se, você, carlo leitor, já suspeitava disso? Ah sim...? Mmmm uma vez, levei o meu carro à inspecção e chumbou. Travões de trás, amortecedores, etc, o costume para quem estava habituado às estradas degradantes da cidade do Porto, na época Fernando Gomes. Fui imediatamente ao mecânico para me arranjar o carro, com o objectivo de voltar lá e arrumar a questão. Umas horas depois, voltei à oficina para levar o carro à IPO. Qual é a minha surpresa, quando ele mostra-me a carta verde, e diz qie o carro já tinha passado. Perguntei-lhe quanto era o arranjo, ao qual ele disse-me que ainda não tinha mexido no carro!! Ainda hoje não sei se ele realmente o levou lá ou não.

Estou pasmado... e eu a julgar que todos esses xunings com ailerões megalómanos, esses carros com abufadeiras do tamanho de canos de esgoto a fazer mais barulho que um F-16, todos esses TDIs chipados a emanar fumaradas humilhantes e dignas de um petroleiro, estava tudo aprovado pelas inspecções como carros perfeitamente seguros e legais para andar na estrada!

E agora, como eu faço? Não conheço nenhum mecânico-padrinho para me levar o carro! Olha, vou ter que ser eu... e esperar que o tipo não implique por ter a luz do porta-luvas fundida, ou ter a manete dos piscas ligeiramente gasta, como fazem todos os portugueses honestos...

6 comentários:

fire4me disse...

o que eu realmente não acredito é que a PJ só tenha descoberto indícios de corrupção num único centro de IPO.

:P

xpto disse...

Trabalho numa das maiores camaras deste país e esta possui carrinhas de 6 lugares mistas que como todos os veiculos tem de ir á inspeção...
E por incrivel que pareça passa tudo!
Cintos de segurança emendados cozidos pelo estofador, carros a travar mais uma roda que outra, a maior parte das caixas dessas carrinhas de caixa aberta estao podres e rotas.
Temos um carro grua(ou carro cesta) que é considerado no livrete como veiculo ligeiro mas a tara passa bem mais que os normais 3500kg( mas este é outra historia) este para passar na inspeção retira-se os 4 hidraulicos dos establizadores e mais umas pecitas para emagrecer o "animal"...
Este pais está podre, quem mais devia dar o exemplo de não ser corrupto, acabam por ser os mais corruptos.

Pena só terem fiscalizado um centro de inspeções, devia ser muitos mais ao mesmo tempo, as coisas assim vão acalmar, mas por pouco tempo...

Jota disse...

...eu, ...eu, ...eu, ...não sei o que dizer!Fiquei completamente "aparvalhado". Tive que ler várias vezes, copiei o texto para "Word", aumentei-o, ...e continuo sem acreditar!!!
Eu que com um carro comercial que a minha mulher tinha ia a um IPO aqui da zona, via os camiões da transportadora "Luis... qualquercoisa" (a segunda palavra começa por 'S' e tem 'ões' no fim...), com os pneus mais lisos que a pele de um rabinho de bebé passarem sem uma unica anotação
... pensava que era assim!
Camiões de transporte de terras e areias que nem se davam ao trabalho de limpar as matriculas, e luzes traseiras (algumas partidas)
... pensava eu que era assim!
Uma carrinha da Camara Munincipal cheia de ferrugem e que deixou o armazem das inspecções cheio de fumo de gasóleo.
.. pensava eu que era assim!
Um Opel Corsa Tuning (1ªserie) - lá voltamos nós a pôr o dedo na ferida - com jantes 15 ou 16 (de origem eram 13 ou 14 não sei bem...) com espaçadores que as faziam sair claramente dos guarda-lamas, vidros escuros (na altura era ilegal),farolins traseiros escurecidos, matricula traseira no parachoques - cá em baixo bem rentinho ao chão... - esqueci-me de mencionar que o "pintas" quando saiu foi cumprimentar o "Einginheiro"! teria tido influencia?

Se calhar, e lendo agora esta posta, não... não era assim! Eu é que estava errado!!!
Mas agora pergunto eu! - Só um!? E os outros todos? Não é que sejam todos assim, mas...
A conversa já vai longa mas..., só mais um "bitate"!
porque não a policia fiscalizar os 'chavecos' que por aí andam com as inspecções em dia...? Ganhavam por dois "carrinhos".
O dono dos carro e o IPO!

Torre disse...

Eu fico chocado quando levantam qualquer tipo de suspeitas de corrupção no nosso sacrossanto país, repleto de homens e mulheres sérios por todo o lado... E especialmente nas inspecções, onde eu tive uma vez de lá voltar três vezes pela incompetência de um funcionário (e pelo meio, trocar um sem número de peças que de acordo com os valores que fixa a legislação, bem como as regras do bom senso, não precisava), ao passo que se tivesse um "primo", ou o contacto do Dr. Cunha Vaz, já não precisava de nada disto...

E... porque é que os motociclos ainda não fazem inspecção!? Certamente porque a 200 à hora causam um dano menor do que um Fiat 127 a 50...

Paulo disse...

Ó Torre... vendo pelos exemplos que todos conhecemos, a inspecção aos motociclos vai conseguir ser uma palhaçada ainda maior...

Sem falar no que vai ser inspeccionado: sempre quero ver que "critérios" serão usados para motociclos...
Um exemplo ? Gosto de ter o travão traseiro da minha moto a "travar mal" (leia-se "a obrigar a uma pressão maior que o normal para travar"), para evitar os bloqueamentos habituais da traseira em travagens de emergência (lembro que o travão "a sério" de uma moto é o dianteiro). Será isso caso para chumbo ?
Isto sem falar em suspensões, que cada motociclista ajusta da forma que se sente melhor/mais seguro ... será caso para chumbo ter uma suspensão tipo pedra ? Ou tipo esponja ?

Esperemos para ver ...

"V"

Anónimo disse...

conhece algum acidente automovel, por o veiculos nao estar em condiçoes? 1 em 1000000 será, se calhar nao chega a tanto já pensou. num país onde se ganha 450 ter a legislaçao mais rigorosa que muitos outros mais evoluidos.


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