Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



segunda-feira, 26 de março de 2007

Os nossos ministros-poluidores! Olhem para o que eu digo...



Senhoras e Senhores, o
Ministro da Poluição,
Manuel "pé-de-chumbo"
Pinho!


Nem de propósito! Todos nós sabemos (e sentimos na carteira) como os nossos belos governantes andam agora a introduzir "taxas ecológicas" nos novos e fantásticos impostos automóveis. O pretexto é aquela treta do "poluidor-pagador", que referem 3 vezes em média naqueles discursos de banha que acabam com "---melhor para o futuro dos nossos filhos, e para um Portugal mais verde" bla bla...

Pois é, mas o jornal 24 horas fez uma excelente reportagem sobre os nossos ministros-poluidores. O Portugal Diário tem o resto da reportagem, que vou achincalhar mais abaixo. Os resultados são deprimentes, para não dizer pior...

Bem, vamos começar pelo nosso Presidente da República, que conduz uma verdadeira máquina de fabrido de gases CO2: nada mais nada menos do que um BMW 760 Li! Segundo a www.fueleconomy.gov, a máquina faz 18 milhas por galão (cerca de 13L aos 100km, consumo combinado), e lança 325 g/km de CO2!!! Isso representa, anualmente, 10,4 toneladas de CO2 por ano!. Agora sei porque é que o carro do Presidente viaja sempre com outros carros atrás: devem ter tanques de gasolina sobresselentes para alimentar essa máquina sedenta de combustíveis fósseis.

É claro que o bicho é apenas o BMW mais caro à venda, pago do bolso dos contribuintes. O que é mais engraçado, é que foi o Sampaio que o comprou, 1 mês antes de basar de Belém. Coitado, nem teve tempo de acabar a rodagem... mas o que isso interessa? O país está em prosperidade, e os tempos de apertar o cinto já acabaram, não é?

Aqui vai o Top, segundo o Portugal Diário e o 24 horas:

1º O Ministro da Economia, Manuel "Pé-de-chumbo" Pinho, no seu Jaguar S Type 3.0, que emite no mínimo 259g/km de CO2, é o primeiro da lista. Aliás, já nos habituou às suas anormalidades ao volante, sempre com vontade de chegar em primeiro.

2ª O Ministro da Defesa, Nuno "copinho-.de-leite" Severiano Teixeira, com o seu Volvo S60 que pode emitir até 212g/km de CO2, é o segundo da lista.

3º O Ministro (de quê? Alguém sabe quem ele é?) Pedro Silva Pereira, no seu Citroen C5 que emite 190g/km de CO2.

4º O Ministro do Ambiente, Nunes "Ninguém-sabe-quem-ele-é" Correia, com um dos carros mais poluentes do executivo: um Saab 9-3 2.1 TDI, que pode chegar a emitir 189g/km de CO2.

5º O Ministro da Ciência e da Tecnologia, Ma-ma-ma-ri-ri-a-ano Ga-ga-ga-go, com um Volvo V40 do ministro, que emite 184g/km de CO2.

6º O Primeiro Ministro José "Não-aumento-impostos" Sócrates com o seu Peugeot 607 2.2HDI, que emite 170g/km de CO2.

7º O Ministro da Agricultura, Jaime "O Tractor" Silva, tem um BMW que emite 170g/km de CO2.

8º O Ministro das Finanças, Teixeira "ISV" dos Santos, tem um BMW que fica-se pelos 162g/km de CO2.

9º O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira "quase-na-falência" da Silva tem um Renault Laguna e um Peugeot 307, que emitem 175g/km e 155g/km de CO2, respectivamente.

Mas há honrosas excepções:

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, tem um VW Polo, que fica-se pelos 142g/km de CO2.

O Correia "Quero-um-Portugal-livre-de-urgências" de Campos optou por um VW Golf, que anda entre os 140 e os 157 g/km de CO2.

O Ministro da Administração, António "Quéfrô" Costa anda num Smart Fortwo(!), que fica-se entre 112 e 127 g/km de CO2.

A Ministra da Educação, Maria de Lurdes "Odeio-Professores" Rodrigues anda com um Peugeot 206 1.4 HDI, que emite 116g/km de CO2.

Bem, o meu carrito 1.2 emite 140 g/km. Mas não ando muito com ele, porque a gasolina está cara. Se vendessem carros elétricos, eu ia agora mesmo ao stand comprar um. Mas isso fica para outras postas...

Já agora, o Durão "tangas" Barroso, que vai obrigar os carros, em 2012, a emitir até 130 g/km de CO2, anda com um imponente VW Touareg, com uns impressionantes 350 g/km! Ó Manuel Pinho, já ouviste isto?! Tens que fazer melhor, pá!

5 comentários:

Unknown disse...

Olá,
Só uma pequena correcção quanto ao Luís "Safa-o-Mantorras" Amado. Este senhor já não é mais MDN, é agora Ministro dos Negócios Estrangeiros, e também Ministro de Estado.

Cumprimentos,

Português ao volante disse...

get_it, tens toda a razão. Não é o Luís "Safa-o-Mantorras" Amado, mas sim o Nuno "copinho.de-leite" Severiano Teixeira. Obrigado pela correcção.

Leo disse...

Ainda ontem vi dois ministros quaisquer que andam de Toyota Prius e o outro tb... ou será que ela um Civic IMA? nada mau... o Al Gore é que foi esperto qd cá veio... andou de Lexus GS 450h... :P

Rui Vilela disse...

Nem sabia que havia BMW 7XX (ainda por cima, essa traineira, é de fabrico europeu), nem faço a mínima ideia de quanto polui o carro que uso. Talvez esteja no manual. Mas com certeza com a idade, deve poluir mais ainda.

Podíamos andar todos de bicicleta, parece que muitos portugueses usam a bicicleta lá fora, quando cá não sabiam sequer pedalar. Mas depois talvez acabássemos por contribuir para a taxa de mortalidade.

Português ao volante disse...

Rui, quando dizes:

"Podíamos andar todos de bicicleta, parece que muitos portugueses usam a bicicleta lá fora, quando cá não sabiam sequer pedalar."

Vê a posta dos ciclistas


who's online
eXTReMe Tracker
THE BOBs
Humor blogs
Top Blogs
BloGalaxia
Coches ES

MyFavatar