Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



quarta-feira, 20 de junho de 2007

Os 10 mandamentos do condutor, vatican version!





Ontem, o Vaticano decidiu dar um murro na mesa (não, foi mais uma batida suave, que a ira é um pecado mortal) e decidiu finalmente acabar com as mortes na estrada de todo o planeta, ao emitir os 10 mandamentos do condutor! Esta iniciativa representa uma autêntica revolução, pois como todos nós sabemos, da Igreja vêem sempre directivas mais poderosas do que as resoluções da ONU, e que uma palavra do Ratzinger em pessoa é capaz de até converter um Charles Manson num cordeirinho obediente.

Em Portugal, esta grave lacuna na nossa legislação religiosa tem sido colmatada pelos 10 mandamentos da ACA-M, que diga-se já, são bastante realistas para serem considerados mandamentos... são mais constatações heurísticas. Ora aqui vão os mandamentos, ou não fosse este blogue um antro de divulgação preciosa para todos os automobilistas portugueses... ou não!

Aqui vão eles, retirados daqui:

1) Não matarás... começamos bem, com um plágio descarado dos outros mandamentos! Se calhar, podemos assumir que os outros mandamentos se destinam a todas as pessoas não-condutoras... o que de certa maneira é reconfortante, o que quer dizer que podemos cobiçar a condutora alheia sem problemas de consciência!

2) A estrada seja para ti um instrumento de ligação entre as pessoas, não de morte... Nota-se claramente que o Papa, de Portugal, só conhece Fátima; um saltinho à IP4 com o seu papamóvel é fortemente recomendado por moi je, antes de lançar a versão 2.0 destes mandamentos.

3) Cortesia, correção e prudência para te ajudar a superar os imprevistos... ora, aqui o Vaticano tenta uma aproximação tipo horóscopo. Mais vago, não podia ser. De qualquer maneira, comece já hoje a implementar esta directiva... por favor, diga "Senhor filho da puta" em vez de somente "filho da puta" nos seus insultos diários entre filas de trânsito... fica um passo mais próximo do céu.

4) Ajudar o próximo, principalmente se for vítima de um acidente... acho que o Vaticano anda a fumar umas coisinhas estranhas... então se eu for vítima de acidente, e estiver todo partidinho, ainda sou obrigado a ajudar os outros? Vou a arrastar-me na estrada com os braços fracturados para ajudar o marmelo que só tem um arranhão na testa?

5) Que o automóvel não seja um lugar de dominação e nem lugar de pecado... epá, esta medida é muito má! A tradução simples, para a realidade portuguesa, é: "Acabem com os quecódromos à beira mar!"

6) Convencer os jovens sem licença a não dirigir... acho que o Vaticano bem que podia estender este mandamento para tornar as estradas portuguesas mais seguras... tipo "Convencer os jovens sem licença a não dirigir... bem como o Toy, o Alcino, etc.

7) Dar apoio às famílias que tenham parentes vítimas em acidentes... nada contra. E já agora, como está o caso do GNR que atropelou o Nuno Flores?

8) Reúna-se com a vítima com o motorista agressor em um momento oportuno para que possa viver a experiência libertadora do perdão... realmente, é uma boa dica. Tirem fotografias do acidente, partilhem no Flickr, e depois combinem um jantarzinho e recordem os momentos num álbum de fotografias:
- "Olhe, esta fotografia foi quando o atropelei depois de ter passado o vermelho."
- "Eh pá, que saudades."
- "Olhe, até se vê o seu braço debaixo da roda."
- "Aquilo doeu, mas agora já passou."
- "Olhe, e esta foi quando fiz marcha atrás e acertei-lhe no pé".
- "Deixe lá, acontece a todos. Olhe, vê-se eu a gritar para si, qualquer coisa tipo 'Cabrão'!"
- "Claro. Por isso é que não tirei o carro logo. Veja esta fotografia aqui..."

9) Proteger o mais vulnerável... acho que todos os portugueses cumprem esta directiva à risca. Sim, a auto-estima dos portugueses está bem salvaguardada quando ele entre num carro.

10) Você é o responsável pelos outros... porque raio tenho de ser responsável por todos os picas, xunings, street-racers e azeiteiros nas estradas portuguesas?! Mas que grandes brocas que o Ratzinger anda a fumar!

Acho que prefiro os 10 mandamentos da ACA-M.

2 comentários:

Lestat disse...

nada como sarcasmo e cinismo, bem misturado com humor inteligente para dar à luz algo deste género. parabéns pelo blogue fantástico.

Anónimo disse...

Eh pá, o Vaticano que me desculpe mas enquanto não assinar a escritura da casa vou continuar a cagar de alto e de repuxo para o 5º mandamento.


who's online
eXTReMe Tracker
THE BOBs
Humor blogs
Top Blogs
BloGalaxia
Coches ES

MyFavatar