Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



domingo, 22 de julho de 2007

Circular pelo meio da estrada - a posta sanguínea!





O meu amigo Sardinha, do Na Pele Do Outro, mandou-me a tacada para esta reportagem da RTP1, sobre a fantástica arte de andar pela faixa do meio. Realmente, são belos momentos estes da televisão pública, quando entrevistam os condutores e perguntam-lhes o porquê de irem pelo meio... a cara deles é bonita, mas bem que podemos dissecar este tema, neste laboratório do enxovalhanço.

Vistas bem as contas, é mesmo pelo meio que o português é praticamente obrigado a circular nas auto-estradas deste país! Mas não se pode!... é verdade. É perigoso!... também. Mas qual é a alternativa? Andar pela direita? Na A1? Só se formos daqueles viciados em pura adrenalina! Sempre que faço uma A1, em regra geral, apanho sempre 2 ou 3 sustos por viagem, só de andar a circular na faixa da direita!!

A nossa A1 é uma amálgama horrorosa de troços de 2 faixas e de 3 faixas sem nexo. Salvo as obrigatórias excepções ao pé de Porto e de Lisboa, são raros os troços de 3 faixas com mais de 2km de extensão. Sempre que eu circulo na direita com 3 faixas e a auto-estrada encurta para duas faixas, a minha adrenalina sobe. Em primeiro, há várias ratoeiras como há uma para os lados de Santa Maria da Feira, onde essa transição faz-se numa lomba e curva, fazendo com que de repente nos encontremos fora da faixa! Juntem isso ao fantástico civismo dos outros condutores, que mesmo com a faixa da esquerda livre, não abdicam de dar um espacinho para entrar.

Faixa da esquerda?! Não é recomendável a quem não tenha carro de fino estatuto, como por exemplo um importado da Alemanha com mais de 10 anos! De 10 em 10 minutos, durante uma ultrapassagem, lá se encosta um desses emplastros a mandar-te sinais em código Morse para saires imediatamente dessa faixa elitista. E com razão, pois está no Código da Estrada previsto que essa faixa destina-se exclusivamente para pessoas com dinheiro e que queiram desafiar os Subaru Imprezas pagos por todos nós para um street-racing à portuguesa. Não, obrigado.

Ou seja, em que ficamos? Temos assassinos na faixa da esquerda, e descargas de adrenalina nos curtos troços onde há efectivamente uma faixa da direita. Qual será então a faixa de eleição do tuga pacato que só quer chegar ao destino?! A do meio, é óbvio. Querem mudar o comportamento do português ao volante? Façam auto-estradas decentes! Eu cá ainda vou esforçando-me por circular pela direita, mas se apanho mais algum susto valente por causa do traçado vergonhoso da A1, vou aderir ao lobby do meio e é já!!

29 comentários:

Unknown disse...

Desculpa lá mas neste aspecto estou em completo desacordo contigo. Se quando circulas pela direita apanhas "descargas de adrenalina" por causa dos que não respeitam o artigo 14 do CE então quando não o fazes és igual a todos os outros e passas a ser tu a ser considerado a "besta" que provoca descargas de adrenalina nos outros. Basta circular na faixa da direita com "um olho no burro e outro no cigano" ou seja, ir olhando pelo retrovisor quando vemos que a estrada vai passar a ter menos faixas e conseguimos evitar a maioria dessas descargas de adrenalina.

Jedi Master Atomic disse...

Como é obvio, nas nossas estradas que têm 3 faixas, o transito já costuma ser tanto, que torna praticamente impossivel ficar parado na faixa da direita, sem estarmos de 20 em 20 segundos a ultrapassar, daí o habito instalado de circular na faixa do meio.

Acontece que, quando na mesma estrada, não há transito, o habito já está tão enraizado que o cérebro encaminha naturalmente para a faixa do meio.

Não estou a dizer que é certo, mas sim que é um condicionamento que existe na cabeça das pessoas, incluindo na minha. Ainda agravado por outro, que é o facto de me sentir mais seguro na faixa do meio, pois se houver algum obstaculo eu tenho 2 alternativas para me desviar e nao apenas 1.

andré modesto disse...

"e tinha noção de que era uma infracção que estava a cometer?"
"tinha, tinha, inconscientemente sim..."

Correu mal...diz-se sempre que não. LOL

Luis Sardinha disse...

