Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)
sábado, 24 de novembro de 2007
A maior colecção nacional de GTs e de flames de Portugal!
Parafraseando um grande viciado neste blogue, fiquei em verdadeiro estado catatónico enquanto descia a Rua da Boavista, no Porto! Imediatamente estacionei ao pé da Igreja de Cedofeita e tirei estas duas fotografias à revelia, não vá o dono do Citroën AX andar por perto e querer mostrar-me o interior do carro! Pelo sim pelo não, tapei a matrícula na fotografia, embora se possa afirmar com elevadíssima margem de segurança, que não deve haver outro carro neste universo e nos universos paralelos, que se assemelhe a qualuer nível a este exemplar!. Malta, aproveitai e colocai nos vossos fundos dos ecrãs, pois foi tirada da minha máquina fotográfica, e está com uma qualidade upa upa!
Bem, estou curioso para ver se esta posta também vai ter os típicos comentários defendendo a magnânime arte da personalização automóvel e exigindo que deixe estes tipos em paz, e que brindam normalmente as minhas postas sobre carros mega-modificado como este. E com o tradicional chorrilho de erros ortográficos característicos, claro... Será que vou ter um comentário assinado pelo AJR, o dono do AX (pelo menos, é o que eu infiro a partir da assinatura do capô)?!
Contar os autocolantes de chamas e os dísticos a referir a sigla mítica "GT" é um passatempo óbvio e bem desafiador que estas fotografias sugerem. Infelizmente, não cheguei a tirar uma fotografia do outro lado do pobre AX para podermos ter os valores absolutos e oficiais deste verdadeiro recordista do Guinness... mas, pelo andar da carruagem, e analisando atentamente a parte superior do aileron, dir-se-ia que também precisava de uma fotografia de baixo do carro, do motor, de dentro da mala e do tablier do carro... É que o dono está deveras preocupado em que a malta não confunda o seu extraordinário AX GT com um 1.1 RE rasqueta...
O trabalho de cromagem da ponteira de escape é digno de registo, bem como a sua preocupação com a segurança, colando todo o tipo de reflectores que foi encontrando nas casas da especialidade e nos cereais do Chocapic no carro, o que o deve tornar numa visão bem surreal à noite, com a luz dos faróis. E gosto particularmente das duas fitas ou correntes a sair das laterais dos pára-choques, a evocar aquelas míticas fitas anti-estática, que faziam muito furor entre os adeptos da personalização idiota automóvel nos idos anos 80. Se bem que continua a ser um mistério saber o que raio a electricidade estática quer alguma coisa com este carro...
GT... "Granda Tóino"...
Uma verdadeira obra de arte "TONINIANA".
ResponderEliminarUm amigo tinha uma destas máquinas infernais (menos azeiteirado), um dia ao abrir a mala, soltou se a parte metálica do vidro...é dos carros mais engraçadados que já vi... pouco mais de 700Quilogramas com motores com 100 cavalos...uma verdadeira maquina assassína!
Existe o AX sport, o AX GT e o AX GTi chegaram a ser vendidos em simultaneo... o Sport tem motor 1300cc carburador duplo com 95cv,o Gt acho que é 1400cc com carburador simples com 85cv e o GTi já é a injecção com 100 cv se nao me engano!
Mas em relação a esta série especial que foi postada, se for um Gti acho que tem 101cv ou 105cv conforme a carga!
100 cavalos naquela latinha?...
ResponderEliminarEu tenho um Fiesta com 75 cavalos e já acho um exagero!
Por vezes penso que não interessa a potência ou o peso do automóvel: o que conta é a inteligência do condutor.
Mas não haja dúvida que estes carros são um verdadeiro convite ao acidente!
É o tema da má personalização automóvel para bater e o tema do GPL para defender com garras e dentes como até agora fomos habituados. De facto, a "má personalização automóvel" é um tema sempre giro... Ainda assim, permita-me dizer, considero que o "granda toino" seja um pouco desnecessário.
ResponderEliminarBaixa um bocadinho o registo, não se mantendo ao nível das postas que antecedem esta.
Fiquei verdadeiramente estupefacto com a qualidade artesanal e do mais puro bom gosto posto naquela maravilhosa maravilha a que chamam carro.
ResponderEliminarCá para mim que sempre defendi 3 tipos de transformações automóveis (Tunings, Xunings e Azeiteiros) não sei onde colocar este tipo de produto acabado...
Sempre ouvi dizer que um carro reflete a mente e personalidade de quem o conduz. Neste caso..., nem me atrevo a comentar deixando pois ao vosso critério e imaginação!
Quanto ao AX GT, na realidade e tal como disse o Nheknhek (este é dificil de escrever...) existiu e foi um carro que atingiu um numero de vendas consideravel. Era, na altura superior ao Sport mas inferior ao GTi, quer em "cavalagem" e binário quer em acabamentos.
Este exemplar, tenho duvidas que o seja pois as jantes são do GTi e tenho duvidas no para-choques dianteiro (que tambem me parece do GTi) e nos encostos de cabeça traseiro (na altura era rarissimo num carro desta classe).
Cá para mim quando a publicidade é muita..., o produto não presta!
Acho mesmo é que é um AX com motor 1000...
