quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Esqueceu-se de dizer que ia buscar o jogador do Benfica...



Imagem retirada do sítio da TVI


Sim, eu confesso: eu vejo o telejornal da TVI. Não sei porquê, mas a maneira como apresentam as notícias de uma forma mais demagógica e populista, faz com que a malta tenha uma extra-boost de indignação pelas mafiosidades que andam a acontecer por este Portugal fora. E também porque, por vezes, eles não se coíbem de mostrar verdadeiras pérolas, como a que passaram ontem, e que aqui vou relatar ao detalhe.

A história completa pode ser lida aqui: ao que parece, o jogador Diego Souza está de regresso ao Benfica. Sim, e na reportagem podia-se ver imagens do Aeroporto da Portela, que como é óbvio, será o ponto de chegada do jogador, que vem do Brasil.

Calma, que já chego lá. Não, não ando a comer cogumelos manhosos, que apressados! Já leram a última parte da notícia? cito, «O carro do funcionário do Benfica que o foi buscar ao aeroporto ficou bloqueado pelas forças de segurança.» E o pobre Honda Jazz teve direito a aparecer na TVI, com o respectivo sapatinho amarelo na roda, o autocolante de Feliz Ano Novo no vidro, a rematar a reportagem! Foi nessa altura que já estava agarrado ao estômago, de tanto rir. Por onde hei-de começar?

Em primeiro lugar, todos nós sabemos que o SL Benfica é uma instituição de vacas sagradas, e que possui protocolos secretos com a ex-DGV/ANSR. Só assim se explica como o Luisão, com taxa criminosa de álcool no sangue, se safou sem nada, e o Mantorras teve o Ministro a safá-lo de levar uma grande castanhada por conduzir sem carta legal! Ou seja, o funcionário esqueceu-se de puxar dos galões benfiquistas, e alegando a imunidade típica concedida a um país futebolo-dependente. Se tivesse dito ao segurança que ia buscar o novo reforço do Benfica, até saía da Portela com direito a escolta e batedores de mota!

Assumindo estão que o tal funcionário é lorpa ou fresquinho, e ainda não sabe dessa cláusula secreta no contrato SLB e ex-DGV/ANSR, olha-me que raio, cusatava-lhe muito meter o raio do carro no parque subterrâneo?! Eu meto lá sempre que preciso, como qualquer português que se preze! É por isso que é chamado de... parque... de... ESTACIONAMENTO!!

É que é preciso ser mesmo muito toino para andar a poupar um euro e tal, e agora paga 30 euros de multa mais 30 euros para descalçar o sapatinho (isto claro, não é bem verdade; um telefonema da Luz para o director da Esquadra, que até é sócio do Glorioso, e fica tudo resolvido com dois bilhetes para o Benfica-Arrifanense entre júniores.)

É Portugal, e está tudo dito. O que vale é que dá para rir. Pelo sim pelo não, alguém do SLB sabe-me dizer se o kit sócio do Benfica garante imunidade no estacionamento?

19 comentários:

  1. Então você estaciona o seu GPL debaixo da terra?

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  2. Sim. Piston, lê o que escrevi em

    portuguesesaovolante.blogspot.com/
    2007/10/estacionamentos-especiais-
    para-mulheres.html.

    Segundo, tenho um dístico magnético, tiro quando quero.
    Não te esqueças que somos o único país com legislação tão obsoleta e parva em vigor! E, já agora, quantos carros a GPL já viste/ouviste a lançar gases e a explodir?

    Podes chibar-me se quiseres, mas não há nada mais absurdo do que essa obrigação. Já vi carros diesel bem mais poluidores e lesivos para a saúde humana, num parque de estacionamento subterrãneo, e esses não andam com autocolante!

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  3. É bem.

    Tu que deves estar mais por dentro disso, diz-me lá qual é a justificação para que se proiba o estacionamento subterrâneo em Portugal enquanto que, em outros países, é totalmente permitido.

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  4. Então mas o Benfica anda tão mal de finanças que manda um funcionário buscar um jogador num Honda Jazz? ...vai daí que até deve ser o carro particular do "homenzinho"...!
    Ora cá temos mais um caso em que a nosso Policia fez cumprir a lei e mais um caso sensacionalista da imcompetente classe jornalistica...
    Quando se mostra um prevaricador como vitima algo vai mal nesta nosso burgo!!!

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  5. Piston, a lei do dístico remonta a 1991, onde fazia sentido dadas as características dos primeiros kits GPL. Passados 17 anos, estes evoluíram muito mesmo, a ponto de serem mais seguros que o próprio depósito original do carro!

    Deixa-me só referir-te que o depósito de GPL tem válvulas de segurança e uma espessura bem maior do que as botijas que usamos em casa. Comparado com estas, admira como as pessoas não tem medo da botija de casa. Como tal, já é completamente injustificado o dístico, e num país decente, já devia ter sido revogada a lei, tal como os restantes países já o fizeram.

    Piston e Jedi, leiam isto;
    "tudo o que queria saber sobre GPL"

    http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=14594

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  6. PaV,

    Não me expliquei bem, talvez.
    Eu não queria que me desses informações sobre o GPL, porque para isso posso ir ao google.

    Eu quero é que tu, como utilizador já com alguma experiencia me digas quais são as maiores dificuldades que sentes por usar GPL a nível pratico.

    Tipo, se consegues arranjar bombas de combustivel com facilidade, mesmo nas "terrinhas", se nunca ninguem te chateou por estacionares em parques subterraneos (mesmo sem o distico o barulho do motor é bem diferente e um segurança treinado percebe logo)...etc...

