O fim do Hummer: vai-te embora, que não deixas saudades!
Tenho estado com algum trabalho e não tenho acompanhado de perto as tristes novelas portuguesas. No entanto, e como estava claramente à espera, a malta está a perder mais tempo a falar sobre a decisão da UEFA sobre o FC Porto, do que a decisão da AdC sobre a cartelização de preços dos combustíveis!
Num país onde até se cobra bilhete para se assistir a um treino de futebol e até se esgota a lotação, só posso dizer que temos o que merecemos. "Ah e tal, é o petróleo e coiso" párem de ser assim tão tapados, que os espanhóis também compram petróleo no mesmo sítio, não mexem na carga fiscal do ISP e em 2007 o gasóleo aumentou 2,8% lá, enquanto que em Portugal aumentou 21,6%. Sabendo nós que em Portugal, a refinação de combustíveis é um monopólio, acho que realmente não há nada para concluir, nós somos todos umas bestas pagantes que daqui a pouco vão estar a ver 3 jogos de futebol por dia com cervejas e tremoços ao lado, para esqueçer a ladroagem.
Mas aproveito para um off-topic e registar a notícia da GM, que irá fechar a produção do Hummer. Realmente, alguém iluminado naquela corja de ricaços terá usado o neurónio bom e terá percebido que já não faz falta um carro com motor de 6.0 litros com 325 cavalos, que gasta uma média de 15 milhas por galão (ou aproximadamente 16 litros / 100 km) e que pesa perto de 3 toneladas, no contexto de crise petrolífera actual! Já agora, durante a pesquisa destes valores, fiquei a saber que nos EUA os "carros" com mais de 2.6 toneladas de peso têm direito a... benefícios no IRS! Um político esperto podia usar o mesmo estratagema em Portugal: fazia com que 5% dos gastos anuais em bilhetes para ver futebol tinham direito a reembolso no IRS, e o bacano ficava em São Bento até o Scolari cortar o bigode.
Pois a GM, a empresa que desenhou e produziu o mais promissor carro elétrico dos últimos tempos, o GM EV1, e que assustada pelo tremendo sucesso e baixo custo que este carro oferecia aos seus utentes, não descansou enquanto não recuperou e destruiu todos os seus exemplares para que não restasse memória de tal carro demoníaco, apressou-se a substituír essa memória "má" com a compra e comercialização dos obscenos Hummer, no mesmo ano em que acabou com a frota dos EV-1!!
A parte engraçada é que, com a desactivação da Hummer e com a "forçada" aposta nos carros eléctricos, como o GM Volt, esses proxenetas da GM ainda vão virar-se para nós, com toda a mais pura hipocrisia, referir que "vão apostar em carros mais amigos do ambiente, pois querem salvar o planeta" e baboseiras semelhantes. Claro que querem, assim como deliberadamente congelaram a investigação em carros eléctricos durante 10 anos, mataram um carro inovador porque estava a incomodar os colegas do lobby petrolífero, e também deliberadamente lançaram uma campanha de "macho que é macho anda de Hummer" para instigar todos os americanos com muito dinheiro e ar entre as orelhas a comprar esas bestas execráveis de mais de 3 toneladas, para se sentirem mais potentes sexualmente, e para poderem cagar mais de alto para os restantes condutores.
E como não me apetece andar com paninhos quentes, e já estou habituado aos comentários do "ah e tal, dor de cotovelo, também querias", ilustro a minha ideia precisa do típico comprador de SUVs com esta banda desenhada: não passam de pessoas que sofrem de problemas de afirmação pessoal, problemas de afirmação sexual ou problemas de altura! (ou mais conhecidos respectivamente por carneirinhos, frustrados e minorcas!)
Não sei se já repararam, mas do ponto de vista de um peão que atravessa uma passadeira, um SUV é uma verdadeira sentença de morte para o desgraçado que tiver o azar de levar com um, em vez de um carro normal. Ainda ninguém me conseguiu convencer qual é a utilidade desse tipo de carros a não ser para estimular egos e mostrar o desprezo que a pessoa condutora tem pelo ambiente e pelos restantes utentes das estradas. Mais uma triste cópia do que a América tem do pior.
Quando atravesso uma rua, tenho sempre de me colocar à coca com o palhaço distraído com o telefonema que não podia esperar, ou com a otária que fala para o lado todos os segundos que conduz. Agora com esta febre estúpida de SUVs, tenho de me acautelar duas vezes, senão ainda tenho o azar de levar com uma grelha de um Audi Q7 mesmo em cheio, e de ficar com os quatro anéis tatuados na testa, antes de cair no chão! EuroNCaps e estrelas de protecção de peões e coisa e tal, o português o que quer é que seja grande e vistoso, para o portuguesíssimo "inveja ao vizinho".
Pois bem, foram-se os Hummers e espero que o resto da SUValhada toda vá pelo mesmo caminho, que não faz falta nenhuma: já os carros elétricos, esses, fazem muita falta mesmo. Mas não vos aconselho a esperarem sentados por eles; por este andar, é mais rápido e mais esperto emigrarem para um país com uma consciência ecológica mais desenvolvida do que este país sedento de futebol, do que esperarem que eles sejam importados alegremente para Portugal.
