Os belos ailerons de escova... mais tuga que isto, não há!
Não há acessório automobilístico que defina tão bem o 'ser português', como os famosíssimos apêndices ailerónicos que se colocam nas escovas limpa-pára-brisas! Porquê, dizem-me vocês? Passo a explicar...
Já viram algum carro novo a ser vendido com tais apêndices?! Não. Nem aparecem na lista dos opcionais. Sabem porquê? Porque são INÚTEIS! Não é preciso ser um cientista de foguetões para saber disso! Mas isso não convence o português típico, que tem conhecimentos de aerodinâmica bem mais vastos do que as equipas de engenheiros e designers automobilísticos das principais marcas! Pelo menos, isto depois de emborcar um certo número de cervejas...
O português acha que, por 1,99 euros, consegue obter um melhor desempenho das escovas, só com este acessório! O raciocínio por detrás desta decisão é surpreendentemente elaborada:
1. o ar bate nas palas da escova com uma aceleração A; esse ar tem uma massa M;
2. Assim, cria-se uma força descendente F, pois todos sabemos que F=MxA;
3. Essa força faz com que a pressão P exercida na área de contacto (Área) entre a borracha e o vidro seja maior, pois P=F/Área;
4. Essa pressão P evita que as marotas das gotículas de água fujam entre a escova e o vidro;
5. Resultando numa melhor limpeza do pára-brisas!
É claro que isso também se consegue comprando escovas novas, mas isso é o triplo do preço! E, reparem, tal teoria faz com que, quanto mais rápido se circular, mais aceleração se produz, mais força descendente se consegue, melhorando o desempenho da escova! De génio, hã?!
Assim sendo, eu elejo os apêndices ailerónicos das escovas como o apêndice que mais caracteriza o tuga e os seus imigrantes. São pirosos e anedóticos. Tal como os seus donos.
bela lição de fisica
ResponderEliminarÉ pó xunnnniiiiinnnng!!!!!
ResponderEliminarParecendo que não, isso funciona! Obviamente que eu não tenho um assim tão vistoso, mas funciona muito bem, pricipalmente para quem circula na Auto-estrada todos os dias, como eu. Claro que para quem circula apenas nas cidades e não atinge velocidades como nas auto-estradas, não se nota grande diferença. O que é certo é que na chuva limpa muito bem os vidros...
ResponderEliminarricardo,
ResponderEliminarnão sabes como é emocionante para mim poder falar com alguém que efectivamente comprou e usa esses apêndices todos os dias! :)
Mas é verdade que, para poderes dizer isso, tens de fazer uma experiência mais isenta: pede à tua mulher/namorada para, aleatoriamente, colocar e retirar esses apêndices, e depois cobrir as escovas para tu não saberes se os apêndices estão lá ou não.
No final do dia, diz se as escovas limparam bem ou mal. Só assim é que consegues afirmar isso de uma maneira isenta de tendências... :)
A sério, gostaria de fazer um ensaio desses...
Não preciso de fazer um teste desses. Eu só tenho isso na escova do lado esquerdo, dá para ver bem que a escova do lado direito não limpa tão bem quando vou na auto-estrada a chover... Ou será que as leis da física só se aplicam quando se tem um acessório daqueles...? Vais-me dizer que o ar não entra por baixo da escova?
ResponderEliminarUm pouco mais de cultura automóvel só te ficava bem, vê lá tu que o meu carro sai de origem com um spoiler na escova e posso-te dar exemplos desde Fiat's a Ferrari's todos eles com esses apendices nas escovas.
ResponderEliminarOu isto é inveja do teu manco não ter destes spoilers nas escovas?
Por aqui, eduardomaio?! :)
ResponderEliminarEste blogue é uma maneira de despistar o meu subconsciente. Todos os dias vivo com um conflito entre os meus hemisférios cerebrais sobre dilemas como a sensatez ou a vontade de meter um cap.
Tocaste na ferida freudiana do meu intelecto: este blogue é uma maneira de compensar as frustrações de não ter ailerons nas escovas, autocolantes nos vidros, duplas abufadeiras e volaltes pintados de branco à trincha.
Ou então, não. :P
Não percebeste o que queria dizer, existem carros de origem que saem de fábrica com spoilers nas escovas para reduzir o atrito e os ruídos aerodinamicos, não é obrigatóriamente "xunning". Isso é um bocado como dizer que qualquer carro que saia de origem com um aileron é "xunning" quando muito provavelmente ele é necessário lá.
ResponderEliminarÉ surpreendente que quem tem um acessório desses não meta o rabo entre as pernas e e cale... ainda vem mandar bocas.
ResponderEliminarEm relação a este assunto só tenho uma coisa a dizer... que bom seria se os xunings portugueses se limitassem a por estes apendices nas suas refinarias ambulantes.
ResponderEliminarEpá, só aterrei neste blog hoje, mas achei-o fenomenal, muito bem escrito e com humor a rodos. Tive que comentar esta das escovas, é de se lhe retirar o chapéu!!! cumprimentos
ResponderEliminarpois é caro amigo o senhor diz que nao sai de fabrica mas sai o meu ibiza tem um aleron na escova mas ja vi que o senhor gosta mesmo é de rasgar na casaca dos tugas porque nao é tuga ou é lisboeta!
ResponderEliminar