Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



sábado, 27 de outubro de 2007

"Passarinhas aos saltos" II: a vingança.



Sim eu sei, o Sampaio não é nem nunca foi PM...
Mas esta imagem é das melhores que há de lá!


A minha tese sobre a presença de fêmeas em eventos tuning caiu que nem uma bomba em certos fóruns tuning, despoletando reacções fanáticas que deixariam o Mahmoud Ahmadinejad bem orgulhoso. Os forunistas de lá, qual Guerra Santa do Tuning, já se prontificaram a andarem com uma arma nas suas montadas alteradas, à caça deste infiel ao volante, o herege que blasfemou contra a sagrada arte do tuning! Estou que nem sei como vou conseguir dormir nos próximos tempos; se calhar é melhor colocar um aileron Matias no carro por uns tempos, para ver se escapo a estes mujahedins do xuning.

O que é engraçado é que, se lerem atentamente a posta, reparam que não disse nada de ofensivo! Mas não há problema, atrás de um teclado todos somos maus; mas será que outros artistas como os Gato Fedorento, que já "enxovalharam" a nobre arte do tuning com sketches como o do Street Racing, ou o fantástico Super Origem, também tiveram direito a este tipo de reacção?! Será que esses tuners destacaram alguma patrulha de vigilantes para tratar do lombo a esses quatro felinos mal-cheirosos, por satirizar o tuning?! Ou será que afinal gostam de ver o programa dos Gato, e esquecem-se dessas rábulas!? O próprio Herman José já teve alguns deambulamentos sobre tuning na parada da SIC; será que organizaram uma vigília à casa dele em Azeitão?!

O que vale é que há algumas honrosas excepções, como por exemplo o guppik, que mostra que nem todos os tuners são malta assanhada, e que até podem propiciar uma conversa interessante e calma. Mas não deixa de ser preocupante, para uma comunidade que quer legalizar a sua demanda junto ao Parlamento,que reaja com provocações e obscenidades a todas as críticas e brincadeiras sobre o tuning. " O fulano do Blog da Bola também não agrada a todos, mas diz muita verdadinha! É com ameaças e clubites agudas que vão o demover?! Depois queixem-se que é esta a imagem que reside em todos nós, da malta do tuning...

Oops... disse "levar o tuning ao Parlamento?!" Sim. Pode-se ver lá no fórum Portugal Tuning que há mais uma iniciativa de recolhas de assinaturas para levar o assunto ao Parlamento. Por mim é igual ao litro se passa ou não passa, mas sugiro que os deputados se acautelem na hora de votar, porque há muita malta afecta ao tuning (repito, alguma) que pode reagir de uma maneira muito peculiar a todo o tipo de pessoas que que não partilhem ideias pró-tuning.

Realmente, que bela imagem que estão a dar. Se não gostam do que se escreve aqui, mantenham-se então nos fórums de tunings. Eu cá não me ponho a insultar com todos os que têm gostos diferentes dos meus. Se não concordo com alguém, construo frases com sentido e ideias com lógica: chama-se diálogo construtivo, e não, não parto logo para os três insultos mais comuns e vulgares de Portugal; só revela falta de argumentos lógicos. Tenho pena dos adeptos do tuning que não se revejem em tais pessoas, e até merecem que essa lei seja aprovada; enquanto houver fanáticos como os que vi, merecem que os deputados continuem a colocar o dossier no fundo da pilha de prioridades.

Bela mensagem que passam para o exterior. E não sou eu que estou a dá-la... eu até vos estou a ajudar, limpando os comentários obscenos que vocês deixaram cá. Não percam tempo a destilar o vosso ódio aqui em comentários inúteis... percam mais tempo em saber qual vai ser o próximo esquema para conseguir passar na IPO.

15 comentários:

Anónimo disse...