Por ultimo e respondendo ao Luciano Rodrigues. Golf GTI de 5 portas havia com "som" de TDI é que não. O que a VW fez em alguns mercados foi comercializar os TDI's em versões Sport em que exteriormente pareciam os GTI's.
Boas....
ResponderEliminarOra ai esta o verdadeiro "frike da passa"......o tininho deve ser colecionador de cromos ou colantes do bolicau....lol!
Não sei quem é o gajo viciado que fica catatónico, mas eu vou ficar mais uma vez! :D
ResponderEliminarViciado, não, adicto profundo mesmo, que o viciado é aquele que diz "É pá, e tal, mais uma vez, só mais um hit não faz mal"...
Eu venho cá com gosto e por vocação, sempre que a profissão me deixa, claro está, a esta grande família da arte da má língua, mas que tem sempre com grande clarividência para os assuntos, e a pôr bem o dedo na ferida quando é preciso! E o resto, é só para rir...
Quanto ao carro, ceguei a ver tamanha porrada de reflectores, mesmo no ecrã, por isso, só quando me passar isto é que posso voltar e comentar, se conseguir recuperar os olhinhos... tal era o brilho do animal!
Quanto ao AX GT, houve um modelo, de facto, com essa designação. Agora se era de cinco portas... Isso é já não sei!
A classificação deste carro deve ir para "bichos estranhos", a juntar ao Opel Corsa e ao Uno Prateado de aqui há uns tempos!
AZEITUNING
ResponderEliminarPara os mais desatentos (Azeiteiro+Tuning)
Continuem que isto e demais!...
azeixuning
ResponderEliminareste está mesmo demais!
ResponderEliminarsim, existiu o AX GT que tinha 100cv e começou a sua produçao em 91. este é de 95, mas nao sei pelo que já foi descrito se será mesmo um gt genuíno.
As letras "OKENO" no vidro traseiro parecem pertencer aqueles autocolantes que dizem Kenwood...cheira-me que o tipo além de azeiteirar o carro com autocolantes,deu-se ao trabalho de azeiteirar os próprios autocolantes... é preciso ser muito azeiteiro para se dar este trabalho!!!!
ResponderEliminarSimplesmente de medo ;) eu quero um assim...ehehehe
ResponderEliminarAX mkI 1986-1991
ResponderEliminarGT (1.4, 85 cv, 3 e 5p)
Sport (1.3, 95 cv, 3p)
AX mkII 1991-1992
GT (1.4 85 cv, 3 e 5p)
GTI (1.4 injecção multiponto, 100 cv, 3p)
1993-1996 (catalizador)
GT 75 cv
GTI 95 cv
O farol traseiro direito desse "exemplar de rara beleza" é do Mk I. O do Mk II tem a zona da luz de marcha-atrás disfarçada com tiras vermelhas.
Mas o que eu gosto mesmo, mais do que os reflectores nos cantos dos vidros, é das colagens com cuspo na traseira. Um trabalho de profissional... :D
Só um pequeno reparo ao comentário do nheknhek (?) O problema que aconteceu ao amigo era comum nesses carros, só que a parte de baixo da mala nem era em chapa, mas sim numa espécie de fibra de vidro...
ResponderEliminarA imagem mais sureal que vi com um carro desses, foi um rotweiller a arrancar um pedaço desse material.. (qual Kustica...) :o)
Espero nao ir mt atrasado a este comentario, mas cá vai. Só posso mostrar o meu desagrado para com esse especimen, sendo eu um amante dos AX e esse, ao q parece, é mesmo um GT, visto q tem o para-choques com f. nevoeiro, todos os frisos dos GT, Sport e GTI e, tecto de abrir, aldo q estes modelos tinham em comum. GTI e Sport não podem ser, porque só existem em 3 portas. A questão dos frisos pode ter sido lá aplicada, mas como os autocolantes são tantos e é impossivel colar esses frisos todos, parece tratar-se mesmo dum GT.
ResponderEliminaré um GT de 5 portas, MK I pelo que parece... a carburadores, 85cv ;)
ResponderEliminarBOAS
ResponderEliminaresse ax é das duas uma: ou AX 1.1 i FURIO de 75cv inj monoponto ou AX GT de 75cv . ou 85 se for de carburador.
bem, as jantes nao sao de GTI como um espertalhao disse pois de GTI sao 4 pernos.. essas jantes sao de AX SPORT.
mais? parachoques do GTi , antes do GTi sair, ja os GT's em 86 tinham LOL.
julio balcky, vamos apanhar este ax e meter no ferro velho , que mau , esta a estragar a reputacao dos ax man :S
abraco
MSilvestre de Sintra hehe
clubeax.com
boas
ResponderEliminareu sou um dono babado de 2 ax´s um gt de 88 e um gti de 93,eu gostaria de encontrar esse exenplar para poder oferecelo a um amigo meu que por ventura gostaria de ter esse carro,e que ele tem uma sucata e esse exemplar na prença ficava a matar ficava com umas linhas em forma de cubo.hehehehehehehe
uma pergunta?
COMO E QUE E POSSIVEL TER TAO MAU GOSTO E AINDA DESTRUIR A BELEZA DE UMA RELIQUIA QUE E O AX,QUE TRISTE.
fiquem bem