Quem lê a notícia do Expresso, sobre a grande intervenção que a Câmara Municipal de Lisboa quer fazer na 2ª Cicular, encontra umas palavrinhas tão doces, que até apetece ler a notícia ao som dos Madredeus. Ele é "criação de vias de aceleração", ele é "criação de Portas da Cidade", ele é "garantir a transição entre ambientes rodoviários distintos"... só falta o remate típico da politicada, que é "tudo para o futuro de Portugal e dos nossos filhos", para que eu arrebente em lágrimas e aplausos. Ou seja, pretendem dar uns retoques singelos nessa pobre circular, verdadeiro muro das lamentações automobilísticas, para que os lisboetas possam saborear melhor a corrida às compras do Natal.
Só que há sempre um senão...
Já pode calar a Teresa Salgueiro, é melhor meter Moonspell agora.
Segundo a informação veiculada aqui no blogue "Diário de Bordo de um Motocilista em Portugal", um cantinho bem recente mas que vai ser um caso sério, a verdade é bem mais sinistra! Do mesmo realizador do filme "21 Radares: o Cobrador Implacável", do mesmo produtor do filme "Portugal a Arder 2005", e também argumentista do filme "Tolerância 0: o Exterminador das Carteiras Estacionadas em 2ª Fila", eis que António Costonegger vai presentear-nos com o seu novo blockbuster de Bollywood, o "Sangue no Asfalto: os Separadores Assassinos!", a estrar mesmo antes do Natal!
Sim, separadores de faixas na 2ª Circular, até ao final do ano! Segundo o japh, que divulgou esta notícia em 1ª mão, esses separadores são "meias-canas" plásticas com uma altura de alguns cm, mais pilaretes espaçados para evitar fisicamente a passagem entre faixas. É esse o truque da manga para resolver o problema das faixas de aceleração: uma constante mudança entre 2 e 3 faixas, com o inevitável encorajamento a circular na faixa do meio (quem andar pela direita deve ser mesmo masoquista) e as mudanças bruscas de faixas, entupindo tudo.
Não se percebe o porquê de tais atitudes, numa circular cujo nome homenageia a mudança de velocidade máxima que se consegue engrenar numa viagem típica por essa artéria lisboeta. Ah, e sabia que a velocidade limite da 2ª Circular poderá passar para 50km/h?! É o que diz o Expresso, e eu já acredito em tudo. Vá lá, ao menos já não preciso da 2ª circular para sair de Lisboa, por causa da abertura do eixo N/S, mas esse filme não tem como protagonista o nosso Costonegger, como tal, fica de lado.
O Japh enumera uma lista de, vamos lá, ABERRAÇÕES GROTESCAS que podem advir de tal diarreia camarária:
- O risco de queda/acidente para os motociclistas, devido às guias semelhantes à Ponte 25 de Abril ou à Rua da Junqueira.
- Os problemas que os veículos em marcha de urgência terão em passar nessas zonas, pois inibe a abertura de faixas de emergência na direita!
- As inevitáveis confusões de trânsito nos afunilamentos de 3 para 2 faixas, que na minha opinião só encorajarão mais crentes para a Ordem Sagrada da Faixa do Meio.
- Os inevitáveis acidentes causados por quem não conhece essa obra bollywoodesca.
Fica aqui um grande abraço ao japh, pelo grande serviço comunitário que prestou a todos nós. De facto, António Cosonegger, não podia imaginar melhor recepção bollywoodesca ao novo que filme que vai estrear e com um nome bem sugestivo, Nightmare Before Christmas 3D. Para mal dos nossos pecados, o filme em Lisboa vai ser mesmo em 3D, e oriundo de uma imaginção bem mais fértil que a do Tim Burton.
Entretanto, se você se sente indignado, veja este joguinho que fiz para si!! Eu já consegui 171146 metros. Truque: deixe-o mostrar o nalguedo e depois dê-lhe uma faixa separadora...
É pena que esse senhor pense que pode brincar com as pessoas desta forma ... e neste caso ainda é pior: com a vida das pessoas.
ResponderEliminarA CML tem-se mostrado autista a todos os tipos de contactos que tem sido tentados para resolver os problemas que os motociclistas encontram na cidade.
Pior ainda, a "perseguição" que lhes tem sido movida no que toca ao estacionamento em cima dos passeios (mesmo que não estorvem e mesmo que NÃO haja parqueamentos para motos em Lisboa) tem-se intensificado diariamente, com dezenas de multas e dezenas de motos rebocadas.
Sim, leram bem. As viaturas que MENOS contribuem para os problemas de transito e estacionamento em Lisboa estão a ser multadas e rebocadas.