...e cá estou eu outra vez! Este blog é giro..., faz mexer as pessoas (neste caso em especial os "Xunings"). Ora bem, já agora gostava de dar a minha opinião sobre os Tunings! Para mim, há e sempre houve quatro tipos de transformadores de automóveis. Passo pois a citar:
1/Os carroçadores-Pegam num carro e transformam-no com gosto e arte sem lhes estragar as formas e dar-lhs um ar mais esbelto e insinuante (podia dar exemplos mas ia acender ainda mais este blog... que nem é meu!)
2/Os tunings-Pegam num carro, fazem-lhs alterações de carroceria, motor, suspensão, pintam-nos com cores mais ou menos discretas, adicionam-lhes apendices pseudo aerodinamicos, tendo como resultado final algo mais ou menos belo.
3/Os "Xunings"-Pegam num carro, de preferencia velho (ou novo de pequena cilindrada e pouca cavalagem) exageram os apendices aerodinamicos, nos neons interiores nas jantes de gosto discutivel, numa aparelhagem de som que só faz barulho e distorce a musica, numa saida de escape (às vezes 2, ...ou 3, ...ou 4 - é mais "fixe"!) de um diametro nunca inferior ao tacho lá de casa, pintando tudo posteriormente com uma tinta que muda de cor consoante a tonalidade do ceu. Com isto gastam um dinheirão que praticamente lhe dava para comprar ou carro novo de maior cilimdrada.
4 e ultimo/Os azeiteiros-em termos gerais são exactamente iguais aos Xunings..., mas sem dinheiro! Habitualmente recorrem as oficinas de vão de escada e á sua propia garagem (ou passeio em frente à casa onde moram), aos "chips" à venda na net, aos parques de ferro velho para comprarem para-choques de carros pontentes e adapta-los ao seu bolinhas..., pintando posteriormente tudo com uma tinta "fixe" mas barata. O orçamento não dá para mais!
Não esquecer que os pontos 3 e 4 habitualmente usam camisolas de manga cava (que os nossos pais usavam como camisola interior para os aquecer no inverno), bonés que não lhes cabem na cabeça, oculos escuros-que lhs dá um ar abichanado, e com o cabelo de tal forma oleado que ao iem ao barbeiro o velhote lhes pergunta se vai cortar o cabelo ou mudar o oleo!
E as miudas que os acompanham, perguntam vocês? Pois, já me esquecia: Quanto mais ordinário for o aspecto..., melhor!
Por fim, e para concluir, a condução! Sempre o mais baixa possivel nos pontos 2, 3 e 4, janela aberta, musica (perdão... ruido) alta, braço de fora, aneis, relogios, pulseiras (tudo dourado - o ouro foi-se na construção do carro...) no braço esquerdo que vai sempre de fora e a imprescindivel tatuagem (Não precisa ser bonita. tem apenas que lá estar, qualquer que seja o garrancho!)

...pronto! Agora está a barraca armada! Peço desculpa mas quando começo a escever..., não paro!

Anónimo disse...

Bem acho q comeco a ser um leitor assiduo deste blog LOL...eu bem q tento mas n consigo deixar de deixar aqui como voces chamam a posta.

"Se não gostam do que se escreve aqui, mantenham-se então nos fórums de tunings."

Pois eh q todos fariamos senao nos sentissemos gozados... Mas algumas fotos q aqui aparecem foram sacadas de foruns de tuning quer dizer q ha alguem q n gosta daqui de tuning mas q vai aos foruns da especialidade logo a resposta eh identica senao gostam de tuning mantenham-se no vosso lugar e n vao la ver....

"percam mais tempo em saber qual vai ser o próximo esquema para conseguir passar na IPO."

LOL.. amigo nos n precisamos de perder tempo com isso pois todos sabemos como passar nas IPO....

A unica coisa q me chateia aqui eh o facto de postarem carros de pessoas e depois gozarem nao so dos carros como tb dos propietarios.. ponham se no lugar deles, vao a um site onde vem algo de q tanto gostam a ser criticado e voces propios a serem gozados acho q ng deve gostar disso. Tal como ja disse em algum lado eu ate ja me ri com algumas coisas aqui postadas mas quando toca a gozar e a dizer mal de uma paixao q eu tb tenho nao me vou rir de certeza.

Cumps.

Português ao volante disse...