Nem acredito que escreveste isto! Um homem que não faz outra coisa senão criticar as más práticas nas estradas portuguesas. Venhas agora proteger um dos piores hábitos nas estradas portuguesas! Claramente és mais um a efegar na faixa do meio!! Aquele tipo de gajo que me obriga a passar da faixa da direita para a faixa da esquerda para ultrapassar o menino que vai com o "cerebro desligado" a passear na faixa do meio ou entao a ultrapssar pela direita (qual delas a pior manobra).
As piores situações deste tipo ocorrem mesmo nas estradas com 3 faixas e não com as subidas com uma terceira faixa, essas faixas são feitas de modo a que os carros que ao subir baixam muito a sua velocidade possa ir aí e não limitar demasiado a velocidades das restantes faixas.
Esta mania de se andar faz com que 3 faixas façam o mesmo que 2 com o acréscimo do stress que é ver aves raras a passear na faixa do meio com a faixa da direita.
É certo que há mto a melhorar, mas ao contrário do que dizes, isto é algo que deves de aprender a fazer... ou pensas que só os outros é que fazem mal as coisas?

Ao amigo Jedi Master Atomic, dois conselhos:
1- Experimente conduzir a pensar naquilo que está a fazer, deste modo os precauços diminuem certamente.
2- A faixa da direita é claramente a mais segura que a do meio, se houver algum problema e fizer uma manobra de emergência para a direita ou esquerda o mais provável é levar com outro carro, na faixa da direita normalmente existe uma escapatória.

Jedi Master Atomic disse...

Ao amigo luis sardinha:

"1- Experimente conduzir a pensar naquilo que está a fazer, deste modo os precauços diminuem certamente."

RE: Eu estava a falar de precalços como, por exemplo, uma rabanada de vento forte que atira o carro para outra faixa, um animal que aparece de repente, etc....Não estava a falar de distrações !!!

"2- A faixa da direita é claramente a mais segura que a do meio, se houver algum problema e fizer uma manobra de emergência para a direita ou esquerda o mais provável é levar com outro carro, na faixa da direita normalmente existe uma escapatória."

RE: Eu não me atiro para faixas onde estão outros carros !!!

Luis Sardinha disse...

Jedi master atomic,

1- Ok. Embora esses precauços sejam melhor controlados se tivermos atentos (eu sei de experiência própria)

2- E ainda bem! os outros utentes agradecem, todavia se for na faixa da direita sabe que pela direita nunca vai ninguém, por isso continua a ser melhor...

Luis disse...

Tenho pena de te ver defender esta prática. A justificação que apresentas (o stress quando acaba a 3ª faixa) só acontece por causa dos cromos que insistem em circular na faixa central.

Aliás tenho uma teoria acerca deste assunto: cada condutor português (independentemente da velocidade que circule) divide todos os outros condutores em 2 grupos:

1) os "lesmas" que circulam mais devagar que ele e que ele considera que só atrapalham e que acha que só devem circular na faixa da direita;

2) os "aceleras" que são um perigo e que causam todos os acidentes e que são os que só andam na faixa da esquerda.

Como o condutor em questão não quer ser considerado lesma nem acelera então circula na faixa do meio.

Português ao volante disse...

Esta posta saiu algo deflectida, pois apontou baterias a uma coisa que me revolta há algum tempo que é o horroroso traçado da A1 que provoca comportamentos como este, na minha opinião, e 'ilibando' de certa forma esta atitude estúpida que é ir pelo meio.

Mas é bem verdade que todas as pessoas inconscientes que não sabem conduzir a não ser pelo meio, como se fosse a virtude, merecem ser bem enxovalhadas. Para uma posta futura e exclusiva...

Português ao volante disse...

luis, eu não defendo a prática de circulação pelo meio. Como podia? Está no CE, e está muito bem.
Não quero dar uma de santinho, mas bem que circulo muito tempo pela direita, na AE. Agora, gostava de saber porque é que o tuga vai sempre para o meio... há qualquer coisa no seu subconsciente que gostaria de ver concretizado em linhas. E a tua teoria do lesma e acelera é bem correcta e vai de certa maneira ao que eu digo.

Torre disse...