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  7. ok:

    - "arranjar bombas de combustivel com facilidade"

    Em zonas urbanas, sim. Na grande Lx, há muitas. No www.autogas.co.pt, está lá um roteiro com todos os postos a GPL, com pin no maps google, ficheiro kml do Google Earth, e até preços actualizados.
    No sítio da Galp, tem lá os postos deles com GPL. No da Repsol, também podes procurar por postos com GPLAuto. No interior é que rareiam mais um pouco, paciência, andas a gasolina.

    - "nunca ninguem te chateou por estacionares em parques subterraneos (mesmo sem o distico o barulho do motor é bem diferente e um segurança treinado percebe logo)...etc..."

    Aí é que te enganas. O barulho é exactamente o mesmo, a potência praticamente a mesma! Para carros com injecção directa, os kits sequenciais de GPL só têm um acrescento de 10% mais de combustível, mas de barulho e de potência, tu não consegues notar a diferença.

    Digo-te, a única diferença é ires ao posto de combustível e encheres o depósito por 23 euros, que dá para 550km. Essa é a única diferença.

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  8. Hmmm....ok !!! Mas eu já notei varias vezes carros a GPL antes de ver o distico. Será por usarem kits de menor qualidade???

    Sei que um kit de jeito no minimo será €1500.

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  9. Jedi, depende do motor do carro. Se for a carburador, o Kit tem de ser aspirado; é algo antigo, pouco gastador, e afinado à mão, mas é barato.
    Se o motor é recente (injecção directa), o kit é sequencial, mais caro, mas tem centralina. Não és tu que decides o tipo de kit a meter, é o tipo de motor que tens.

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  10. Boas tardes,
    Pelo pouco que entendo do GPL quer-me paracer que só dá para motores a Gasolina, ...infelizmente não dá para Gasóleo.
    E agora duas perguntas:
    - Sendo um combustivel mais limpo (pelo que se diz) é menos poluente que o Gasoleo e a Gasolina (já com filtros de particulas incluidos) a nivel de CO2?
    - A durabilidade dos motores com GPL é igual aos que utilizam gasolina; maior ou menor?

    Eu sei que pouco ou nada tem que ver com o assunto do Benfica mas...

    Um abraço

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  11. "dá para motores a Gasolina, infelizmente não dá para Gasóleo."

    http://www.go-lpg.co.uk/diesel.html
    resumindo:
    É possível? É.
    É boa ideia? Não.

    Sim, é mais limpo na combustão, e emite menos CO2 dos três tipos de combustível por litro (entre gás, gasóleo e gasolina). Nota que isto é por litro, é uma relação química estequiométrica simples; não é por quilómetro!

    A durabilidade dos motores com GPL, na teoria, deverá ser muito ligeiramente melhor, pois a combustão é mais limpa. Mas há que ter cuidado com certas válvulas macias usadas em certos carros, como alguns Honda.

    Passa pelo autogas.co.pt, tens lá muitas destas perguntas já respondidas.

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  12. Pois mas, as válvulas do cabeçote são capazes de ser menos lubrificadas a usar gás, em comparação com a gasolina, mais gordurosa.
    Mas isto sou só eu, e acho que os motores foram criados para queimar gasolina, agora se queima gás...pelo que li há pessoal que ja teve problemas em valvulas.

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  13. No post do GPL, há só um comentário...

    Aqui...

    AH, GANDA BENFICA!!! Todo o povo fala de ti :D

    Mas como o tema aqueceu, é sempre bom falar dele... Até porque pensei há um tempo adquirir um carro (Vectra 1.8), mas não o fiz porque não sou administrador da GALP (Ou Administrador de qualquer outra empresa pública, que com o que ganham...)

    Ainda ponderei a hipótese do GPL, mas o custo do kit, e essa questão das válvlas que o André disse em cima é que me deixaram de pé atrás... Já ouvi falar desse dito "flashlube", lubrificante, mas ainda assim, comprei um fumarento (gasóleo), em vez de um flatulento! (GPL)

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  14. A questão da segurança, nem vale a pena falar nela, há carros a GPL que incendeiam, e não explode a botija, sequer... Quem me contou isto foi um bombeiro que teve que acorrer a um incêndio de um carro com GPL (PÂNICO NAS HOSTES: "Estás a ver!? Incendeiam!" - Claro... Mas não mais que os outros, DAH!) :P

    Já os a gasolina, é chegar-lhes um fósforo à zona da injecção, e vêm o resultado! Infelizmente falo por experiência própria, não por lhe chegar um fósforo :D , mas por um curto-circuito... Ardeu e bem! ... E por isso também a razão do meu dilema, na minha posta anterior

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  15. Era GPL o carro, por isso não foi para o subterrâneo!!! LoLoL

    Fora de brincadeiras, e sobre o GPL, é bem verdade que os actuais sistemas GPL são mais seguros que a gasolina. Só não se muda a lei para retirar a obrigatoriedade do dístico pq muita gente mudaria para GPL e o estado deixaria de ganhar os milhões que recebe da gasolina e diesel... É simples.

    Dísticos magnéticos é o que mais há. Há por aí muito carro a gás sem nada.

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  16. Para o andre modesto:
    "Pois mas, as válvulas do cabeçote são capazes de ser menos lubrificadas a usar gás, em comparação com a gasolina, mais gordurosa."
    Sim, é verdade, o G.P.L. não lubrifica como a gasolina. É por isso que de vez em quando, é necessário fazer alguns Km com o carro em "modo" gasolina para evitar que isso aconteça. Mas são "inconvenientes" insignificantes, comparados com os benefícios. Eu meto €22 GPL e faço 480Km num carro 1400cc monoponto ;-)

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