Prós e Contras - o debate sobre o aumento dos preços dos combustíveis
Não sei se estão a ver a edição de hoje do programa "Prós e Contras". Para mim, é dos raros programas da TV que está directamente vocacionado para os nossos neurónios inteligentes, e só peca por terminar pelas 2 da manhã. Para quem gosta de comparações pelos antípodas, é assim como o contrário da tertúlia cor-de-rosa na SIC.
O tema, como não podia deixar de ser, é a
Como é normal nos P&C, vai havendo alguns na plateia que vão mandando bitaites; outros mais ao lado, outros na mouche. Pena é não ter ido lá ninguém do Governo, mas claro está que não estão minimamente interessados em fazer nada. Com os preços a subir como o balão da Manuela Bravo e o ISP a entrar nos cofres, não é preciso apressar a investigação em curso para apurar se há cartel nos preços ou não. Talvez quando meio país abastecer-se em Espanha esses tipos se mexam um pouco mais; mas não esperem que Sócrates & Cª façam muito, pois 2009 é que é o ano das promessas. Até lá, teremos gasolina a 1,7 euros, habituem-se à ideia!
Só uma pequena ideia: esta é uma oportunidade de ouro para promover os transportes públicos e mudar hábitos enraizados nos portugueses!! Se mantiverem os preços, compensam o aumento do preço de combustível com mais passageiros. As câmaras e o Governo deviam aproveitar este mal para fazer o bem, e incutir melhores hábitos aos portugueses! Há dinheiro, há motivação, e como entidades reguladoras, possuem o poder para fazer isso, pois lá fora no estrangeiro, as Câmaras Municipais é que mandam nos transportes que podem circular na estrada, e os Governos podem legislar para promover transportes públicos.
Mas como estamos em Portugal, engraçado, só os taxistas (que NÃO SÃO transportes públicos na minha óptica) é que são os únicos a protestar. Quanto aos restantes transportes públicos, vão levar com um aumento de 6% em Julho; quanto à CP, apesar de estarem ao lado desta espiral, obviamente aproveitam e também aumentam os preços! E toca a encolher os ombros e votar nos mesmos, que as eleições são em 2009.
Quanto a mim, eu já possuo planos para no final deste ano ou início do próximo, passar 6 meses em Barcelona, pois não faltam empresas no estrangeiro à procura de pessoas como eu, e há um núcleo em Barcelona bem interessante. E talvez fique por lá. Acho muito bem que o Sócrates ande a aumentar imenso o número de bolsas para doutoramentos, que andam a bater recordes, mas para quê, se depois vamos todos para o resto da Europa trabalhar, onde não há Galp para andar a chular-nos?
4 comentários:
Em tudo há um equilibrio, e o equilibrio do preço da gasolina será quando metade da população encostar o carro mesmo porque não consegue pagar a gasosa.
Quando muitos deixarem de ir de carro ao hiper, para o trabalho, ou deixarem de ir passear no domingo, dá-se o tal equilibrio, em que as receitas não serão tão grandes (mesmo com preços elevados)comparativamente a quando mais pessoas andavam mais de carro.
Ontem dei ar aos pneus da bicicleta. Hoje vim nela, o carro ficou na garagem.
A partir de agora vai ser assim.
Graças a esta notícia (http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ae.stories/9809&sid=ae.sections/3) encontrei um site que permite localizar postos de combustível onde se praticam preços mais baixos.
A informação é dada por distrito e inclui mapa do Google de cada posto inserido.
É natural que muita gente não se dê ao trabalho de andar de posto em posto a ver preços, mas tendo a hipótese de saber com antecedência onde abastecer ... dá jeito, não ?
Fica aqui o link para a página de pesquisa: http://www.maisgasolina.com/combustivel-mais-barato/
Funciona sobre uma base de dados onde os utilizadores é que providenciam a informação sobre os postos que conhecem e respectivos preços. Por mim, vai ser mais um a adicionar aos favoritos ...
XR
---
P.S. Já agora, P@v, o link para a posta da Cril segura continua destrambelhado ;o)
e vais tu fugir pra nao pagares mais. isso nao se faz!
Enviar um comentário