Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



domingo, 27 de abril de 2008

Car-jacking: os teus dias estão contados, vem aí o Portas!





Ao que parece, o CDS vai apresentar 15 medidas no Parlamento para combater o "carjacking". Como todos nós sabemos, o "carjacking" aumentou cerca de 30% noúltimo ano(!), e só agora é que alguém decidiu tirar o dedo do cú e fazer alguma coisa. Eu cá não estou muito surpreendido com o aumento desta criminalidade, pois é uma criminalidade típica de um país do Terceiro Mundo, e é para lá que efectivamente marchamos a passos largos. Qualquer dia, vamos ver raptos de filhos dos grandes empresários a abrir os noticiários da noite.

Ora, o P@V conseguiu dar uma rápida vista de olhos a estas medidas! Aqui estão, em primeiríssima mão, dez das medidas que vão para discussão na AR:

  • Descontos no IRS com compras de baldes de tinta e de trinchas para fazer riscas à lá Viper em todos os bólides portugueses. É sabido que isso provoca um autêntico ataque de riso a todos os que vêem tais carros, o que é capaz de provocar uns segundos preciosos para que a pessoa possa fugir do atacante, que ironicamente fica com um ataque de risos.
  • Legalizar todo o tipo de xuning. O xuning em catadupa promove a troca de peças originais por outras peças de gosto duvidoso, mas que pelo menos tornam o carro bem menos sedutor para a sua destruição para peças. Não, não haverá desconto para as peças, mas a proposta prevê que as mulatas contratadas para se esfregarem nos carros nas concentrações 'tuning' estejam isentas de pagamento de IVA nos recibos verdes, no primeiro ano.
  • Obrigar os carros alemães importados em 2ª mão a andar com um dístico cor-de-rosa. É sabido que a esmagadora maioria dos carros vítimas de "car-jacking" são alemães, preferencialmente Audis, Mercedes e BMW (aquilo a que a nossa comunicação tipicamente chama de "carros de alta cilindrada", mesmo a um banal 2.0TDI). O problema é que os assaltantes andam sempre à coca dos carros novos, que valem mais, e não da sucata que os alemães não querem. Ora, nada como esses dísticos para avisar os assaltantes que afinal o carro não vale assim tanto. É claro que esta medida pode causar algum constrangimento para quem acha que a marca do carro define o seu estatuto, mas é tudo para salvaguardar a integridade das pessoas.
  • Incentivar o uso de GPL. Quem é o otário que rouba um carro que pode, a qualquer momento, arrebentar no meio da estrada? É por isso mesmo que os centros comerciais proíbem a entrada desses carros nos parques de estacionamento! Sem falar que o carro perde muito do valor sem um depósito de gasolina cheio, que já se atesta com 80 euros!
  • Estabelecer zonas de radares de velocidade mínina! Ora, se as pessoas não pararem, não há "car-jacking"! A culpa, se formos a ver, é das pessoas que circulam devagar ou que estão paradas. Ora, em certas zonas vão ser instalados radares afinados para fotografar e multar todos os carros que circularem a menos de 30km/h. Esta é das medidas favoritas dos políticos: reduz o crime e aumenta receitas!
  • Distribuir gratuitamente desodorizantes nas paragens de autocarro. Assim, acabam-se as desculpas para não se andar de autocarro.
  • Aumentar o número de efectivos da EMEL. Muitos "car-jackings" ocorrem quando as vítimas dirigem-se para os carros estacionados. Ora, com mais batráquios nas ruas, aumentam as hipóteses de o carro levar com um calço amarelo, o que mata logo um potencial assalto à "car-jacking". E até é capaz de melhorar a imagem da EMEL perante as vítimas ilesas, já viram?
  • Obrigar ao uso do colete de segurança, mesmo em situações de "car-jacking"! Uma pessoa é assaltada e é obrigada a sair do carro, só que a lei não prevê que essa pessoa seja obrigada a usar o colete! A nova lei obriga a vítima de "car-jacking" a tirar o colete da mala do carro, e só com ele devidamente colocado é que o roubo se pode consumar. Isto é capaz de roubar uns preciosos segundos ao assalto. (As coimas para ser vítima de "car-jacking" e não ter o colete posto são de 30 euros até 300 euros, com direito a um mês de carta suspensa).
  • Despromover o FC Porto para a Liga Vitalis. Na impossibilidade de conseguir obrigar o FCP a participar numa liga mais decente, tipo Liga Espanhola, há que relegar o FCP para a II divisão, para que haja mais alegria entre os benfiquistas. Ora, se são 60% da população portuguesa, isso quer dizer que 60% dos assaltantes "car-jacking" são benfiquistas. E quem anda a pensar em assaltos, se o SLB até tem uma hipótese real de ganhar o campeonato, se o FCP ficar fora da competição?
    e..
  • Encarecer ainda mais a gasolina e gasóleo! Todo o motivo é bom para aumentar o ISP, e quanto mais caro, menos se anda de carro. Problema resolvido!

  • 6 comentários:

    Jedi Master Atomic disse...

    LOL

    Concordo muito com a ultima medida. Devia-se colocar o preço da gasolina para €10 por litro. Com isto até se acabava com os negocios escuros das garagens.

    Torre disse...

    "(...)e são 60% da população portuguesa, isso quer dizer que 60% dos assaltantes "car-jacking" são benfiquistas"

    Esta é de facto uma estatística boa... Estatisticamente é verdade!!!

    E o facto da gasolina por litro ser barata... Bem como o gasóleo está a começar a ser também... Eu sou sincero, sinto muito peso nos bolsos, tenho que me livrar do dinheiro, e para isso, nada melhor que atestar o meu carrito com 80 Euros!!!

    Anónimo disse...

    pois, eu também estou cravado na pasta, aumentem o preço da 95 s/chumbo pra 3€ que aos domingos vai ser uma festa, estrada deserta.
    Pois eh, nunca mais meti 98 s/chumbo...

    Torre disse...

    ...E aqui está o Português ao Volante e os seus "paineleiros" a fazerem serviço público!!!

    Atentos às nossas postas xde pescada, bem como em particular, às necessidades do povo português, os grupos de petrolíferas decidiram por bem aumentar dois cêntimos na gasolina e três no gasóleo!!! Não é bem tanto quanto pedimos, jedi master atomic, mas ainda assim, a continuar desta forma (89% de aumento do gasóleo desde 2004), vamos no caminho certo!!!

    Bem hajam, companhias petrolíferas, por continuarem a combater o flagelo do dinheiro mal gasto por parte dos portugueses em coisas superfluas, como, por exemplo, crédito da casa, alimentação ou vestuário!

    Anónimo disse...

    Com o Combustivel cada vez mais caro e o carjacking a aumentar... e os benfiquistas a diminuir... o melhor é arranjar um localizador GPS para mim e para o meu carro!!

    www.inosat.com/consumer

    abraços

    Unknown disse...

    Boa tarde,
    Caso pretendam obter mais informações sobre o Carjacking em Portugal, acedam a www.carjacking.com.pt, onde irão encontrar notícias, formas de o evitar, entre outros.


    who's online
    eXTReMe Tracker
    THE BOBs
    Humor blogs
    Top Blogs
    BloGalaxia
    Coches ES

    MyFavatar