Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



segunda-feira, 5 de março de 2007

Acabou o IA - Imposto Aberrante, viva o ISV - Imposto da Sucata Velha!!!



Importados em 2ª mão... mais tuga que isto, não há!


Este país é um autêntico paraíso para os poluidores. Alguém já multou um suinicultor por causa do rio Lis? Mmm não me pareceu. Pois a partir de Julho, o aborto do Imposto Automóvel (IA), também conhecido por Imposto Aberrante (provavelmente, o único imposto sobre imposto do mundo e arredores), vai dar origem a outro aborto, o Imposto Sobre Veículos (ISV), que eu quero baptizá-lo de Imposto da Sucata Velha!, e que vai revolucionar o mercado de poluentes de Portugal.

Uma das grandes aberrações do novo ISV é continuar a incentivar a importação de carros importados em 2ª mão, ou seja, a sucata velha que os outros países não querem. Segundo o presidente da ANECRA, Ferreira Nunes, "está provado que 75% dos carros importados [em 2ª mão, do estrangeiro para Portugal] têm mais de 10 anos". E mais: essas sucatas com mais de 10 anos continuarão a beneficiar de 80%, repito, 80% de desconto no ISV. Catita, hã?

Em resumo, o ISV está tão preocupadinho com o ambiente, coitadinho, como eu estou preocupado com a côr das cuecas de fio dental que o José Castelo Branco usa nas festas! O ISV penaliza mais um automóvel novo e barato com catalisador e motores eficientes e económicos, ou seja, o automóvel que o português compra para poder trabalhar, enquanto não taxa uma sucata velha construída no tempo da TV a preto e branco, que o outro português normalmente compra para se pavonear.

Ah pois é! Neste país de exibicionistas, um Mercedes com 30 anos a cair de podre e a emitir fumo como uma barraquinha de castanhas quentes, como o aborto que fotografei acima, continua a dar mais status ao dono do que se comprasse um Fiat Punto novinho, bem mais económico e amigo do ambiente. E o ISV até dá uma forcinha.

Mas esperem aí: o que aconteceria se eu quisesse importar uma sucata como à da fotografia? De certeza que um imposto tão verde como o ISV dava-me logo umas chicotadas valentes, logo depois de ligar essa máquina e sair do escape um fumo semelhante a carvão em pó... mas não! Segundo o AutoHoje, "No caso dos imporetados, o Governo permite que o CO2 seja calculado com base no modelo actual da gama equivalente da mesma marca, já que as medições de CO2 nos centros de importação não são conclusivas quanto ao valor real de CO2 de cada viatura".

Ou seja, o Governo não quer considerar a poluição real que este carro com 30 anos faz; prefere considerar a poluição do seu modelo equivalente hoje, ou seja, um Mercedes novo muito mais evoluído e que deve poluir dez vezes menos. Epá, há coisas fantásticas, não há? E viva o novo ISV, o Imposto da Sucata Velha!!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Boas

Não leves a mal!! Mas porque dizes que este Merc import é uma sucata e mais não sei o quê e o Honda a baixo(grande maquina sim senhor) chamas de "classico"???
Estamos um pouco fora de sintonia não?? ou é de mim?

Anónimo disse...

Esqueceste-te do outro imposto sobre imposto cá do burgo, o imposto sobre os combustíveis também é aplicado antes do IVA.

Português ao volante disse...

Boas.

Anónimo, interpretaste mal os posts. este Mercedes é um importado do estrangeiro em 2ª mão, e pela sua idade é claramente uma sucata velha!
O Honda Civic do post anterior não veio do estrangeiro, de certeza. E, quando referia ao clássico, não me estava a referiro de certeza absolutoa ao exemplar aberrante que coloquei, mas sim ao modelo.
Mas continua a filtrar os meus posts, pois herrar é umano :)

Unknown, desconhecia isso. Obrigado pelo apontamento.

Rui Vilela disse...

É por isso que vou emigrar, e comprar um carro na Polónia, custa entre 30% a 40% menos que em Portugal.

Rui Vilela disse...

Esquecime de dar a minha opinião dos condutores polacos. Há uma recente mistura de hiphop com tuning...

Importam todas as sucatas alemãs. Adoram fechos centralizados, e que façam pisca, especialmente o som de aviso. Alarme é essencial (Fecho + alarme). Isto vê-se em Fiat Polski, Seiscento, e Cinquecento :)

Carro do povo: Polonez, e o Polski Fiat

Anónimo disse...

"Anónimo, interpretaste mal os posts. este Mercedes é um importado do estrangeiro em 2ª mão, e pela sua idade é claramente uma sucata velha!
..............
"

Não estava a apontar o erro em relação ao Civic....

