Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



sexta-feira, 13 de junho de 2008

De manhã protesta-se, de tarde festeja-se, de noite protesta-se...



Imagen retirada do Público online.


Tal como no resto do país por causa da greve dos pescadores e dos camionistas, este estaminé não tem tido muitas postas de pescada frescas, infelizmente. Tenho estado bem ocupado com prazos e a resolver a minha vidinha, que provavelmente vai receber um volte de face bem interessante que depois irei com todo o gosto comunicar aqui. Digamos que, para quem acha que eu só falo, eu também faço e muito, e provavelmente toda esta minha frustração pela situação deplorável deste país da cauda da Europa vai fazer com que a minha pessoa procure outras paisagens onde se possa ficar bem longe do Sócrates, Galp, e de outras *****s que não tenho mais pachorra para aturar.

Peço desculpa mas não me identifico com o estado em que Portugal se encontra agora. Chamem-me cobarde, chamem-me o que quiser, mas se há uma coisa que também sou além de português: é ser europeu. E quando vejo botes com carradas de marroquinos a serem recambiados para Marrocos pela polícia marítima espanhola, vejo o quão é bom ser-se europeu, as regalias que temos, e como há malta maluca que até atravessa o Mediterrâneo num bote ranhoso, a ver se os deixam entrar. Neste momento, soa bem melhor saber que sou europeu do que saber que sou português.

Esta seguramente foi das semanas mais sintomáticas da crise de personalidade de que os portugueses padecem, e que vem agora a nú por causa da paralisação dos camionistas. Bem atestado de GPL, fui assistindo incredulamente às filas de carros à beira dos postos de combustível que ainda não estavam secos, aos condutores resignados a pagar a "Gasolina Gourmet" de 1,7 euros o litro ou lá parecido, mas ao mesmo tempo aliviados por ter o precioso néctar no depósito! Mais ainda, fiquei abasbacado ao ver que havia sempre um ou outro carro com a bandeirinha portuguesa colocada no vidro! Fenomenal! De manhã toca a reclamar do Governo e dos combustíveis e tal, à tarde vê-se o jogo da Selecção no Euro 2008, e à noite vai-se à bomba e volta-se a reclamar dos combustíveis! É a completa incoerência e baixa de auto-estima que já chegámos, mas ainda há mais!

A parte interessante desta semana foi a desmobilização dos camionistas, alegadamente porque já encontram as suas reivindicações satisfeitas! Como é? Podem dizer outra vez? Portagens nocturnas, não aumenta o ISP, e mais uma treta e outra treta e já está? Acabou o reboliço todo que levou a atirar pedras, alguns processos-crime, Lisboa sem gasolina e as bancas sem peixe!? Portagens baratas de noite? As portagens das pontes sobre o rio Tejo vão aumentar porque o IVA vai subir de 5% para 12%! Os camionistas espanhóis, que até possuem gasóleo mais barato, esses ainda não desmobilizaram da sua luta pois ainda não viram as suas reivindicações satisfeitas e nós já estamos todos contentes, a levar com o aumentozito de 2 cêntimos da Galp & Cª duas vezes por semana?! "É a vida?" Tanto alarido, e já está tudo normal, com o preço da gasolina e gasóleo na mesma? Inacreditável. E é assim que um povo se desmoraliza e deixa de ter personalidade e auto-estima.

8 comentários:

Anónimo disse...

Não estava á espera de outra coisa.
Agora essa das bandeirolas nos carros...

Torre disse...

...E já subiu o gasóleo! A lata já é tanta, que a GALP nem espera um segundo que seja... Disseram que a próxima medida é fechar as cidades. Eu por mim não vejo mal, de uma maneira ou de outra, elas iam fechar à mesma, dado o preço que andamos a pagar por combustível!

Por isso... É o que temos!

Esta semana meti gasóleo em Espanha a 1,28€... e foi até à última gota, como se costuma dizer. E ainda assim está caro, mas que se lhe há-de fazer!?

Eu sei! É acabar com os cartões frota dos nossos governantes, que ao ver o que lhes sai do bolso dos seus três salários (AR, reforma de uma merda qualquer e presidente do Instituto Português de protecção das caricas de Sumol) talvez pensem um pouco mais...

Anónimo disse...

nao foi só em lisboa que se ficou sem gasolina meu caro... esse comentario foi completamente mal utilizado porque em todo o país se fez sentir a escassez e onde resido (albufeira-algarve) acabou todo o tipo de combustivel em todas as bombas...

Português ao volante disse...

rafael, obrigado pela correcção.
Torre, "presidente do Instituto Português de protecção das caricas de Sumol"?! Elá cuidado, que eu posso rouber esta expressão! :) Muito boa.

Anónimo disse...

Afinal ainda não esta a doer...
Ainda dá para espezinhar mais um pouco o zé tuga!
E os Sindicatos???????????
Lolol ...sindicatos...e há gente que desconta dinheiro do seu salario para aquela gente... que em vez de olhar pelos nossos interesses, apenas tenta dialogar com esses xupistas do governo...
Pertencem á mesma classe que os politicos, á classe dos vendidos e corruptos!

Torre disse...

É um cargo muito invejado, este... Dá mais ou menos 2500€ por mês, como os tachos de quem tem muita responsabilidade, de coordenar a retirada das caricas, reencaminhá-las para um armazem (vulgo ecoponto...) Enfim, uma canseira!

Copia à vontade, nem precisas de por o copyright! :D

Torre disse...

ah, lembrei-me, não confundir Sumol com Sucol, que esse, é outro presidente, mas do outro partido! :D

Sobre a questão dos marroquinos, numa formação que estou a ter em Espanha, um dos módulos era exactamente sobre isso: assimetrias sociais e económicas: e é verdadeiramente assustador quando alguem arrisca a própria vida para ter algumas das coisas que temos aqui, na Europa, por tão pouco... Não fossem estes pequenos grandes nadas em Portugal (corrupção, petrolíferas que nos metem a mão no bolso e nos dizem que é energia positiva, e cada um que trate da sua vida, de preferência, à custa do dinheiro do Estado _que é como quam diz do nosso dinheiro_) temos que compreender que grande parte de nós é privilegiado...

É que às vezes, é mesmo o que não ter que comer que motiva esses desgraçados a enfiarem-se com mais oito mânfios num barquinho do "Continente"!

AmSilva® disse...

Posso apenas fazer uma correcção passado todo este tempo?!?!?
A greve foi dos patrões, não dos camionistas...
Acabou porque duas empresas metidas com políticos (Costa & Baleia , Florêncio & Silva ) conseguiram o que queriam, as portagens mais baratas porque consideraram ser aí que lhes doía a carteira, como 75% da frota desses senhores rola de noite...


who's online
eXTReMe Tracker
THE BOBs
Humor blogs
Top Blogs
BloGalaxia
Coches ES

MyFavatar