As "armadilhas" para motociclistas continuam a proliferar pela cidade: separadores na Rua da Junqueira, carris de eléctrico desactivados, tampas de saneamento levantadas/afundadas, pinturas de pavimento altamente escorregadias, etc ... e agora isto.
Senhor A.Costa: a paciência tem limites... não nos faça perder a nossa. Já esteve mais longe ...
E já agora que falo para si, lembro-lhe que a sua "fonte de receita" (aka Polícia Municipal) está a operar num vazio legal ...
Ah não sabia ? Então vá ler isto: http://automotor.xl.pt/1107/200.shtm
Veja lá se na sua ânsia de embolsar o dinheiro que tanto nos custa a ganhar ainda vai "enterrar" mais a CML em dívidas ... para pagar as indemnizações que -inevitávelmente-
lhe vão começar a ser pedidas ...
Ao P@V, obrigado pela menção ao meu blog e obrigado pela divulgação desta monumental estupidez.
"V"
Assim é que é!
ResponderEliminarAcabar com esses gajos das motas.
Cambada. Só sabem meter nojo quando passam por um tipo parado há para aí três horas, saem de casa três minutos antes... bandidos. Faz muito bem a Câmara em acabar com eles. Já agora podia também acabar com o metro e os autocarros, que a gente andava toda em engarrafamentos. Boa Boa.
[IMG]http://i143.photobucket.com/albums/r150/carecaplatonico/hehehehe.jpg[/IMG]
ResponderEliminarhttp://i143.photobucket.com/albums/r150/carecaplatonico/hehehehe.jpg
Raramente vou a Lisboa mas...O gajo bem que podia ser enrrabado por um camelo enfurecido :P
Bang
Os condutores portugueses e neste caso os de Lisboa, não sabem circular nas vias de trânsito automóvel, então a CML, teve o bom senso e vai-lhes dar umas barreirinhas, para os alinhar no trânsito, pois são infracções atrás de infracções, cometidas naquele eixo viário, que já nem a s multas resultam. Gostaria de os ver a circular numa via urbana nos Estados unidos, com dez faixas de rodagem?
ResponderEliminarPor acaso o António Costa nem foi o mentor e autor da colocação dos radares em Lisboa, mas quando é para dizer mal, vale tudo...
ResponderEliminarAnónimo, sei bem que foi o Carmona o pai dos semáforos; só que foram instalados no reinado do Costa, e ele podia muito bem ter equacionado os locais onde iam ficar. E é muito fácil chutar as culpas para o Carmona, quando o Costa é que lucra, e podia ter alterado a situação, mas não o fez. Para mim, tem tanta culpa ou mais que o Carmona.
ResponderEliminarPois é!
ResponderEliminarAssim é que a camâra vai conseguir tapar o monumental buraco das contas, é á custa do pessoal que parece têr umas palas como os burros quando vão votar no gajos.
Toma vai buscar!
Adoro este país das bananas com politicos de merda!
Os semáforos deveriam estar colocados nas zonas onde ocorrem mais acidentes, mas não é o que acontece. Pois, que os cruzamentos com semáforos são as zonas onde à mortos, um exemplo disso é a Av. de Brasília, que frente ao vela Latina todos os anos lá morre mais de uma pessoa e onde é que está o radar, logo a seguir à doca de Belém. Assim sim, mas não é colocá-los no meio das rectas para fazer dinheiro e a prevenção que se dane.
ResponderEliminarIa deixando passar isto em branco :-)
ResponderEliminarhttp://www.portugaldiario.iol.pt/not...=291&id=877195
Parece que os problemas de segurança levantados por um determinado grupo de motociclistas junto da CML deu resultado e passamos de "separadores físicos" para "pilaretes" que, se forem como os da Marginal, são praticamente inofensivos para os motociclistas (são feitos em espuma e dificilmente poderão causar quedas ou serem factor de risco no caso das mesmas existirem por outros motivos).
Com este "recuar", nós - os motociclistas - já não tememos pelo atentado à nossa integridade física ... e como já tinha dito -no que toca à circulação- para nós estas "modificações" não fazem "mossa".
Quero ver é que os automobilistas tão "acérrimos defensores" destas "medidas avulsas" irão dizer depois delas implementadas ... Sim, porque eu continuarei a demorar o mesmo tempo no percurso casa-trabalho-casa... quem usa a 2a circular mas de automóvel, poderá dizer o mesmo ?
"V"
Paulo/japh,
ResponderEliminarSó te posso dar os parabéns a ti e aos motociclistas que evitaram essa aberração. De certeza que tu, o teu blogue e outras reacções foram determinantes para esse meio-desfecho.
Abraços.
111612 metros
ResponderEliminarera engraçado...
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