Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



segunda-feira, 19 de maio de 2008

Prós e Contras - o debate sobre o aumento dos preços dos combustíveis





Não sei se estão a ver a edição de hoje do programa "Prós e Contras". Para mim, é dos raros programas da TV que está directamente vocacionado para os nossos neurónios inteligentes, e só peca por terminar pelas 2 da manhã. Para quem gosta de comparações pelos antípodas, é assim como o contrário da tertúlia cor-de-rosa na SIC.

O tema, como não podia deixar de ser, é a carteliz... aumento dos preços de combustíveis em Portugal. O leque de convidados está mesmo um mimo: José Horta, da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APEP), que ao bom estilo do filme "Thank you for smoking", vai debobinando as cassetes que conhecemos e que todo o lobby petrolífero já nos habituou para manter o fantástico estilo de vida da malta do Dubai, Bahrein e os seus dignatários representantes em Portugal, ou seja, os administradores da Galp & Ca. Do outro lado, Carlos Barbosa, presidente da ACP, no seu estilo a distribuir pancada a todos que não possuem pedalada para ele. Mas também, os seus opositores não estão muito motivados para lhe responder, pois o cart... mercado funciona, a desculpa está lançada, e quando voltarem a casa volta tudo como dantes, talvez com um aumento nos combustíveis no final da semana para celebrar.

Como é normal nos P&C, vai havendo alguns na plateia que vão mandando bitaites; outros mais ao lado, outros na mouche. Pena é não ter ido lá ninguém do Governo, mas claro está que não estão minimamente interessados em fazer nada. Com os preços a subir como o balão da Manuela Bravo e o ISP a entrar nos cofres, não é preciso apressar a investigação em curso para apurar se há cartel nos preços ou não. Talvez quando meio país abastecer-se em Espanha esses tipos se mexam um pouco mais; mas não esperem que Sócrates & Cª façam muito, pois 2009 é que é o ano das promessas. Até lá, teremos gasolina a 1,7 euros, habituem-se à ideia!

Só uma pequena ideia: esta é uma oportunidade de ouro para promover os transportes públicos e mudar hábitos enraizados nos portugueses!! Se mantiverem os preços, compensam o aumento do preço de combustível com mais passageiros. As câmaras e o Governo deviam aproveitar este mal para fazer o bem, e incutir melhores hábitos aos portugueses! Há dinheiro, há motivação, e como entidades reguladoras, possuem o poder para fazer isso, pois lá fora no estrangeiro, as Câmaras Municipais é que mandam nos transportes que podem circular na estrada, e os Governos podem legislar para promover transportes públicos.

Mas como estamos em Portugal, engraçado, só os taxistas (que NÃO SÃO transportes públicos na minha óptica) é que são os únicos a protestar. Quanto aos restantes transportes públicos, vão levar com um aumento de 6% em Julho; quanto à CP, apesar de estarem ao lado desta espiral, obviamente aproveitam e também aumentam os preços! E toca a encolher os ombros e votar nos mesmos, que as eleições são em 2009.

Quanto a mim, eu já possuo planos para no final deste ano ou início do próximo, passar 6 meses em Barcelona, pois não faltam empresas no estrangeiro à procura de pessoas como eu, e há um núcleo em Barcelona bem interessante. E talvez fique por lá. Acho muito bem que o Sócrates ande a aumentar imenso o número de bolsas para doutoramentos, que andam a bater recordes, mas para quê, se depois vamos todos para o resto da Europa trabalhar, onde não há Galp para andar a chular-nos?

5 comentários:

Andre M disse...

Em tudo há um equilibrio, e o equilibrio do preço da gasolina será quando metade da população encostar o carro mesmo porque não consegue pagar a gasosa.
Quando muitos deixarem de ir de carro ao hiper, para o trabalho, ou deixarem de ir passear no domingo, dá-se o tal equilibrio, em que as receitas não serão tão grandes (mesmo com preços elevados)comparativamente a quando mais pessoas andavam mais de carro.

Coiso disse...

Ontem dei ar aos pneus da bicicleta. Hoje vim nela, o carro ficou na garagem.
A partir de agora vai ser assim.

XR disse...

Graças a esta notícia (http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ae.stories/9809&sid=ae.sections/3) encontrei um site que permite localizar postos de combustível onde se praticam preços mais baixos.
A informação é dada por distrito e inclui mapa do Google de cada posto inserido.

É natural que muita gente não se dê ao trabalho de andar de posto em posto a ver preços, mas tendo a hipótese de saber com antecedência onde abastecer ... dá jeito, não ?

Fica aqui o link para a página de pesquisa: http://www.maisgasolina.com/combustivel-mais-barato/

Funciona sobre uma base de dados onde os utilizadores é que providenciam a informação sobre os postos que conhecem e respectivos preços. Por mim, vai ser mais um a adicionar aos favoritos ...

XR
---
P.S. Já agora, P@v, o link para a posta da Cril segura continua destrambelhado ;o)

caditonuno disse...

e vais tu fugir pra nao pagares mais. isso nao se faz!

eda disse...

按摩棒電動按摩棒飛機杯自慰套自慰套情趣內衣
角色扮演情趣,情趣用品跳蛋情趣跳蛋

G點性感丁字褲吊帶襪丁字褲無線跳蛋

衣蝶
情趣按摩棒
潤滑液SM內衣性感內衣自慰器充氣娃娃AV情趣情趣用品


who's online
eXTReMe Tracker
THE BOBs
Humor blogs
Top Blogs
BloGalaxia
Coches ES

MyFavatar