Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Esqueceu-se de dizer que ia buscar o jogador do Benfica...



Imagem retirada do sítio da TVI


Sim, eu confesso: eu vejo o telejornal da TVI. Não sei porquê, mas a maneira como apresentam as notícias de uma forma mais demagógica e populista, faz com que a malta tenha uma extra-boost de indignação pelas mafiosidades que andam a acontecer por este Portugal fora. E também porque, por vezes, eles não se coíbem de mostrar verdadeiras pérolas, como a que passaram ontem, e que aqui vou relatar ao detalhe.

A história completa pode ser lida aqui: ao que parece, o jogador Diego Souza está de regresso ao Benfica. Sim, e na reportagem podia-se ver imagens do Aeroporto da Portela, que como é óbvio, será o ponto de chegada do jogador, que vem do Brasil.

Calma, que já chego lá. Não, não ando a comer cogumelos manhosos, que apressados! Já leram a última parte da notícia? cito, «O carro do funcionário do Benfica que o foi buscar ao aeroporto ficou bloqueado pelas forças de segurança.» E o pobre Honda Jazz teve direito a aparecer na TVI, com o respectivo sapatinho amarelo na roda, o autocolante de Feliz Ano Novo no vidro, a rematar a reportagem! Foi nessa altura que já estava agarrado ao estômago, de tanto rir. Por onde hei-de começar?

Em primeiro lugar, todos nós sabemos que o SL Benfica é uma instituição de vacas sagradas, e que possui protocolos secretos com a ex-DGV/ANSR. Só assim se explica como o Luisão, com taxa criminosa de álcool no sangue, se safou sem nada, e o Mantorras teve o Ministro a safá-lo de levar uma grande castanhada por conduzir sem carta legal! Ou seja, o funcionário esqueceu-se de puxar dos galões benfiquistas, e alegando a imunidade típica concedida a um país futebolo-dependente. Se tivesse dito ao segurança que ia buscar o novo reforço do Benfica, até saía da Portela com direito a escolta e batedores de mota!

Assumindo estão que o tal funcionário é lorpa ou fresquinho, e ainda não sabe dessa cláusula secreta no contrato SLB e ex-DGV/ANSR, olha-me que raio, cusatava-lhe muito meter o raio do carro no parque subterrâneo?! Eu meto lá sempre que preciso, como qualquer português que se preze! É por isso que é chamado de... parque... de... ESTACIONAMENTO!!

É que é preciso ser mesmo muito toino para andar a poupar um euro e tal, e agora paga 30 euros de multa mais 30 euros para descalçar o sapatinho (isto claro, não é bem verdade; um telefonema da Luz para o director da Esquadra, que até é sócio do Glorioso, e fica tudo resolvido com dois bilhetes para o Benfica-Arrifanense entre júniores.)

É Portugal, e está tudo dito. O que vale é que dá para rir. Pelo sim pelo não, alguém do SLB sabe-me dizer se o kit sócio do Benfica garante imunidade no estacionamento?

19 comentários:

Piston disse...

Então você estaciona o seu GPL debaixo da terra?

Português ao volante disse...

Sim. Piston, lê o que escrevi em

portuguesesaovolante.blogspot.com/
2007/10/estacionamentos-especiais-
para-mulheres.html.

Segundo, tenho um dístico magnético, tiro quando quero.
Não te esqueças que somos o único país com legislação tão obsoleta e parva em vigor! E, já agora, quantos carros a GPL já viste/ouviste a lançar gases e a explodir?

Podes chibar-me se quiseres, mas não há nada mais absurdo do que essa obrigação. Já vi carros diesel bem mais poluidores e lesivos para a saúde humana, num parque de estacionamento subterrãneo, e esses não andam com autocolante!

Piston disse...

É bem.

Tu que deves estar mais por dentro disso, diz-me lá qual é a justificação para que se proiba o estacionamento subterrâneo em Portugal enquanto que, em outros países, é totalmente permitido.

Anónimo disse...

Então mas o Benfica anda tão mal de finanças que manda um funcionário buscar um jogador num Honda Jazz? ...vai daí que até deve ser o carro particular do "homenzinho"...!
Ora cá temos mais um caso em que a nosso Policia fez cumprir a lei e mais um caso sensacionalista da imcompetente classe jornalistica...
Quando se mostra um prevaricador como vitima algo vai mal nesta nosso burgo!!!

Português ao volante disse...

Piston, a lei do dístico remonta a 1991, onde fazia sentido dadas as características dos primeiros kits GPL. Passados 17 anos, estes evoluíram muito mesmo, a ponto de serem mais seguros que o próprio depósito original do carro!

Deixa-me só referir-te que o depósito de GPL tem válvulas de segurança e uma espessura bem maior do que as botijas que usamos em casa. Comparado com estas, admira como as pessoas não tem medo da botija de casa. Como tal, já é completamente injustificado o dístico, e num país decente, já devia ter sido revogada a lei, tal como os restantes países já o fizeram.

Piston e Jedi, leiam isto;
"tudo o que queria saber sobre GPL"

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=14594

Jedi Master Atomic disse...

PaV,

Não me expliquei bem, talvez.
Eu não queria que me desses informações sobre o GPL, porque para isso posso ir ao google.

Eu quero é que tu, como utilizador já com alguma experiencia me digas quais são as maiores dificuldades que sentes por usar GPL a nível pratico.

Tipo, se consegues arranjar bombas de combustivel com facilidade, mesmo nas "terrinhas", se nunca ninguem te chateou por estacionares em parques subterraneos (mesmo sem o distico o barulho do motor é bem diferente e um segurança treinado percebe logo)...etc...

