Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Ó Sargento Tavares, copia-me o porpóinte, que eu quero lavrar o auto!





Esta nossa GNR é um poço de gargalhadas, patrocinado pelo caos que reina nas instituições deste País! E o que temos de fazer em relação a isto é: ou rir, ou emigrar. Segundo o Correio da Manhã, a nossa querida GNR anda a usar software ilegal no desempenho do seu trabalho. Mas tenham calma, que isto vai melhorar! Ora reparem neste enredo, digno de Bollywood (sim, com B):

Ao que parece, em acidentes de alguma gravidade (com vítimas), a maioria das polícias europeias elabora os respectivos croquis desses acidentes recorrendo a software especializado, o Smart Sketch, que permite o rigor necessário para apurar responsabilidades. Até aqui nada de novo, até porque a nossa GNRzita até recebe a dita formação para trabalhar com esse programa.

Agora, quando saem da formação e vão finalmente apanhar prevaricadores na estrada, não há licenças de software para ninguém!. Ou seja, a GNR já o pediu, mas ninguém o comprou até agora. Citando o Correio da Manhã (esta frase é tão deliciosa), " os oficiais da instituição foram a Espanha receber formação com a Guarda Civil e trouxeram o programa. " Mas que fabulosa missão, esta: foram a Espanha trazer um CD para começar a pirataria! Mais valia pedirem a um chavalito qualquer para ir ao eMule, mas enfim... caramelos e tal...

Continuando a citar o CM, o major Lourenço Silva, do Comando-Geral da BT-GNR, os militares têm ordens claras neste domínio: “O que está autorizado é que o croqui seja feito à mão, ou no computador em PowerPoint”. E aqui, perdoem-me, mas não acredito que ele disse isso! Um major, depois de anos na GNR, nunca poderia ter dito isso, mas sim algo: "O que está estipulado e lacrado nas normas vigentes da actual instituição é que o dito esquema especializado e elaborado, mais conhecido por croqui, seja efectivado com recurso ao desenho avançado elaborado por técnicas manuais autorizadas da BT, ou em alternativa, recorrendo a outro programa especializado de desenho automático assistido por computador, o póerpónte". Claramente, que foi uma tradução do jornalista.

Não há software nem computadores, e os nossos GNRs "recorrem aos seus próprios computadores e às cópias piradas dos softwares para cumprirem os prazos dados para a conclusão dos inquéritos.". Ou seja, não há dinheiro para ferramentas de trabalho, mas os resultados, esses, devem estar prontos! O cromo do major ainda tem o desplante de dizer: “Se estão a usar programas não autorizados, estão a fazê-lo por sua conta e risco”, como se não fosse tudo isto da responsabilidade da BT.

Para quando a inspecção da ASSOFT? Ah, verdade, esses tipos só andam atrás de Microsofts de empresas públicas, para a GNR dá-se o devido desconto. E a ASAE anda ocupada atrás dos restaurantes sem extractores de fumo, claro está... Estou mesmo a ver a nossa BT a adoptar o MS Paint para acabar com esta aberração! E assim vai o nosso país... quando tiver um acidente grave, pelos vistos vou ficar dependente da arte e da destreza do sôr agente Silva, que dá uns toques com o Powerpoint, e que até sabe meter texto dentro das bolinhas e dos quadradinhos!

Agora já percebo porque preferem ficar atrás dos arbustos com o radar calibrado para os 81km/h... não sabem mexer com o computador...

9 comentários:

Torre disse...

Ai que moca!

Com que autoridade é que o Estado, pessoa de bem e em nome da Santa Inquisição da ASAE, fiscaliza seja o que for, se com a conivência dos seus órgãos militarizados se usam cópias pirata de software... Ah, pois, não é a Microsoft... Por isso, nada interfere no SIMPLEX!

...E o pormenor de ser o Sargento Saraiva a assinar o croqui, na imagem, está uma delícia! Estou a ver que és da geração Abandamecos... Qaundo os Gato Fedorento eram uns meninos... E à beira dos primeiros, ainda o são!

Kruzes Kanhoto disse...

Não é que queira fazer concorrência, mas esta coisa apareceu-me por perto e não resisti...http://kruzeskanhoto.blogspot.com/2008/02/ratombil.html

Anónimo disse...

Boas noites.
3 assuntos:
1º e relacionado com a posta:
Cá para mim a própria GNR foi buscar o softwear a algum cigano que anda a vende-los nas feiras e mercados ...deve ter sido apreendido!
2º mais um que anda num blogue de outros a fazer publicidade ao seu.
...coisa feia este tipo de publicidade gratis!!!
3º dei-me ao trabalho de ir ver o tal blogue (gosto de andar informado, sei lá...!). O tal "ratomobil" como lhe chamam não é nada mais nada menos que um veiculo comercial com a publicidade da empresa! "Truli Nolen".
Agora um pouco de história:
É uma empresa de origem americana (Florida) no control de pragas (insectos e roedores) com grande numero de "Franchises" espalhados pelo mundo inteiro. Não sei a data de origem da empresa mas os veiculos remontam aos anos 20.
Mais informações e imagens dos carros em:
http://www.trulynolen.com/Corporate/mouse_car.asp
...se calhar é por andar informado que não chamo a este Opel Corsa, "ratomobile"...

Português ao volante disse...

Vá, Jota, calma que para andar a pisar os calos dos outros estou cá eu. O Kruzes Kanhoto é um colega bloguista do qual já interagi na altura em que este blogue estava a dar os primeiros passos. Ele deve ter um ou outro comentário meu lá, e que me lembre, já lá tem fotografias de portugueses ao volante desavergonhados desde 2006... :)

Por acaso também não sabia desses ratomóveis, mas claro que só podia ser de uma empresa... se não fosse, acredira, EU estava a tratar do assunto!

Anónimo disse...

É o descalabro total!
Pirataria na Policia!
Fecha-se os olhos pois assim poupa-se muito dinheiro em licenças.
Alguns de vós dirão" ...ah e tal e tem de dar o exemplo e ser rigorosos..."
Pois pois...e todos nós somos pais natal!
Se a ASAE intervem onde deve, havia de ser bonito
Mas porque raio a ASAE devia fiscalizar os organismos publicos geridos pelo estado estado!Se estivessemos a falar de pessoas sérias, mas estamos a falar de muita politica suja...

Até parece que existem politicos serios...lol

Anónimo disse...

este post devia ser enviado para a asae...

Anónimo disse...

Já foi lido!

Anónimo disse...

Já foi lido!

Anónimo disse...

Sr comentadores...

Têm toda a razão no que respeita ao software ilegal mas este prog. apenas é utilizado em ocorrências graves mas infelizmente é o país que temos...
No que respeita à qualidade dos croquis, deveria ser da competência das seguradoras, o desenho que o policia faz evita que aqueles senhores das seguradoras saiam do ar condicionado!
No entanto se um dia tiver de participar o acidente de viação de algum de vós (espero que não), posso fazer um croqui à escala uma vez que sou formado em Operador Cad à minha conta. Mas sabem quanto custa a elaboração, por exº de um desenho técnico ou de uma planta de uma casa? se estiverem disposto a pagar...
Isto apenas para vos dizer que mesmo na GNRzita BT existe pessoal com alguma qualificação, tal como no vosso trabalho existem uns melhores outros piores...


who's online
eXTReMe Tracker
THE BOBs
Humor blogs
Top Blogs
BloGalaxia
Coches ES

MyFavatar