Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
VW Polo Boeing Edition
O nosso colega Marco Crista estreia-se a partilhar connosco mais um verdadeiro OXNI (Objecto xunga não identificado) das estradas portuguesas. Seguindo a verdadeira tendância do "O meu é maior que o teu", este Polo deve ser um verdadeiro pesadelo para os restantes picas de domingo que queriam aproveitar-se do seu cone de ar, pois este deve estar mais revolto que o cabelo do Marco Paulo nos anos 80.
A pergunta que salta logo à vista é: "Como é que aquilo passa nas inspecções?!" Ora, acho que o dono deve estar mais preocupado é como é que aquilo passa debaixo de certas pontes e viadutos. Um pouco mais alto, e com uma pequena ligação à antena, até apanhava a Rádio Hawaii! O gajo tem que ter cuidado, que aquilo ainda arranca um olho a alguém!
Será que, montado ao contrário, aquilo levanta vôo? Seja como fôr, este típico aspirante a herói lá da rua acabou de elevar a fasquia bem alta nesta competição do "aileron mais largo" desta vasta olimpíadas do mau gosto automóvel.
Até haver alguém que comece a olhar para a tábua de ferro antiga lá de casa, e que ia para o lixo, temos mais um triste recorde para o nosso país.
Tanto quanto sei, há mesmo muitos "utilizadores" que montam os referidos "ailerons" (também conhecidos por "spoilers") ao contrário, precisamente por não terem qualquer conhecimento de aerodinâmica.
ResponderEliminarEntão, amigo Coiso, os spoilers são as tralhas que se metem ao redor do carro, em baixo! Os ailerons são os corta-buentos!
ResponderEliminarE ambos os termos (aileron e spoiler) estão errados :)
ResponderEliminar"Spoiler" vem de "spoil" (verbo to spoil, à letra "desperdiçar" ). São apêndices aerodinamicos montados sobre as asas dos aviões que servem exactamente para "desperdiçar" a capacidade de elevação da asa no momento da aterragem, para facilitar o contacto com os trens de aterragem no chão (e assim facilitar a travagem e contrariar o efeito de solo).
"Aileron" são as superficies de comando montadas nos trailing-edges das asas (na parte de trás, portanto) e servem para controlar o "roll" da aeronave (inclinação lateral).
O termo mais correcto para estes .. uhm... "apêndices" aerodinâmicos montados como o que se vê na foto será exactamente "wing" (asa) :) Já a parte que se monta à volta e em baixo do carro não conheço o termo em inglês, mas em português será "saia" :-)
http://diariodebordo.blogs.motociclismo.pt
"V"
Boas noites.
ResponderEliminarBoa Paulo! Gostei das explicações. Honestamente dou-lhes o nome de "aerofólio traseiro" que em carros sem serem de competição não têm razão de existir tendo apenas um efeito puramente estético! ...o que não é o caso!!!
Aqui neste caso, das duas uma:
-ou o dono anda com a casa às costas aproveita para passar a ferro sempre que apanha um engarrafamento ou então..., é possuidor de um refinado gosto pelo ridiculo!!!
enfim... tenho pena de o pobre Polo não ter sido fotografado de outros angulos! Gostava de ver o que o pessoal do Tuning ir escrever...
jota, essa malta dos fóruns de tuning não teclam em postas com tais carros, preferem assobiar para o lado. Agora, quando meter um exemplar que até aparece lá nas concentrações deles, aí sim, é o debandar das tropas!
ResponderEliminarPaulo, em ingles é "skirt". Não estou a gozar.
ResponderEliminarIsso é o que os ingleses chamam de "olive oil", resultante de "too much free time".
ResponderEliminarO aspecto do carro nem me precocupa, agora o que aquila coisa em cima do tejadilho pode fazer às aves é outra coisa! :-) É um autentico trucidador dos pobres animais voadores! Se fosse mais largo ainda poderia servir para a nidificação de cegonhas! Assim...
ResponderEliminarEstá com medo que o carro fuja de traseira.
ResponderEliminarA malta vai-se rindo com estas parvoices (e é o melhor que fazemos) mas o caso é preocupante.
ResponderEliminarEu imagino o sistema defixação daquela ... aberração !?
É coisa para estar aparafusada à chapa do bólide com uns "potentes" parafusos M5, galvanizados, claro, para não enferrujar, ali da drogaria do "ti jaquim"
O dia que aquilo sair a voar e acertar no desgraçado que vem pacatamente atrás com a família, ou que para se desviar tem um despiste com consequências graves, ou não, é que vai ser o bonito.
Claro que o iluminado que anda com aquilo pendurado no carro, deve ter uns belos "otofalantentes" de 1500W e um "subufer" de 3000W (mesmo que o rádio seja daquele espaço comercial onde "ele é que não é parvo" com 30W por canal) que deve trazer num nível de distorção de fazer partir o mais grosso cristal das Caldas, e nem dá por nada no caso daquilo ficar a meio da viagem.
E perguntaram muito bem, como é que aquilo passa nas inspeções.
Acho que ouvi há dias uma notícia a explicar isso...
Ó José Carlos..., conte lá a noticia que ouviu!
ResponderEliminarÉ que eu estou a pensar aderir ao "Xuning". Aliás..., já começei. Já lá tenho um "tocolante" com o selo do carro e outro com o do seguro. Estou a pensar pôr um com "O meu outro carro é um Porsche!"