Queres passar na IPO? Primeiro, entorta a tua direcção...
Não sei se costumam ver a TVI (compreendo perfeitamente quem não o faz), mas no outro dia até que passou uma reportagem bem hilariante, sobre as nossas bem amadas e carinhosas IPOs. Sim eu sei, é um motivo de grande preocupação e acredito que vocês também estão algo preocupados. Mas fiquem calmos, que já já encontrei o controlo remoto, e por isso já posso outra vez mudar de canal sem levantar-me do sofá, e assim posso parar de ver o Jornal Nacional. :)
Bem, mas a notícia é deveras surreal: ao que parece, os possuidores de determinados carros alemães precisam de desalinhar a direcção dos respectivos automóveis para poderem passar na inspecção. Sim, porque se aparecerem lá com a direcção segundo os parâmetros de origem, o carro leva com um verdadeiro chumbo à portuguesa! O que é engraçado é que esta prática é comum e aceite pela malta, que antes da inspecção passa pelo garagista da esquina para entortar a direcção, só para satisfazer os caprichos idiotas de uma IPO sem nexo!
Segundo a reportagem, ainda houve lá um tipo que garantiu que um carro que vá "entortado" segundo os parâmetros aceites pela IPO arrisca-se a ver a vida útil dos seus pneus durarem 10.000km apenas. Ou seja, uma pequena pista que quem está mal são os critérios da IPO, e não os construtores automóveis! Ora vamos lá a ver: entre 1) uma catrafada de engenheiros alemães, bem pagos, bem tratados e capazes de produzir bons carros, e 2) uma cambada de portugueses sem qualificações técnicas mais profundas do que o 12º ano, e com índices claros de práticas de corrupção passiva, em quem é que eu vou confiar em dizer-me qual é a melhor afinação para a direcção do meu carro? Mmmm...
É claro que na IPO ainda ninguém mexeu a ponta de um corno para questionar realmente se os testes realizados à direcção são adequados para os automóveis de hoje. Se calhar, a culpa deve ser lá dos alemães, que devem perceber tanto de carros e de direcções como eu percebo de danças tradicionais bielorussas. E assim vai a IPO em Portugal. Quando o meu carro soprar as 6 velinhas, vai ser um dia muito divertido, aquele que vou passar nessa verdadeira casa de horrores...
Infelizmente, não consigo deixar aqui um link para o vídeo da notícia. Neste aspecto, a SIC e a RTP estão de parabéns, os seus serviços multimédia são bons. Já o da TVI, digamos que está ao nível da qualidade musical das Just Girls... uma m.
13 comentários:
É por essas e por outras que eu fico preocupado quando sei das intenções do (des)governo em avançar com as inspecções aos motociclos...
OK, é verdade que aí anda muita moto que irá ter sérios problemas na inspecção: ele é sem espelhos, ele é sem piscas, ele é com uma abufadeira com um nível sonoro equivalente a um Soloviev D-30KU em full throttle... mas tirando esses "detalhes" (rapidamente contornados socorrendo-se das peças originais que a moto de um amigo cede para a visita ao IPO...), fico curioso com o que raio irão eles "verificar" numa moto...
Senão vejamos só UM detalhe: as suspensões.
Em 99,99% dos automóveis, a suspensão.. bem, "é". Está lá, no sítio, aparafusada ao chassis e a uns triângulos (ou parecido). E funciona. Ou não.
Se funcionar passa.
Se não funcionar não passa.
Em 100% das motos as suspensões são afinaveis pelo menos em 1 parâmetro (pré-carga) e nuns -eu diria- 80% do total serão afináveis em 3 ou mais parâmetros (pré-carga, compressão, distensão, compressão rápida e lenta, etc etc etc...).
Há quem goste de afinar a sua moto "mole". Há quem goste de autênticos "cavalos de pau".
Agora pergunto: como é que vão "vistoriar" isto ?
Será que tenho que andar a contar clicks nos amortecedores da minha moto para a pôr "de origem" para passar numa inspecção ?
É que depois dessa pérola, caro p@v, já nada me espantaria ...
"V"
Bem vindo de volta.
Acho que isso não é bem assim, quero dizer, carro algum precisa de ir com a direcção "empenada" para passar na inspeção. O teste que verifica o alinhamento usando uma "esfera com uma chapa" em cima, uma das rodas da frente do veiculo passa-lhe por cima, e essa tal chapa não se deve mover para nenhum dos lados, se assim for, a direcção está alinhada, parece-me um sistema eficiente, é garantido que este sistema verifica o alinhamento correctamente, podemos agora discutir se é o melhor para fazer curvas ou não, mas é certo que assim se verifica se alguma das rodas esta a fazer força para algum lado.
Espero ter sido explícito
Andre, parece-me que esse "teste" da esfera com chapa em cima deixa passar em claro alguns ...uhm... "detalhes" como sejam "convergência" e "ângulo de caster" ...
Será que os senhores das IPO consultam os manuais dos construtores para saberem os valores correctos para (pelo menos) essas duas variáveis ? É que o relatado pelo P@V parece exactamente uma situação dessas, em que um construtor -por algum motivo- sai dos valores ditos "normais" de convergência/caster e o raio da IPO é "chapa-5" ...
