Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



quarta-feira, 9 de abril de 2008

Personalização... mas aonde? Alguém me ajude.














O nosso colega caditonuno, autor do blogue 1 Dono de casa, ficou abasbacado enquanto este exemplar "único" de um Corsa de 94 estacionava, e não descansou enquando estas fotografias não eram vilipendiadas neste verdadeiro cyber-pelourinho do condutor português. Realmente, as imagens são dignas de figurar neste cantinho, mas só agora é que me decidi colocá-las. E porquê? Primeiro, porque ando com uma catrafada de trabalho, e felizmente do bom. Segundo, porque este carro é um verdadeiro bocejo! Acho que a minha motivação no subconsciente deve ser mesmo voltar a ler comentários irados, sem pontuação e com uma catrafada de 'k', vociferando juras de morte contra os detractores da Sagrada Religião do Tuning.

Porquê um bocejo? Ora, tuning não devia ser personalização do automóvel aos gostos de cada um? Tipo, se eu sou sado-masoquista, meto umas algemas no retrovisor e um chicote a servir de antena de rádio; se eu sou comunista ferrenho, pinto o carro todo de vermelho, até a borracha dos pneus; se eu sou organista de igreja, coloco 10 tubos de escape, e mudo o colector de escape para tocar o Hino da Alegria enquanto meto velocidades; e assim por diante. Agora, digamos que este Corsa tem tudo aquilo que o "Tuning for dummies" refere no Capítulo 1, mais nada.

Ok, quatro abufadeiras a apontar para cima. Uau. Faróis Norauto transparentes com uma mala sobre-dimensionada e um aileron arredondado; digamos que já sinto o meu maxilar a querer abrir. Adiante: Jantolas banais e um autocolante tribal de lado, saias arregaçadas, matrícula com rebordo prateado, mais um capô sobredimensionado, escovas pára-brisas prateadas e o típico autocolante "Sport", estrategicamente colado para avisar os condutores da frente que se acautelem. Já bocejei duas vezes; mas onde é que está a personalização? Tudo o que referi aqui, já foi colocado às centenas em outros carros, e na maior parte das vezes com gostos bem duvidosos.

Onde é que está a parte de "personalização"? Onde é que entra a parte do gosto pessoal? Apenas estou a ver mais um típico português ao volante que decidiu gastar o subsídio de Natal na Norauto, com os resultados que vemos. Faz lembrar um pouco os "emos", com cortes de cabelo semelhantes, e sempre com a mesma atitude deprimente de "ninguém gosta de mim", "quero que todos morram" etc e tal. Ainda se deculpam por serem adolescentes na idade da parvoeira, mas se querem ser diferentes e destacarem-se dos outros, porque raio querem ser iguais a outros? Olha, mais um, ena, porreiro pá. Que originalidade do catano.

Cada um faz o que entender, e o dono deste Corsa faz o que quiser. Agora, posso questionar com legitimidade esta ideia de "personalização", pois para mim não é. E só para terminar sem me acusarem de só fazer críticas destrutivas, dou-vos um verdadeiro exemplo de personalização automóvel, e de um "tuning" no verdadeiro sentido da palavra: vejam a página deste tipo que tem um Mazda e que queria ter uma consola central. Isto sim, eu metia no meu carro. Agora faróis transparentes, ergh, só se andasse com insónias; estacionava o carro em frente da janela do quarto, e acho que era uma bela alternativa à banal contagem de carneiros...

7 comentários:

Torre disse...

Ainda assim, vai um bocadinho mais longe que o idiota comum: dentro do carro, a consola central e o painel de controlo (velocímetro, etc... não me lembro agora como se chama ao certo!!!) também estão na sua fase de prata! O que apenas poderia intuir alguma luz de neon comprada no LIDL, ou mesmo umas capas de estofo vermelhas ou amarelas, só para condizer...

O nosso problema, como já afirmaste, é que fomos ficando mais exigentes, e tu também, P@V! Não é mau, mas já só o bizarro nos choca, somos já quase como aquele gajo do filme 8mm (com o Nicholas Cage, já tem uns anitos): Se não tiver bizzarias, jantes vermelhas, câmaras por todo o lado, uns dizeres em árabe, côr roxa e azul, uma águia prateada no "capot", um autocolante da penélope, umas saias com neons, e mesmo sendo um Punto 55, tenha um símbolo "a la Mercedes", mas desta feita da Porsche, já não nos satisfazemos...

