O presidente da ANSR já faz rir a malta!
Alguém sabe quem é o presidente da ANSR, a nova Autoridade que veio substituir a defunta DGV?! chama-se Paulo Marques, e pelos vistos já dá entrevistas. Ena.
Bem, como é normal, após um verão com porradas de notícias de mortes nas estradas, fui analisar as estatísticas actuais, que se cifram em 551 mortos desde o início do ano! Está aqui os números e a entrevista do Paulo Marques. Estes valores são iguais aos do ano passado, como atesta esta notícia da TSF, intitulada "Sinistralidade sem sinais de abrandamento". O que é que o Paulinho acha disto?! Simplesmente, considerou hoje «um bom resultado» se Portugal conseguir manter este ano os mesmos níveis de sinistralidade de 2006. Bem, como presidente da instituição que tem a competência para a prevenção rodoviária portuguesa, isto é mega-preocupante e aterrador que um fulano pense assim, não acham?
Mas quem é o verdadeiro culpado?! Segundo Carlos Barbosa, presidente do ACP, «Nos últimos tempos a tendência era para baixar, mas desde a passagem de António Costa pelo ministério da Administração Interna foram suspensas todas as acções de prevenção rodoviária em Portugal. Estamos a ter o primeiro resultado. De certo modo o presidente da Câmara de Lisboa é moralmente responsável». E eu sublinho por baixo.
Pois é, António Costa é o principal responsável por uma política desastrosa, que fez cortes monstruosos na prevenção, como se tratasse de dinheiro deitado ao lixo, gastando-o em radares mais eficazes. Esta bela política de repressão e caça à multa, em vez de prevenção e segurança dá os seus frutos, senhor ministro/salta-pocinhas António costa: número de mortes e feridos a manter ou em vias de AUMENTAR, mas as receitas de multas a DUPLICAR e a TRIPLICAR!
Já deu para ver que o Paulo Marques é mais um pau mandado e tenrinho no assunto, pois devia era estar chocado e escandalizado por Portugal andar há cerca de 2 anos sem nenhuma prevenção rodoviária portuguesa, e com tendências a piorar! Em vez disto, o pobrezinho diz que «a mudanças estruturais nesta área e à própria evolução do país, que tem hoje melhores estradas e veículos, e ainda a maior civismo dos automobilistas.», mostrando um total desconhecimento da realidade portuguesa!! É o que dá andar sempre com chaufer, no banco de trás de um carro do Estado.
Melhores estradas? Mais civismo? Hã? Se há razão para os sinistros não terem aumentado exponencialmente, senhor presidente da ANSR, é pelo facto de haver cada vez menos portugueses a andar nas estradas, por causa do preço absurdo dos combustíveis! Podia ao menos disfarçar um pouco e fazer o trabalho de casa, para não mostrar claramente que é mais uma marioneta no tachinho do que uma pessoa com competências! Veja se acorda para a realidade e faça alguma coisa decente, homem!
3 comentários:
Além da condução sob-efeito de alcool não deveriam ser feitos exames rigorosos para verificar a condição dos condutores. Existem pessoas que não veêm nadinha à frente dos olhos, quem é que o incompetente que deixa uma pessoa andar na estrada a conduzir sem uma capacidade visual boa?
Eu subscrevo na íntegra o comentário de cima... Os exames médicos para a obtenção de carta de condução... Já alguém fez um? LOL! Só se for hoje em dia!!! E, ao mesmo tempo, as renovações de carta, só são recusadas a casos mesmo extremos, quando não o deveria ser assim. Compreendo que a falta de carta de condução para alguns idosos iria conduzir à exclusão sócio-cultural dos mesmos (atendendo a casos que eu conheço, nomeadamente, nos meios rurais, dada a inexistência de transportes públicos), mas serem causadores das mortes mais estúpidas, como as dos sentidos contrários, não é certamente a melhor solução!!!
Acrescem a estes factos as situações de condução ilegal (sem carta) existentes no nosso país: Muito embora seja considerado um crime, certo é que de nada resolve atribuir multas e penas de prisão suspensas ou mesmo prisões efectivas (que apenas são, sliente-se, aplicadas em casos muito excepcionais, como por exemplo, a reincidência) aos arguidos desses processos; mais tarde ou mais cedo, reincidem, por comodidade e pelo espírito português de "a mim não me (volta a) acontece(r)".
Mais útil, ao invés de atribuir multas atrás de multas a essas pessoas, não seria, por exemplo, a adopção de ume medida de injunção (como no caso Luisão, ou é só para os famosos que elas existem?) ou similar que compelisse tal pessoa a tirar a carta!? Ganhariamos um novo encartado, ao invés de uns meses depois um novo processo para atafulhar (ainda mais) os tribunais e, eventualmente, porque esta pessoa esteve envolvida num acidente mortal... Só uma opinião...
SÓ POSSO PERGUNTAR, PORQUÊ? ELE É PALHAÇO?
PARECE QUE ALGUNS ANOS DEPOIS A POLITICA PARA REDUZIR A SINISTRALIDADE EM PORTUGAL É BEM EVIDENTE, COIMAS E MAIS COIMAS, AGORA ATÉ JÁ VAMOS NA COIMA DIRETA, , CHAMAOS A ISTO EVOLUÇÃO.
RESOLUÇÃO PARAGMÁTICA DO PROBLEMA REAL, TÁ QUIETEO,K NINGUÉM SABE COMO, TANTOS CAROLAS, TANTAS CABEÇAS PENSANTES E SOLUÇÃO ZERO, O QUE INTERESSA É ENCHER OS COFRES.
OS MEUS PÊSAMES PARA ESTE PAÍS.
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