Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



sexta-feira, 23 de março de 2007

Suckaten estrangeiraischen ist muiten gut!





O Diário Desportivo, numa notícia publicada há uma semana, acabou de despedaçar em mil pedaços uma dos maiores mentiras actuais: os portugueses importam carros usados estrangeiros com pouco uso. Será?

Contas fechadas, a importação de suca... carros usados do estrangeiro em 2006, saldou-se em 43781 unidades. Nesse mesmo ano, em Portugal, venderam-se 194684 automóveis novos, ou seja, são cerca de 22,5% do total! Um em cada 5 carros novos em Portugal é um carro usado do estrangeiro.

Senhor leitor, está chocado com o termo "sucata"? É que há uma questão preocupante: 75% das importações são veículos com mais de 10 anos, na sua grande maioria vindos da Alemanha. Ou seja, 75% de 43781 dá 32836 carros. Dividindo por doze meses, dá a módica quantia de 2736 carros por mês que já podem ir para o centro de abate para se receber 1000 euros de desconto no IA. Sejamos claros: se o Governo incentiva o abate de carros com mais de 10 anos, é porque muitos deles já cheiram a sucata.

Ah, e são 91 sucatas importadas do estrangeiro com mais de 10 anos que são importadas por dia. Escusa de pegar na calculadora. A distribuição por marcas não surpreende: 13771 Mercedes, 9239 Audi, 5844 VW e 4956 BMW. Ou seja, sobram 9971 carros de outras marcas. Porquê estas marcas?! Porque assim o português sobe de estatuto, acha-se superior ao vizinho e até pode circular alegremente na faixa à esquerda da AE, mandando faroladas a todos os carros não-alemães que ousam ir para essa faixa elitista.

Sim, é claro que muitos carros com 10 anos ainda estão para as curvas! Mas porquê este fetiche por carros com mais de 10 anos? Porque é que ter uma carrinha Audi com mais de 10 anos, que custa metade do preço novo de um Clio, é sinal de esperteza? Eu não quero comprar um carro com mais de 10 anos! Para mim, um carro usado é como uma sanita pública: fico sempre desconfiado de quem lá se sentou antes...

4 comentários:

Anónimo disse...

Lamento ter perdido o meu tempo a ler esta m***a, mas prefiro o meu SL55AMG de 2005 importado que um clio novo de 2015 (sim 2015) porque os anteriores a esse ano já são velhos.
E agora pergunto eu: qual a diferença de comprar usado cá ou lá??????
O preço??? Claro, no meu caso a diferença dava para comprar 3 Clios novos.
A qualidade do usado???? Claro, prefiro um carro alemão com 100.000 kilometros na Alemanha que 10.000 em Portugal.
E depois ainda põem nos anúncios de venda de usados “nacional” como se fosse algo de bom.
Ainda me mete nojo a falta de cultura do mísero Portuga que prefere latas novas a CARROS usados.

Português ao volante disse...

Olha o nosso amigo sem-nome!

Lamentas ler a posta toda, mas parece que gostas de vir cá. Sim senhora, tens um SL55AMG importado em 2ª mão da Alemanha? Assumo que quiseste poupar uns trocos...
Já agora, mete GPL nisso, para poupar um pouco mais :)

Pá, eu adocor carros novos. Achas que isso é falta de cultura? Também compras roupa usada, por uma questão de coerência?

Podes elaborar, estou com vontade de te ouvir... Abraços e... eu sei que vais voltar.

Unknown disse...

OLA!
Parabens!
Gostaria de convidalos para participar
do nosso portal www.zigbr.com coloquem
materias ,classificados,coloquem seus links
ficaremos muito felizes com vossa participação obrigado

Anónimo disse...

continuo sem entender o seu problema por bmw , audi , ou mercedes.. (não, não sou o senhor que tem um SL55AMG) e tb n tenho nenhum carro importado . Mas sinceramente.. nem toda a gente pode comprar carros novos.. e acredite, eu tb prefiro um audi com 10 anos a um fiat novo por exemplo . Agora tem algum problema com carros com mais de 10 anos importados?

Só mais uma coisita a "sucata" a que eu chamo classico que esta na foto tam a matricula "KA" o que indica que já mora em Portugal a uns bons anos... tenha cuidado com o seu carro , daqui a nada tb tem 10 anos e ja viu? vai ser mais um Português com ums "sucata2 nas maos... épa que vergonha..


who's online
eXTReMe Tracker
THE BOBs
Humor blogs
Top Blogs
BloGalaxia
Coches ES

MyFavatar