Marco, todos são benvindos ao blog e todos são livres de opinar sobre tudo, e, claro, discordar. Em mais de 200 postas, não vou agradar a todos, mas pelo menos exigo correcção e bom senso, isto não é um tasco!

Se tivesses o cuidado de ler atentamente antes de escrever, percebias que estive a satirizar o excesso de mulheres nas revistas tuning, e que tive cuidado em deixar a parte tuning de parte. Como tal, se te sentiste gozado, acho que foste precipitado, e para quem me anda a acusar de ter uma "mente fechada", acho que devia também rever a sua política de tolerência à crítica e sátira.

Quanto às fotos, tirei-as do fórum AutoHoje. Se o dono do Civic quiser que as tire ou que mascare o carro, que diga isso que faço para o meu mail; só quero é que tenha modos. Acho é engraçado que só nestes casos é que se lembram que as fotografias são públicas, e que sem uma declaração explícita da creativecommons, são todas públicas! Se tivesse o link, seria diferente?!

E eu nunca gozei com esse proprietário em particular, mas há carros alterados no qual eu vou e irei sempre exercer o meu direito à opinião. Assim como vocês, dos fóruns tuning, têm todo o direito de dizer o que acham das minhas postas. Só exijo é tento na língua!

Mais uma vez, eu respeito paixões como o tuning; mas VOCÊS deviam ser, primeiro, os primeiros a reconhecer que há quem estrague a vossa paixão com exageros e com street-racings que devem ser condenadas e enxovalhadas aqui e noutros lugares, e segundo, devem ser VOCÊS a autoregular-se de maneira a parecerem sim uma comunidade com reivindicações legítimas, e não um gang de arruaceiros. Eu sei que vocês são a tal comunidade, mas parecem o gang.

Vejam se mantêm o nível de postas decente e interessante, a ver se chegamos a algum lado. O meu interesse é satirizar, não ridicularizar. Se o Santana Lopes reagisse como vocês, não fazia outra coisa senão desilar reclamações...

Anónimo disse...

Ha Xuning, há tuning e ha Iidiotice, infelzimente ve-se muita idiotice no mundo automovel...

Tuning + Iditoice = Xuning

Anónimo disse...

Concordo que se os gato fedorento são ignorados, também este blog devia ser, em relação a esse aspecto.
Também concordo que Legalizar o tuning tem muito que se lhe diga...quer dizer, não se pode dizer simplesmente que se pode fazer tudo o que se quiser ao carro, havia logo malta a mudar os motores sem mudar os travões, e para ser sincero acho que os autarcas se estão a cagar para isso tudo, se podem meter uma suspensão mais baixa, ou se não passam no ipo por causa do filtro cónico...
Porém, tenho vindo a detectar alguma insistência neste tema...era inevitável que alguém com o cabeçote sob demasiada pressão chegasse aqui e largasse um piston...

Penso também que, se um indivíduo se dá ao trabalho de polir o carro, exibi-lo perante montes de pessoas e até tirar fotos...provavelmente tem orgulho no mesmo certo?
Se assim é, qual é o problema? Deveria saber que existe o risco de alguém gozar com o carro...
Estou certo que se o sr. Português ao volante fosse buscar uma foto de um carro tuning a um site qualquer e dissesse que o carro é lindo, já não apareceria nenhum de vós a falar em direitos de imagem.

Anónimo disse...

:S Tragédia! Escrevi grande texto e não apareçeu...já não vou escrever tudo de novo...
Faço só um resumo pequeno...

Penso que se o sr. Português ao volante fosse buscar uma foto de um carro qualquer a um forum qq, e dissesse que o carro é lindo...já não apareceria nenhum de vós (malta do forum) a falar em direitos de imagem! ou será que iam dizer que o administrador do blog não tem o direito de ir buscar a foto a um site e escrever sobre ela?

Anónimo disse...

Fui ao link do Portugal Tuning que indicaste, e logo na segunda mensagem escaquei-me a rir: há um tipo que diz que devias ser "representan-te" da rodoviária, e a assinatura dele tem um ícone que diz "vamos parar com o assassinato da nossa língua". ROTFL (mas só porque uma pessoa cometeu um erro ortográfico, não significa que seja má pessoa ou esteja errada)

E outro tem um avatar "Street Racing is not a crime"! Hello?! Anybody home? Adorava ouvir os argumentos desse ponto de vista.

