sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Ó Sargento Tavares, copia-me o porpóinte, que eu quero lavrar o auto!





Esta nossa GNR é um poço de gargalhadas, patrocinado pelo caos que reina nas instituições deste País! E o que temos de fazer em relação a isto é: ou rir, ou emigrar. Segundo o Correio da Manhã, a nossa querida GNR anda a usar software ilegal no desempenho do seu trabalho. Mas tenham calma, que isto vai melhorar! Ora reparem neste enredo, digno de Bollywood (sim, com B):

Ao que parece, em acidentes de alguma gravidade (com vítimas), a maioria das polícias europeias elabora os respectivos croquis desses acidentes recorrendo a software especializado, o Smart Sketch, que permite o rigor necessário para apurar responsabilidades. Até aqui nada de novo, até porque a nossa GNRzita até recebe a dita formação para trabalhar com esse programa.

Agora, quando saem da formação e vão finalmente apanhar prevaricadores na estrada, não há licenças de software para ninguém!. Ou seja, a GNR já o pediu, mas ninguém o comprou até agora. Citando o Correio da Manhã (esta frase é tão deliciosa), " os oficiais da instituição foram a Espanha receber formação com a Guarda Civil e trouxeram o programa. " Mas que fabulosa missão, esta: foram a Espanha trazer um CD para começar a pirataria! Mais valia pedirem a um chavalito qualquer para ir ao eMule, mas enfim... caramelos e tal...

Continuando a citar o CM, o major Lourenço Silva, do Comando-Geral da BT-GNR, os militares têm ordens claras neste domínio: “O que está autorizado é que o croqui seja feito à mão, ou no computador em PowerPoint”. E aqui, perdoem-me, mas não acredito que ele disse isso! Um major, depois de anos na GNR, nunca poderia ter dito isso, mas sim algo: "O que está estipulado e lacrado nas normas vigentes da actual instituição é que o dito esquema especializado e elaborado, mais conhecido por croqui, seja efectivado com recurso ao desenho avançado elaborado por técnicas manuais autorizadas da BT, ou em alternativa, recorrendo a outro programa especializado de desenho automático assistido por computador, o póerpónte". Claramente, que foi uma tradução do jornalista.

Não há software nem computadores, e os nossos GNRs "recorrem aos seus próprios computadores e às cópias piradas dos softwares para cumprirem os prazos dados para a conclusão dos inquéritos.". Ou seja, não há dinheiro para ferramentas de trabalho, mas os resultados, esses, devem estar prontos! O cromo do major ainda tem o desplante de dizer: “Se estão a usar programas não autorizados, estão a fazê-lo por sua conta e risco”, como se não fosse tudo isto da responsabilidade da BT.

Para quando a inspecção da ASSOFT? Ah, verdade, esses tipos só andam atrás de Microsofts de empresas públicas, para a GNR dá-se o devido desconto. E a ASAE anda ocupada atrás dos restaurantes sem extractores de fumo, claro está... Estou mesmo a ver a nossa BT a adoptar o MS Paint para acabar com esta aberração! E assim vai o nosso país... quando tiver um acidente grave, pelos vistos vou ficar dependente da arte e da destreza do sôr agente Silva, que dá uns toques com o Powerpoint, e que até sabe meter texto dentro das bolinhas e dos quadradinhos!

Agora já percebo porque preferem ficar atrás dos arbustos com o radar calibrado para os 81km/h... não sabem mexer com o computador...

9 comentários:

  1. Ai que moca!

    Com que autoridade é que o Estado, pessoa de bem e em nome da Santa Inquisição da ASAE, fiscaliza seja o que for, se com a conivência dos seus órgãos militarizados se usam cópias pirata de software... Ah, pois, não é a Microsoft... Por isso, nada interfere no SIMPLEX!

    ...E o pormenor de ser o Sargento Saraiva a assinar o croqui, na imagem, está uma delícia! Estou a ver que és da geração Abandamecos... Qaundo os Gato Fedorento eram uns meninos... E à beira dos primeiros, ainda o são!

    ResponderEliminar
  2. Não é que queira fazer concorrência, mas esta coisa apareceu-me por perto e não resisti...http://kruzeskanhoto.blogspot.com/2008/02/ratombil.html

    ResponderEliminar
  3. Boas noites.
    3 assuntos:
    1º e relacionado com a posta:
    Cá para mim a própria GNR foi buscar o softwear a algum cigano que anda a vende-los nas feiras e mercados ...deve ter sido apreendido!
    2º mais um que anda num blogue de outros a fazer publicidade ao seu.
    ...coisa feia este tipo de publicidade gratis!!!
    3º dei-me ao trabalho de ir ver o tal blogue (gosto de andar informado, sei lá...!). O tal "ratomobil" como lhe chamam não é nada mais nada menos que um veiculo comercial com a publicidade da empresa! "Truli Nolen".
    Agora um pouco de história:
    É uma empresa de origem americana (Florida) no control de pragas (insectos e roedores) com grande numero de "Franchises" espalhados pelo mundo inteiro. Não sei a data de origem da empresa mas os veiculos remontam aos anos 20.
    Mais informações e imagens dos carros em:
    http://www.trulynolen.com/Corporate/mouse_car.asp
    ...se calhar é por andar informado que não chamo a este Opel Corsa, "ratomobile"...

    ResponderEliminar
  4. Vá, Jota, calma que para andar a pisar os calos dos outros estou cá eu. O Kruzes Kanhoto é um colega bloguista do qual já interagi na altura em que este blogue estava a dar os primeiros passos. Ele deve ter um ou outro comentário meu lá, e que me lembre, já lá tem fotografias de portugueses ao volante desavergonhados desde 2006... :)

    Por acaso também não sabia desses ratomóveis, mas claro que só podia ser de uma empresa... se não fosse, acredira, EU estava a tratar do assunto!

    ResponderEliminar
  5. É o descalabro total!
    Pirataria na Policia!
    Fecha-se os olhos pois assim poupa-se muito dinheiro em licenças.
    Alguns de vós dirão" ...ah e tal e tem de dar o exemplo e ser rigorosos..."
    Pois pois...e todos nós somos pais natal!
    Se a ASAE intervem onde deve, havia de ser bonito
    Mas porque raio a ASAE devia fiscalizar os organismos publicos geridos pelo estado estado!Se estivessemos a falar de pessoas sérias, mas estamos a falar de muita politica suja...

    Até parece que existem politicos serios...lol

    ResponderEliminar
  6. este post devia ser enviado para a asae...

    ResponderEliminar
  7. Sr comentadores...

    Têm toda a razão no que respeita ao software ilegal mas este prog. apenas é utilizado em ocorrências graves mas infelizmente é o país que temos...
    No que respeita à qualidade dos croquis, deveria ser da competência das seguradoras, o desenho que o policia faz evita que aqueles senhores das seguradoras saiam do ar condicionado!
    No entanto se um dia tiver de participar o acidente de viação de algum de vós (espero que não), posso fazer um croqui à escala uma vez que sou formado em Operador Cad à minha conta. Mas sabem quanto custa a elaboração, por exº de um desenho técnico ou de uma planta de uma casa? se estiverem disposto a pagar...
    Isto apenas para vos dizer que mesmo na GNRzita BT existe pessoal com alguma qualificação, tal como no vosso trabalho existem uns melhores outros piores...

    ResponderEliminar