15 comentários:
Eh lecas !!! Este post foi forte e feio....mas EFICAZ !!!
Eu sou um pouco mais optimista. Acho que os carros electricos vão aparecer mais depressa do que se julga no nosso mercado.
Eu gostava que o palhaço do sócrates lesse e comentasse este post. Mas gostava mesmo muito.
Enquanto nao ha carros electricos vou ver se arranjo uma bicicleta electrica que seja fiavel!
Este Homem é um sinhore caragu... Apraz-me ler estes posts...
João QTH Locator: Estarreja sity
Pois bem, obviamente que não nos podemos esqueçer da mentalidade dos americanos, há que entender que por lá é tudo grande e quanto maior melhor! os carros são o reflexo deles próprios, eles sempre tiveram carros grandes, com grandes cilindradas, e pesados! Acerca da tal "crise petrolífera", só na europa, porque na venezuela o litro custa 6 centimos...está bem que é exportador, mas numa crise estão todos mal, e não é isso que vejo, na america o preço do galão continua a ser mais baixo no nosso equivalente em litros. Se vão deixar de fazer hummers não foi por causa de não fazer falta, foi porque já não se vendiam tantos, ou vão fazer um ainda maior.
A respeito dos suvs, não tenho nenhum, mas compreendo quem os tem, alguns sem razão nenhuma aparente, mas há alguns que vivem em locais um bocado isolados, e têm que se deslocar por estradas estragadas e por vezes areais...e essas pessoas podem não querer um jipe, por não gostarem dos aspecto por ex. mas preferirem um suv para esses trajectos.
Farto dos aumentos dos combustíveis?
Ande de bicicleta!
Saiba como em:
http://bicicletanacidade.blogspot.com/
http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/
Cursos de Condução de Bicicleta:
http://www.cenasapedal.com/blog/
pois pois, se não trabalhasse a 20 km de casa até ia de bicla.
15 km do trabalho e fui de bicicleta!!!
Dasse... o problema são as subidas(claro)... mas não é impossivel!
Vai passar a ser o meio de transporte para o trabalho pelo menos 2 dias por semana!
Bicicletas é para quem está a trabalhar perto, para quem não faz nada o dia todo e está sempre sentado,(ou tem um fisico fora do comum) se eu fosse de bike pro trabalho, não conseguia voltar.
Caro amigo, a unica diferença entre a decisão do Porto e a do Cartel é que a do Cartel foi tomada em Portugal e a do Porto foi tomada Fora de portugal. Aqui não há qualquer tipo de pejo em gozar com o povo.
O chineses praticamente só andam de bicicleta e fazem bem mais do que 20 ou 30 km!Claro que são escravos e explorados todos os dias!
Estamos é mal habituados e contra mim falo!
Eu não passo o dia sentado, pelo contrário, trabalho na area das obras e não é obras no papel mas sim NA OBRA!
Há quem pague 50 aerios em ginasios para se cansar a andar de bicicleta de manutenção, pode bem poupar esse dinheiro em ir trabalhar de bicicleta(claro se for possivel)
É uma questão de habito.
à forma fisica ganha-se, não se nasce com ela!!
O português para ir á padaria a 1km de casa pega no carro mesmo estando bom tempo!
Nessas situações é que se poupa MESMO!
Concordo com isso, estou é mal habituado e por causa disso não me parece simpatico ir de bicla pro trabalho.
Bicicleta, claro que sim!
Gostava de vos ver a subir a calçada de carriche todos os dias, aliás bastava do Rossio até ao Saldanha!
Não é difícil, claro que não, quem tiver um duche no trabalho e sítio para deixar a roupa não tem problema nenhum, ao fim de semana faço 70 a 80 km de bicicleta a uma média de 18 km/h e nem em canso muito, mas quando chego a casa tenho a banheira à minha espera!
Mudar de atitude, claro que sim, mas não entremos por utopias!
Quanto aos Americanos, como alguém já disse, os carros são a imagens deles próprios:
Grandes, pesados, hiper consumistas, e quando analisado a suas performances, qualquer carro europeu ou nipónico com menos de metade da cilindrada tem melhores performances!
José Garcia,
Quando quer combinar? Subo com muita frequência do Rossio até ao Saldanha. E se desejar também me pode acompanhar da Pontinha (de casa) até à Expo (consultório onde trabalho). Diga-me qual a sua disponibilidade. Terei todo o gosto em mostrar-lhe que é possível.
Faço-o várias vezes por semana. Será utopia ou realidade?
Diga-me qualquer coisa.
Texto bem construido mas peca por dizer mal so por dizer!!!!!
Entao Um Hummer é muito grande ???? E gasta muito ??? e o que dizer dos carros desportivos, das provas de formula 1, dos carros de alta potencia disfarcados de familiar, dos carros de grande cilindrada do nosso governo... e muitos outros exemplos se poderiam ir buscar. Mas claro agora é "chike" dizer mal do hummer......
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