Honestamente não me admirava mesmo nada, pelos testes a que tenho assistido...
"V"
Por acaso já conhecia essa história, e roça de facto os limites do ridículo... Creio que é um modelo em particular, e não todos os da marca. Mas se ele está bem alinhado, porque não reajustar a legislação, ou, pelo menos, elaborar um despacho normativo no sentido de excepcionar esses carros ou modelos do modelo pré definido!? É mais uma daquelas que eu não percebo...
P@V, olha que o teu carro tem que ir aos seis anos, mas também já teve que ir aos quatro, pelo menos, espero eu... É que as coimas dessa brincadeira não são pequenas...
É que se o teu carro é "comprado novo, em 2003", em 2007 tinha que lá ter ido... É aos quatro, aos seis, aos oito, e daí em diante, de ano a ano... Mas se calhar foi só a tua expressão de só aos seis, porque aos quatro, já lá foste e te escapaste!
... É que como o teu carro ainda por cima é dos que explodem volta e meia, a polícia deve andar sempre com vontade de te lixar! E até mesmo porque alguns deles tem possibilidades de ter um primo que até é Xuning...
...cá para mim um carro a GPL é um parente próximo do Xuning, eh, eh, eh!!!
Claro que estou na brincadeira! Pena tenho eu de não poder converter o meu a Diesel para GPL.
De qualquer modo e no que diz respeito aos IPO's (acho que já se falou nisto quando houve uma "posta" sobre um IPO "apanhado" pela Judiciária), continuo a dizer que a classe jornalistica que tanto gosta de fazer noticia do que nada tem de extraordinário - deixando passar em branco e deliberademente esquecendo-se de assuntos importantes... - deveria aparecer nestes centros e tirar uma fotos ao que lá aparece.
- Camiões de transporte de mercadorias de grandes empresas
- Autocarros de passageiros
- Veiculos comerciais
...e os ditos Xunings!
Claro que fotos e artigos de veiculos que ponham em perigo pessoas e bens não vende a noticia.
Por isso talvez seja melhor compactuar com os IPO's pois fotos de um acidente vendem bastante (ainda mais se forem a cores!!!).
Boas.
Torre, no 4º ano o meu carro foi à inspecção ao mesmo tempo que foi fazer a inspecção da instalação do GPL. Foi um 2-em-1, digamos. E na altura implicaram com o linhamento da direcção, mas como não era eu mas o fulano da instalação GPL, provavelmente deixaram-no seguir para não chatear.
Paulo, quanto à inspecção das motos, se se limitarem a medir o barulho de escape e o estado das matrículas, já fazem muito. É claro que, como conhecemos bem as nossas IPOs, eles não se vão ficar por aí, pois o rendimento deles depende dos chumbos que fizerem.
Se há coisa que gosto no GPL, é que é imune a car-jacking. Quem quer roubar um carro que explode?
Boa noite a todos
Estou a participar neste blog pela primeira vez.
A inspecção às motas já existe há muitos anos em Espanha, e se calhar ainda não existe cá porque o investimento não compensa em relação às motas no País.
Bem pelo menos em Lisboa onde os nossos motocilcistas são andam a partir da Primavera.
Sem qualquer pretenciosismo da minha parte eu ando o ano inteiro e apercebo-me disso.
para carros novos ligeiros de passageiros é aos 4 anos e não seis.
ligeiros mistos é 2 anos
Excelentes comentários. Informo, no entanto, que a máquina dos centros IPO que mede a ripagem (não o alinhamento de direcção) se chama ripómetro e limita-se a verificar o desvio relativo entre as duas rodas do mesmo eixo. Em 99% dos casos, o desvio tem a vez com a conjugação incorrecta dos ângulos de direcção. Claro que há excepções. Mas já alguem se deu ao trabalho de verificar se um Mercedes é alinhado com recurso ao equipamento previsto pela marca (inclinómetro) ou se o BMW é alinhado com verificação da altura ao solo, com recurso aos pesos previstos pelo construtor? Não me parece...
Para o autor deste post , primeiro devia de se informar , sobre o que é preciso fazer para se alinhar um carro desses , que vá a um autodata e veja , começa logo no tipo de suspensão que o carro tem, se o deposito vai cheio, no caso do Mercedes , se precisa levar a barra de expansão ( sim uma barra que vai de roda a roda no 1º eixo , como o carro "puxa" atrás as rodas abrem, a barra serve para simular esse movimento , se não fazem isso e metem os valores de fabrica é claro que fica para eles alinhado , mas não está porque alinharam com as rodas na posição incorrecta) e tem carro em que o alinhamento se começa a fazer pelo o 2º eixo.
É mais fácil culpar os centros , do que dizer , "Não tenhos formação e equipamento para alinhar a direcção ao seu carro"
Mas podem ver neste link
http://www.portalmercedes.com/t14189-alinhamento-tecnico-mercedes-benz
O autor do post deve ter algum carro xuning, que grande morcao, fala do que nao sabe, o enginheiro do teclado
O autor do post deve ter algum carro xuning, que grande morcao, fala do que nao sabe, o enginheiro do teclado
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