Aos tuners: compreendam que a vossa arte é difícil, e que muitos falham miseravelmente. A vossa reputação é de gajos com mau-gosto e perigosos na estrada. Aproveitem todas as oportunidades, como esta, para mostrarem que são inteligentes, civilizados, enfim, pessoas normais. E que têm um pouco de sentido de humor. Uma pessoa que não se consegue rir de si própria não é muito esperta.

Este blog não me diz o que pensar de vocês, é apenas a gozar. Agora as vossas respostas e atitudes têm um peso enorme. Eu dou-vos o benefício da dúvida, mas têm que o merecer.

Anónimo disse...

O pais anda triste com todas as dificuldades que andamos a passar...e é bom ver certas pessoas que conseguem passar por cima deste mau humor instalado e andam felizes e contentes, mas nao se ficam por ai, instalam se em grandes anedotas de 4 rodas para divertir a malta! Nao podemos gozar com eles... temos de mostrar o nosso agradecimento por divertirem a malta toda por onde passam...
Sabemos tambem que existem grandes obras de arte do tuning, em que conseguem performances dignas com melhorias significativas na segurança do veiculo, e mesmo a nivel estetico alguns conseguem melhorar o visual, esses nao se devem sentir insultados... Como disse e bem o amigo Jota são a 3ª a 4ª e alguns da 2ª especie de "tuners" que tem de melhorar, como em tudo na vida se não fores bom serás criticado, se entenderes que estás a ser gozado, problema teu, se quiseres aproveitares as criticas e tentares melhorar, ai acho que fazes a melhor escolha

Anónimo disse...

Boas tardes.
...eu disse que com o meu texto ia deixar a barraca armada!
Uma vez mais insisto que o blog não é meu pelo que, e se o meu texto aqui aparecer só tenho a agradecer o ter expressado a minha opinião!
Deixem-me pois passar a explicar. Eu não sou contra o Tuning! Têm em memória o meu anterior texto? Ora bem. Tendo já visitado inumeros Paises e cidades Estrangeiras posso afirmar-vos que já vi especies dos quatro items anteriormente indicados. Se os há que deviam ser vistos e admirados por muitos, ...outros há infelizmente que deviam ser postos no mais recondido canto de um ferro velho!!!
Posso dizer-vos que sou um admirador de automóveis, no entando os dois carros que possuo, e ainda que pudessem ser "Tuningizados" (inventei uma palavra nova...) não o são. Comprei-os pelas suas linhas originais não tendo qualquer extra ou apendice. Não quero dizer que com isto desaprove o Tuning. Aliás qualquer amante de automóveis gosta de alterações de carroceria, ...desde que sejam bem feitas e com gosto!
...agora algumas aberrações que se vêm!? Francamente!!! Era melhor que com o dinheiro gasto nestras atrocidades comprassem qualquer coisa de util, ou o entregassem a obras de caridade!
Por fim, e no que concerne ao aspecto e inteligencia dos possuidores de tuning... Nada contra. Cordeais, educados, civilizados, têm consciencia do que têm nas mãos. ...Já quanto aos outros, ...pois! Nem vale a pena comentar!!! ...basta ir aos seus "sites" na net.
Um abraço

Torre disse...

Ei, como isto está... Interveio bem o André Modesto (enquanto provedor a tal está obrigado :P), e os outros não detractores do blog também... Não é por ser frequentador do mesmo, mas acredito piamente nas palavras de Voltaire:

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que dizeis, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las"

O que se exerce neste blog, para além do corolário máximo, o humor, é também liberdade de expressão! E quando nos tentarem coartar essa mesma liberdade, contem comigo para a defender, contanto que seja, tal como o "português" o disse, com respeito, quer entre nós, quer pelos valores fundamentais da sociedade em que vivemos... Claro que podem contrapor outros valores, como as ideias de autoritarismo, mas essas vêm denegrir precisamente os valores que hoje nos fazem ser enquanto sociedade... É isso que os senhores do tuning pretendem que volte...? Também não me pareceu.