...

Por acaso, se alguem encontrar o espécime acima descrito, que o envie, sempre realizo as minhas fantasias... LOL!

Anónimo disse...

Acho graça a pessoas como tu P@V.

Na internet, são uns grandes bocas de trapo.
Gostava de te ver chegares ao pé dos donos dos carros, e dizeres essas palavras.

Compras na norauto?
Lol
Alguma vez foste por exemplo a Opel ver que peças têm eles disponiveis?
Cresce e aparece.
Fazias essa modificação que o mazda têm no teu carro? Não me digas que ias colocar fibra no teu SUPERDORIGEM???????

São palavras e pessoas como tu que tornam o mundo da personalização mais forte, e espero que tudo na tua vida corra bem, para poderes ver em primeira mãos os nosso triunfos em relação a pessoas como tu.

Se por acaso soubesse que carro conduzes,podes ter a certeza que o fumo da status, e também serve para fumar os vidros da frente dos outros carros.

Anónimo disse...

As quatro bufadeiras realmente dão um ar "StarWars" a esta maquina poderosa que é o "pikeno" Opel Corsa...
Imaginem o Corsita a cagar-se todo a 160 a mamar oleo e a fumarar-se todo...acontece grande grande despiste...a preciosidade cai ao rio e o radio nas alturas continua a tocar "SMOKE on the Water a fire in the sky..."

Torre disse...

Mas espera: à segunda vista, este não é mesmo um Corsa qualquer! O Caditonuno já tinha dito em tempos (nas suas diversas e insistentes altercações) :P que este Corsa era fibroso!

E assim é: se repararmos, os pára-choques e a carroçaria são um só! Tudo ligadinho com fibra... Cagança este Corsa terá, tal como muita outra malta que vai aparecendo pelo burgo!

Anónimo disse...

Boas noites.
Ora bem, ...barraca armada!
Em primeiro lugar a malta cá do burgo está a ficar mais exigente, pois este tipo de Xuning (Tuning não...) não é muito apelativo ao comentário do "deita abaixo"!
Por acaso na na terra há uma rapariga que tem um Opel Corsa com as mesmas formas exteriores (tampa da mala e motor) mas num horrivel castanho rosado metalizado (tipo cor do Caladril - que tão bem nos lembramos dos nossos tempos de infancia...!). Só as "bufadeiras" é que não são 4 mas apenas uma!!!
Penso pois que, ou é modelo padrão ou foi feito na mesma "oficina"!
enfim..., pela "Xunisse Tuga" merece um 4 (de 0 a 10)!
Agora a segunda parte:
Cá temos mais um acerrimo anti-P@V (Smoke).
Na internet são uns grandes bocas de trapo...!
Penso que lhes deviamos novamente lançar o desafio de criarem uma pagina Pro-Xuning e Pro-Azeiteiro!!!
Falar mal dos outros é facil, deitar abaixo é facil, escrever frases feitas é facil...
Dificil é:
-saber escrever,
-comentar um xuning com arte,
-não dar erros gramaticais,
-contruir textos sem ameaçar,
-escrever sem ser em tom vingativo
...lá voltamos nós ao Saxo Aracnideo. Criticam a pagina mas estão sempre a ve-la (o que é bom...)
Não os vejo falar da insegurança que o Xuning representa!!!
São textos e comentários como este do "smoke" que dão ainda mais força ao anti-xuning para ganhar mais adeptos.
Por ultimo, e como já disse anteriormente, tenho um carro que tem como extra apenas os selos obrigatórios. Tive a possibilidade de escolhe-lo pelas linhas e pelo motor! E tenho grandes amigos com carros alterados quer a nivel de motor quer de carroceria. E tambem discuto com eles sim! O que ponho por escrito digo-lhes frente a frente!
...Chega!?

Anónimo disse...

por acaso já vi piores eheheh este nao é bem bem um Xuning é apenas um Tuning com péssimo gosto...
eu para mim nao queria esse xaruto nem dado... muito menos gastar um tostao nele lol mas ha gostos para tudo

Anónimo disse...

Eu, pessoalmente, só acho que tuning decente são as alterações em automóveis clássicos, pois quem as faz tem o cuidado de se informar acerca dos acessórios da época. Nunca caem, portanto, na azeiteirice nem o carro perde o valor. Em carros actuais, contam-se pelos dedos das mãos os que não foram contagiados pela "fibrose".


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