Sim a dizer que o Merc pode ser considerado um classico e o Civic um pré classico.... ou já um classico e também importado já que a matricula **-**-JO é de Fevereiro de 1998.

Mas Acho que estas errado quando condenas quem importe um classico, ou mesmo um carro mais antigo ao qual podes chamar chaço, alias fica sabendo que se pode importar um classico e depois adquirir matriculas de época(ou seja da idade do carro) para não se ficar com estas novas, etu nem sabes quais são impor ou não.

Português ao volante disse...

Anónimo,

Esse Mercedes não está em estado para ser considerado um clássico! Está todo podre! Vamos lá a ser justos: é uma sucata!
Se esse Mercedes-Benz 220 (W115) estivesse em condições decentes, bem tratado, sim, que venha. Agora, se fôr lá fora importar um carro com perto de 40 anos podre, a soltar uma fumarada nojenta, alegando que é um clássico, achas bem?

Aprecio um bom clássico, e que venham os belos clássicos. Agora, ou este W115 leva um restauro valente, ou está bom é para a sucata.

Anónimo disse...

"Esse Mercedes não está em estado para ser considerado um clássico! Está todo podre!"

Não penses que todos os carros que se podem considerar classicos estão em condições premium ou mesmo em condições de por vezes se poderem conduzir....para estes ultimos casos (caso do Merc) existem os restauros..... que são feitos por vezes para reverter alguns casos de tuning(caso do nosso Civic).

E sim o civic em questão também é importado visto que o modelo é anterior a 1990!!!!Sim!!! e agora??? qual é o chaço??? o que se pode dizer que já é classico a necessitar de restauro ou o canhão tunado mas pré-classico?????

Não desfazendo do Civic já disse uma bela maquina!!E o Merc sim como esta um grande chaço!!!

Português ao volante disse...

Acho que já perdi o fio ao que te chateia, mas acho que já andamos a berrar a mesma coisa...

Em princípio estavas relutante em engolir que o Mercedes da fotografia era sucata, agora já aceitas. Ponto assente.

Quanto ao Civic da fotografia, é mais um aborto importado em 2ª mão, todo xuninguificado às mãos de um azeiteiro. Se alguma vez falei em clássicos, foi sim ao modelo Honda Civic CRX 2ª geração, e nunca aos exemplares tristes que andam por aí.

Por coerência sim, o modelo Mercedes Benz W115 é um verdadeiro clássico em toda a linha, e um marco para a fábrica de Estugarda. Não é à toa que um desses W115, pertença de um taxista grego, foi para o museu da Mercedes por ter a bonita quantia de 3 milhões de Km, acho eu. Sim, é um clássico, inquestionavelmente.

Agora, os exemplares das minhas fotografias (o W115 e o CRX) são respectivamente uma sucata e um xuning. Ponto final.

JRMoreira | disse...

o meu crx é considerado um pré-clássico??

daqui por 10anos é uma relíquia??
FANTÁSTICO!

só tem um defeito, as bombas d gasolina andam sempre atràs!

Anónimo disse...

"Agora, os exemplares das minhas fotografias (o W115 e o CRX) são respectivamente uma sucata e um xuning. Ponto final."

Se não entendes nem queres entender e continuar a dizer mal por dizer (que parece ser uma das finalidades deste blog) podes continuar!!!
Eu conheço pessoas que compraram "sucatas" como tu tanto gostas de chamar e agora andam com exemplares que fazem inveja a muitos(inclusive estão reconhecidos como classicos!!!!)
Conheço também quem comprou um Celica "xunado" e esta um mimo.
Para tudo isto basta ser coerente(e ter alguns €€€) e amor pelo carro, sim porque o prazer de ter um clssico passa pela sua recuperação......
E não não estou chateado nem irritado!!!
Mas podes ficar com o velocipede.!!!!

Bruno Fehr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Fehr disse...

Antes de blogar devias informar-te um pouco melhor...

"Uma das grandes aberrações do novo ISV é continuar a incentivar a importação de carros importados em 2ª mão, ou seja, a sucata velha que os outros países não querem."

Logicamente a importação é sempre de carros importados, ou não se chamaria importanção! Referir-se a carros importados como sucata velha que outros países não querem é mostrar um total desconhecimento da realidade!

Carros vindos de Italia, Espanha e França, são exactamente como os carros em segunda mão em Portugal, onde um Zé qualquer já lhe tirou 100.000Km e o carro está á venda com 7 anos e só 30.000Km, por outro lado não tewm livro de revisões.

Um carro vindo da Alemanha, que é um país que tem estradas, onde uma estrada como a nossa A1 estaria assinalada como "pavimento em mau estado", os carros não só são acompanhados por livro de revisões feito na marca, como um carro com 150,000Km está tão bom ou melhor como um carro nacional com 70.000.