Ou seja, defendo o direito do tuning ser legislado, aliás, porque isso seria para nós, os "não tuning" (e não anti-tuning, note-se bem) também um meio de garante que tudo o que é feito protegeria todos, quer ao nível da segurança, quer a outros.

Mas não posso deixar de manifestar também a minha concordância com o facto de o "português" dizer aqui no blog o que lhe aprouver, contanto que de acordo com as máximas acima referidas... Acima de tudo, porque não é injúria nem ofensa, é pura e simplesmente... Humor. E aí também me junto à fileira, quem não se sabe rir dele próprio, mal está!

Anónimo disse...

Por detrás de um monitor somos todos muito engraçadinhos não é?

Português ao volante disse...

Yup, xico. E maus! Só que acho que também conto boas anedotas longe dos monitores. É uma qualidade, pá. É bem melhor do que a malta do tuning que invadiu este blogue, que andava com a tensão arterial bem alta.

Piston disse...

Pessoal do tuning e das claques de futebol: a única forma que encontram para fazerem valer os seus pontos de vista é à força.

Anónimo disse...

Boas noites. Cá estou eu novamente...
Acho que muito se diz e escreve neste bloque sobre o pessoal do Tunning. Tal como eu já fiz notar anteriormente, não condeno o tuning. ...infelizmente há é muito Parvo (há que saber dar nome a quem o pede!), Xuning e Azeiteiro que infelizmente se intitula um Tuning sem o ser! Muitos dos que dizem pertencer ao Tuning que escrevem para este bloque, que pelo que diz o p.a.v. nem escrever sabem..., com toda a certeza que não o são. Por isso, e se o p.a.v. me deixar, lançava pois um desafio:
-Honestamente (podem tapar matricula) enviem uma foto do seu carro pessoal transformado (não quero chamar-lhe Tuning, pois pode não o ser...) e o p.a.v. (se tambem ele aceitar o desafio) publica-as para que os que os ofendem possam dizer de sua justiça.
Pelo meu lado posso assegurar-vos que se me surpreenderem com a transformação retiro-vos das categorias de Parvos; Xunings ou Azeiteiros e veemente me inclino pedindo perdão!
...tenho é duvida que honestamente as enviem (falam, falam mas actos e acções, nicles...)
p.s. se for igual ao Honda Civic de um ...tuner (aí que os estou a ofender novamente) intitulado Nigga, já apresentado anteriormente, esqueçam! ...vão cair no ridiculo!!!

Anónimo disse...

Boas ;)

O que me ri com o que vocês têm escrito neste blog LOL
O meu nome é Sandra, tenho 28 anos e sou uma aficionada do tuning LOL
É claro que concordo convosco no que diz respeito à existência de várias "categorias" dentro desta arte, anteriormente já referidas por vós.
No entanto, segundo o meu ponto de vista e segundo o ponto de vista de muitos "tuners", o tuning é algo que tem muito a ver com o gosto pessoal de cada um de nós. O que para nós é belo, para outros pode ser horroroso ou o cúmulo do exagero.
Nada como manter o carro bonito e discreto mas, sobretudo, que tenha algo a ver com o nosso gosto ;)
Ao criticarem, façam-no conscientemente e construtivamente, não critiquem só porque vos apetece.
Todas as nodificações que tenho feito no meu carro são essencialmente para "embelezá-lo" e torná-lo mais seguro (não que não fosse seguro aquando da compra).
O tuning não se refere apenas a colocar um ailleron, a rebaixar o carro ou a colocar umas ópticas XPTO. Quantos de vós já não alteraram as jantes do vosso carro para torná-lo esteticamente mais bonito, ou a alterar o sistema de som, para o melhorar???
Aceito as vossas críticas tal como vocês terão de aceitar a minha opinião sobre o assunto.
Fiquem bem ;)


who's online
eXTReMe Tracker
THE BOBs
Humor blogs
Top Blogs
BloGalaxia
Coches ES

MyFavatar