Quanto ao problema do "centrismo" português, já não é de hoje... Eu circulo sempre que posso na faixa mais à direita, ainda que seja uma faixa de subida... O problema está precisamente em que em muitas dessas faixas, se já repararam bem, o tracejado é bem mais contínuo (ou menos descontínuo, como preferirem) do que nas faixas ditas "normais"... E aí começa o problema; ao distinguir as faixas, ainda que sejam as de subida, o tuga começa a pensar que aquela faixa é para "deficientes", ou camiões... Nã, nã! É mesmo para todos! Os que circulam pelo meio, na sua atitude despodurada de "estou-me a cagar" forçam o que circula pela direita e que quer ultrapassar a dois tipos de manobras; ou ao desesperado direita-centro-esquerda-centro-direita, a la filme de Hollywood, ou então à ultrapassagem pela direita que, em bom rigor, não se considera como tal, atento o disposto no artigo 42.º do CE, que contraria o vertido no 36.º também do CE... Ou seja, se todos circulam pelo meio, devido À intensidade de circulação em tal faixa (artigo 15.º), eu sou obrigado a ultrapassar pela direita... Ou vós, os que circulais nesse nexo do universo chamado faixa dos tansos ou dos lentos, nunca se depararam com uma situação em que circulam a 90/100 e na faixa do meio circulam uma série de outros carros, a 80km/h, que não vos permitem fazer o clássico hollywoodesco direita-centro-esquerda-centro-direita!? Ora aí está preenchido o conceito do artigo 42.º do CE, e por isso, esvaziado o sentido do 36.º, CE... Não é ultrapassagem pela direita, é circulação mais rápida numa via face a outra que está obstruída... Espero que me tenha feito entender...

Anónimo disse...

Mais grave que utilizar a faixa do meio, é faze-lo por exemplo numa autostrada e nao ultrapassar os 70 Kms/h como muitas vezes se ve. Faze-lo a 100 ou 120 Km/h apesar de tudo é menos grave. Como disseste, há trocos na A1, A3, etc em que a circulação passa a 3 vias. Mas o que me irrita mesmo é ver aqueles marmelos que iam na faixa da direita a 70 Kms/h, mas quando passa a tres vias, deixam-se estar na mesma faixa onde iam (ficando na do meio). E depois o que se faz? Um gajo encosta à direita e ultrapassa-o? Comete uma infração. Se o ultrapassar pela esquerda coloca-se em risco, porque vem malta a 140 Km/h ou 160 Km/h. Chamar a atenção ao gajo para se encostar quase nunca resulta, acho que as pessoas estao mesmo convencidas de que nao estao a cometer qualquer infração. E ainda faltou falar nos que, havendo 2, 3 ou mesmo 4 faixas, vao SEMPRE na da esquerda.

MACHADO disse...

Também eu circulo quase sempre na faixa do meio...
Mas ao contrário da condutora, não tenho o hábito de o fazer quando não há transito.
A minha velocidade normal de circulação é de 120 km\h, o permitido por LEI.
Ando quse sempre a esta velocidade apenas porque assim deve ser mas também porque nunca vi carro com tanta sede como o meu, por isso para quê abusar na velocidade.
Sendo o limite de 120km\h, à priori mais ninguém deveria sentir a necessidade de me ultrapassar.

Quanto à perigosidade da direita ela existe sim. Em primeiro temos aqueles indíviduos de marcha super lenta (não é somente a super velocidade que cria acidentes, mas sim a enorme diferença de velocidade entre viaturas), quantas foram são as vezes em que me coloco na faixa da direita e quando vou a ultrapassar o veiculo que circula a 80km/h e vejo-me logo obrigado a fazer reduções de marcha porque vêm completos aceleras nas outras faixas. Depois começas a fazer ultrapassagem e vez sacanas a mandarem-te luzes ou buzinadelas como quem diz espera não vez que venho mais depressa que tu????

Luis Sardinha disse...

uma manobra de ultrapassagem é sempre uma manobra perigosa que obriga ao sujeito que a faz a responsabilidade não "atrapalhar" o ocupante da faixa de rodagem que vamos ocupar, quando os carros vêm no sentido oposto aposto que não os faz travar...
E se iniciar a manobra antes de se encostar ao veiculo da frente não vai precisar de travar até aos 80 Km/h.