O facto não é os Alemães não querem sucata velha, simplesmente aqui não se paga qualquer tipo de imposto, o IVA é 19% e podemo-nos dar ao luxo de comprar carros novos de 3 am 3 anos.

Qualquer Portugues fica mais bem servido com um carro importado da Alemanha do que com as sucatas semi-novas á venda em Portugal.


"Segundo o presidente da ANECRA, Ferreira Nunes, "está provado que 75% dos carros importados [em 2ª mão, do estrangeiro para Portugal] têm mais de 10 anos"."

E de quem é a culpa, do governo que impõe impostos? Será que lhe passou pela cabeça que os carros saem da Alemanha a pedido dos Portugueses? Os vendedores na Alemanha não mandam carros á toa para Portugal, mandam sim os que os Portugueses pedem.

Eu exporto para Portugal e posso dizer que nos ultimos 100 automóveis enviados, havia um Mercedes 190d com 17 anos, 12 outros com 7 anos, e todos os outros com entre 1 e 5 anos. Tal como disse, é exportado o que o cliente pede. Se o cliente quer carros com 40 anos, recebe carros com 40 anos. No entanto, desde o modelo, cor, até ao mais pequeno extra, o cliente escolhe!

"E mais: essas sucatas com mais de 10 anos continuarão a beneficiar de 80%, repito, 80% de desconto no ISV"

Correcto, elas vão continua a beneficiar de 80% de desconto no valor total do imposto, mas vão pagar muito mais Imposto devido á taxa de CO2 passar de 10% para 30% e de voltar a aumentar em Janeiro de 2008.

Quanto a um carro com 30 anos ter o imposto calculado de acordo com as emissões de um modelo novo. Isso é falso. Até 2008 as emissões irão ser tabeladas e os carros antigos irão pagar imposto pelo método alternativo, ou seja passam por uma inspecção que inclui teste de emissões. Hoje em dia visto que esses carros não possuem Certificado de Conformidade Europeu, eles são acompanhados por uma ficha técnica feita num centro de inspecções no país de origem.

Porque não refere que os carros com 6 meses irão passar a ter desconto de 10%, isso é uma vantagem do novo imposto. Um carro com 6 meses com baixas emissões de CO2. Por acaso já tentou calcular o ISV para um Smart fourtwo a gasolina? O imposto a pagar é de -77 Euros, exactamente menos, é um valor negativo. Tem 599 cc e 90 g/km CO2. Na verdade, não sei se a pessoa recebe esse 77 euros, não acredito, mas pelo menos não paga.


"O ISV penaliza mais um automóvel novo e barato com catalisador e motores eficientes e económicos, ou seja, o automóvel que o português compra para poder trabalhar, enquanto não taxa uma sucata velha construída no tempo da TV a preto e branco"

Falso, 90% dos carros com mais de 6 anos são penalizados pagando mais ISV do que pagavam de IA, enquanto os carros novos pagam na sua maioria menos ISV do que pagavam de IA, excepto os veículos de grande emissões, como carros exóticos e gamas de luxo.

A ANECRA tem um calculador de ISV que compara esse valor com o antigo IA, onde pode tirar as duvidas do que digo.


"Ah pois é!"

É mesmo, escrever um blog é giro, recorrer á piada fácil também, a parte chata é não fazer o trabalho de casa como deve ser antes de escrever.

Anónimo disse...

olá a todos...sou possuidor de um mercedes w115 ao qual chamas sucata...pois digo-te o meu carro tb ja foi o chamado "sucata" porque estava completamente estragado, recuperei o carro e agora merca presença onde quer que vá! nao devias condenar este grande modelo porque se tu a 30 anos a tras tive-ses um destes nao falavas assim e sinceramente prefiro a minha "sucata" a um simples fiat...e tb aproveito para dizer que quanto ao selo, o meu carro toda a vida pagou selos por poluir etc ,etc ,etc e achas justo voltarem a pagar???ja nao ves estes carros a andarem nas ruas como a 10 anos atras, devia.se ter mais respeito pelos velhinhos.... e sucata velha chamo eu os fiats fords e todos esses carrinhos com prazo de validade porque estes ultimos modelos quando sairam eram grandes evoluçoes e o meu mais uma vez era o chaço, mas agora os chaços sao essas grandes maquinas e o meu carro vala mais do que esses carrinhos...secalhar o fiat que queres comprar daqui por 10 anos ja na passa na inspecçao e tem problemas de todo o tipo e o meu ta impec! a isso sim chamo sucata velha...mercedes w115 é um pedaço de historiA...cumprimentos..luis vaz


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