Português ao volante disse...

ok:

- "arranjar bombas de combustivel com facilidade"

Em zonas urbanas, sim. Na grande Lx, há muitas. No www.autogas.co.pt, está lá um roteiro com todos os postos a GPL, com pin no maps google, ficheiro kml do Google Earth, e até preços actualizados.
No sítio da Galp, tem lá os postos deles com GPL. No da Repsol, também podes procurar por postos com GPLAuto. No interior é que rareiam mais um pouco, paciência, andas a gasolina.

- "nunca ninguem te chateou por estacionares em parques subterraneos (mesmo sem o distico o barulho do motor é bem diferente e um segurança treinado percebe logo)...etc..."

Aí é que te enganas. O barulho é exactamente o mesmo, a potência praticamente a mesma! Para carros com injecção directa, os kits sequenciais de GPL só têm um acrescento de 10% mais de combustível, mas de barulho e de potência, tu não consegues notar a diferença.

Digo-te, a única diferença é ires ao posto de combustível e encheres o depósito por 23 euros, que dá para 550km. Essa é a única diferença.

Jedi Master Atomic disse...

Hmmm....ok !!! Mas eu já notei varias vezes carros a GPL antes de ver o distico. Será por usarem kits de menor qualidade???

Sei que um kit de jeito no minimo será €1500.

Português ao volante disse...

Jedi, depende do motor do carro. Se for a carburador, o Kit tem de ser aspirado; é algo antigo, pouco gastador, e afinado à mão, mas é barato.
Se o motor é recente (injecção directa), o kit é sequencial, mais caro, mas tem centralina. Não és tu que decides o tipo de kit a meter, é o tipo de motor que tens.

Anónimo disse...

Boas tardes,
Pelo pouco que entendo do GPL quer-me paracer que só dá para motores a Gasolina, ...infelizmente não dá para Gasóleo.
E agora duas perguntas:
- Sendo um combustivel mais limpo (pelo que se diz) é menos poluente que o Gasoleo e a Gasolina (já com filtros de particulas incluidos) a nivel de CO2?
- A durabilidade dos motores com GPL é igual aos que utilizam gasolina; maior ou menor?

Eu sei que pouco ou nada tem que ver com o assunto do Benfica mas...

Um abraço

Piston disse...

Ok. Obrigado pela informação.

Português ao volante disse...

"dá para motores a Gasolina, infelizmente não dá para Gasóleo."

http://www.go-lpg.co.uk/diesel.html
resumindo:
É possível? É.
É boa ideia? Não.

Sim, é mais limpo na combustão, e emite menos CO2 dos três tipos de combustível por litro (entre gás, gasóleo e gasolina). Nota que isto é por litro, é uma relação química estequiométrica simples; não é por quilómetro!

A durabilidade dos motores com GPL, na teoria, deverá ser muito ligeiramente melhor, pois a combustão é mais limpa. Mas há que ter cuidado com certas válvulas macias usadas em certos carros, como alguns Honda.

Passa pelo autogas.co.pt, tens lá muitas destas perguntas já respondidas.

Anónimo disse...

Pois mas, as válvulas do cabeçote são capazes de ser menos lubrificadas a usar gás, em comparação com a gasolina, mais gordurosa.
Mas isto sou só eu, e acho que os motores foram criados para queimar gasolina, agora se queima gás...pelo que li há pessoal que ja teve problemas em valvulas.

Torre disse...

No post do GPL, há só um comentário...

Aqui...

AH, GANDA BENFICA!!! Todo o povo fala de ti :D

Mas como o tema aqueceu, é sempre bom falar dele... Até porque pensei há um tempo adquirir um carro (Vectra 1.8), mas não o fiz porque não sou administrador da GALP (Ou Administrador de qualquer outra empresa pública, que com o que ganham...)

Ainda ponderei a hipótese do GPL, mas o custo do kit, e essa questão das válvlas que o André disse em cima é que me deixaram de pé atrás... Já ouvi falar desse dito "flashlube", lubrificante, mas ainda assim, comprei um fumarento (gasóleo), em vez de um flatulento! (GPL)

Torre disse...

A questão da segurança, nem vale a pena falar nela, há carros a GPL que incendeiam, e não explode a botija, sequer... Quem me contou isto foi um bombeiro que teve que acorrer a um incêndio de um carro com GPL (PÂNICO NAS HOSTES: "Estás a ver!? Incendeiam!" - Claro... Mas não mais que os outros, DAH!) :P

Já os a gasolina, é chegar-lhes um fósforo à zona da injecção, e vêm o resultado! Infelizmente falo por experiência própria, não por lhe chegar um fósforo :D , mas por um curto-circuito... Ardeu e bem! ... E por isso também a razão do meu dilema, na minha posta anterior

FastPeter disse...

Era GPL o carro, por isso não foi para o subterrâneo!!! LoLoL

Fora de brincadeiras, e sobre o GPL, é bem verdade que os actuais sistemas GPL são mais seguros que a gasolina. Só não se muda a lei para retirar a obrigatoriedade do dístico pq muita gente mudaria para GPL e o estado deixaria de ganhar os milhões que recebe da gasolina e diesel... É simples.

Dísticos magnéticos é o que mais há. Há por aí muito carro a gás sem nada.

Eu Por Cá disse...

Para o andre modesto:
"Pois mas, as válvulas do cabeçote são capazes de ser menos lubrificadas a usar gás, em comparação com a gasolina, mais gordurosa."
Sim, é verdade, o G.P.L. não lubrifica como a gasolina. É por isso que de vez em quando, é necessário fazer alguns Km com o carro em "modo" gasolina para evitar que isso aconteça. Mas são "inconvenientes" insignificantes, comparados com os benefícios. Eu meto €22 GPL e faço 480Km num carro 1400cc monoponto ;-)

Anónimo disse...

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