Mas achei uma coisa curiosa no seu discurso... Acha-se no direito de não utilizar a faixa da direita porque vai a 120 mas sabe censurar os outros condutores que andam na faixa da direita a 80! A lei diz que a velocidade mínima é de 50, por isso se se acha no direito de criticar os condutores mais lentos não se admire que as pessoas não critiquem a sua forma de condução. Por LEI, eu posso andar a 50Km/h mas o senhor não pode usar abusivamente a faixa do meio...

VDIAS disse...

Não concordo com que se conduza por regra na fila do meio ou esquerda... mas daí ao que tu dizes vai muito...

Ou estás a exagerar muito no que escreves ou então ainda estás muito verdinho na condução...

Amigo, nem 8 nem 80... né?

Luis Sardinha disse...

VDias, (assumi que estavas a falar de mim, se não foi desculpa)

Obviamente que é um exagero! Mas é a LEI (que nós gostamos de invocar quando nos dá jeito) ;)

Acho que neste caso, tal como em tudo o resto nas estradas portuguesas, o que falta mesmo é civismo nas nossas estradas, saber mudar de faixa para facilitar a passagem de outra pessoa, compreender que nem todos gostam de andar a 160 mas que também precisam de ultrapassar outros carros, etc. Acho que os portugueses precisam de perceber que uma estrada não é uma pista e que ultrapassar não dá qualquer prémio...

Ah e em relação à carta, penso que os meus dois meses de carta me permitem dizer que já não sou verdinho a conduzir ;)

n disse...

Sempre que possível, eu circulo pela direita, tenha a estrada 2, 3 ou 4 faixas.

É o que está no Código, e é assim que deve ser.

É frequente haver outros condutores na faixa do meio, e em cada caso "avalio" a situação e se vale a pena atravessar a auto-estrada toda por causa de alguém que, simplesmente, não percebeu alguma coisa no meio das aulas de código que deverá ter tido.

No entanto, a minha reacção mais frequente é, também ela, baseada no Código, que explicita claramente que se uma faixa circular a uma velocidade mais rápida do que outra, tal não é considerado ultrapassagem, e assim não é proibido.

Não o farei, obviamente, se não houver uma berma para onde possa desviar o carro na eventualidade do condutor que circula do meu lado esquerdo se resolver a regressar à faixa onde deveria estar sem olhar para o espelho, mas julgo que é sempre uma situação que deve ser avaliada ou ponderada, nem que seja por meros segundos enquanto nos aproximamos do veículo que circula no meio.

Nesta temática será também relevante destacar o papel das pessoas que entram na auto-estrada "esquecendo-se" que a prioridade não lhes pertence, bem como dos que decidem abrandar e sair sem utilizar a obrigatória sinalização luminosa, que pelo que me parece já há muito deixou de ser um elemento de série na grande maioria dos automóveis.

Português ao volante disse...

Seja como for, espero que estas postas e respostas consciencializem um pouco a malta que vem cá ler os bitaites. Eu, pelo menos, ando mais atento a tais excessos.

Eu procuro a faixa da direita. Acho que todos nós fazemos isso. Espero que quem tenha lido isto, fique com outra mentalidade. E reta-me agradecer a todos vocês que opinaram com grande valor.

Quanto a todos os que mesmo assim insistem em andar pelo meio sem justificação... não perdem pela demora, pois cheira-me que esta posta terá uma sequela.

Knyght disse...

Circular no meio, como ilheu sinceramente fui a unica forma de me sentir bem, já que volta e meia a faixa a direita acaba e abre e acaba e tem as saídas e entradas (bem existe 3 faixas mais pelas saídas e entradas na autoestrada), e depois os caros camiões a circularem, o traço gordo em relação à que separa a outra faixa que dá um efeito de optica que a faixa a direita é mais estreita (não gosto de circular a pisar a linha)... Enfim para mim é assim direita de 50km/h a 110km/h, a do meio dos 110km/h a 130km/h, a partir dos 130km/h via da esquerda... Matem-me mas fazer porto viseu a 120km/h deu-me demasiado sono a 130km/h lolololol

Paulo disse...

um dos grandes males é k qdo a estrada tem duas faixas de rodagem e surge uma 3ª faixa, no fim dessa 3ª faixa, a da direita é k tem k dar prioridade a todos os da esquerda, e por isso o pessoal prefere ir ja na faixa da esquerda, pk senao ninguem deixa entrra na faixa de rodagem, se fosse como em espanha que a da eskerda é k perde prioridade todo o pessoal andava pela direita. pois sabia que seguiria sempre a sua faixa e os "aceleras" que tomassem cuidado, que os outros la iam com a sua calminha.

Anónimo disse...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anónimo disse...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic

Anónimo disse...

...please where can I buy a unicorn?

Anónimo disse...

wedding magic 4.0 crack
blackballer crack
webpictures downloader 1.4 crack
labview 7.0 evaluation crack
worms world party demo crack




acez mp3 wav converter crack
undisker crack serial
microsoft virtual pc crack
perenoel password crack
age of empires crack mac
anydvd 4.5.7.2 serial crack
ultra wmv converter 1.6 keygen
crack of dawn
warez adobe acrobat 7.0
abi coder crack
virtua girl 2 keygen
virtual pc mac download warez
cd labeler deluxe crack
turbocad pro 10.5 crack
mixvibes pro 4.01 crack

Anónimo disse...

El punto de vista competente http://nuevascarreras.com/ cialis E che cosa facciamo senza la tua brillante idee cialis y alcohol dbsrzivqig [url=http://www.mister-wong.es/user/COMPRARCIALIS/comprar-viagra/]cialis online[/url]

Anónimo disse...

[url=http://conservativethoughts.us/wp-content/themes/post/view.php]Cialis soft pills[/url]

Anónimo disse...

audi hid conversion kits full auto airsoft rifles 79 honda xr 250 dirt bike pictures 2.8 block engine ford short lotus palm sync

Anónimo disse...

[url=][/url]

Anónimo disse...

BawQvt [url=http://nba27.webnode.cn]英超直播[/url] XtcDic [url=http://nba28.webnode.cn]新浪NBA直播吧[/url] YupQzl [url=http://nba29.webnode.cn]NBA直播[/url] SctTnv [url=http://nba30.webnode.cn]新浪NBA直播[/url] JvoAhz [url=http://nba31.webnode.cn]天下足球直播[/url] DibRie [url=http://nba32.webnode.cn]新浪体育NBA直播[/url] GmlMxr [url=http://nba33.webnode.cn]英超宝贝[/url] AqeBph [url=http://nba34.webnode.cn]风云足球直播[/url]
FcxZav [url=http://nba35.webnode.cn]NBA直播视频直播[/url] HsjBlg [url=http://nba36.webnode.cn]新浪体育NBA直播[/url] DteEkn [url=http://nba37.webnode.cn]新浪NBA直播吧[/url] OhgDcs [url=http://nba38.webnode.cn]NBA直播[/url] HuqVcv [url=http://nba39.webnode.cn]腾讯NBA直播[/url] YuaUvw [url=http://nba40.webnode.cn]足球直播[/url] ZyvPxm [url=http://nba41.webnode.cn]腾讯NBA直播视频[/url] CiwEyx [url=http://nba421.webnode.cn]NBA直播[/url]

[url=http://tt5252.com/]全讯网[/url]
HhzTfv [url=http://nba115.webnode.cn]新浪NBA直播吧[/url]WrbNaf [url=http://nba12.webnode.cn]NBA直播湖人[/url]JhrUwy [url=http://nba13.webnode.cn]吻球网足球直播[/url]OmdLwe [url=http://nba14.webnode.cn]新浪NBA直播吧[/url]OhzDys [url=http://nba15.webnode.cn]英超积分榜[/url]TqyBji [url=http://nba16.webnode.cn]英超直播[/url]QyeEez [url=http://nba170.webnode.cn]英超积分榜[/url]YueWky [url=http://nba18.webnode.cn]英超赛程表[/url]
[url=http://tt2929.com/]太阳城娱乐城[/url]
IrlPto [url=http://nba197.webnode.cn]英超赛程[/url] OafMxb [url=http://nba20.webnode.cn]天下足球直播[/url] BbyOqv [url=http://nba21.webnode.cn]天下足球直播[/url] OduCxe [url=http://nba22.webnode.cn]NBA直播视频直播[/url] VhtSey [url=http://nba230.webnode.cn]腾讯NBA直播[/url] PliLof [url=http://nba249.webnode.cn]天下足球直播[/url] MzuBea [url=http://nba25.webnode.cn]吻球网足球直播[/url] UtxWug [url=http://nba26.webnode.cn]英超直播[/url]


who's online
eXTReMe Tracker
THE BOBs
Humor blogs
Top Blogs
BloGalaxia
Coches ES

MyFavatar