Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Ter ministros a 200 km/h na A1 sem pagar multa, comprar um Audi em 2ª mão, meter um aileron Matias na oficina do bairro e testar o bólide na ponte Vasco da Gama é português. E dizer mal dos outros também. E viva o blogue :)



quinta-feira, 26 de abril de 2007

O buraco do marquês.



Imagem retirada do Expresso.


O português anda mesmo a precisar de qualquer coisa para comemorar, para se esquecer das maldades do Sócrates! Até chegar os santos populares e o FCP sagrar-se bi-campeão (só assim é que o Jesualdo lá conseguia...), ainda falta prái um mês; há que comemorar outra coisa qualquer... o quê? O buraco do Marquês!

Só assim é que se percebe a estúpida romaria tuga para inaugurar hoje, 25 de Abril, o buraco do Marquês! Todinhos enfiados nos carros a buzinar, tal como vão estar no futuro, mas só que com as caras bem mais casmurras e a gritar belos insultos entre carros.

O quê? Acha que só vocifero maldades neste blogue, estou sempre a criticar e que devia mudar esta atitude irritante e devia ficar satisfeito com esse buraco? Você está chanfrado de todo?! Ora leia o seguinte:

1 - FORA DO PRAZO - O buraco é mais uma obra pública que acabou fora do prazo (anunciada em 2001, começou em 2003, devia ficar pronta em 2004, mas acabou em 2007). Para quando uma obra que acabe no tempo previsto?! Já bastou a anedota da Casa da Música!

2 - A DERRAPAR O ORÇAMENTO - O buraco é mais uma obra pública que vai derrapar no orçamento! Quem paga? Nós. Quem goza? O Carmona e o Santana Flopes! O custo inicial de 15 milhões já vai em 18.749 milhões de euros, e pode aumentar caso a providência cautelar do Sá Fernandes se mantenha.

3 - INAUGURAÇÃO PATÉTICA - Mais uma obra pública inaugurada precepitadamente, para bater certo no dia 25 de Abril, sabe-se lá porquê... já agora, deixem-me corrigir uma grande gaffe jornalística: esse buraco não foi inaugurado no dia 25 de Abril, mas sim no dia 24, e inaugurado de skate! Uns grandes malucos iludiram a segurança e inauguraram o túnel, roubando o troféu ao Carmona. Bem, aproveitem o parque para skaters de Monsanto o máximo que puderem, pois ele vai mandar terraplaná-lo!

4 - CÂMARA CORRUPTA - Uma obra pública inaugurada pela Câmara Municipal de Lisboa, uma câmara com um défice de 970 milhões de euros! A mesma câmara que retirou a Feira Popular de Lisboa, mercê de uns negócios bem fétidos que agora se mostram... vamos a ver quantos vão presos com isto.

5 - C*G*R PARA A SEGURANÇA - Os bombeiros reclamam que o buraco não respeita as restrições de segurança; como tal, levou um brinde do Sá Fernandes e vai encerrar já este fim de semana! O fantástico buraco, pelos vistos, sabe bem que é uma obra pública: já quer ter horário de funcionário público e tudo!

6 - UMA OBRA DE ENGENHARIA À LÁ UN. INDEPENDENTE - Uma obra com uma inclinação de 10%, onde já se viu! Para quem faz a A4 Porto-Amarante e está habituado àquela inclinação medonha... bem, é ainda MAIS inclinado! Estou a contar os dias até aparecer o primeiro acidente de viação grave provocado por esta inclinação. A desculpa, já a conheço: excesso de velocidade.

Ainda não passei pelo buraco, e não faço intenções de passar nos próximos tempos! Odeio levar o carro para Lisboa, e consigo encontrar centenas de outros passatempos mais interessantes para fazer lá, do que ficar abasbacado a olhar para tal monumento à obra tuga. Como tirar fotografias de carros com escovas com apêndices ailerónicos...

Aproveito para dar uma última palavra de apreço ao vereador Sá Fernandes, o único a mostrar neste processo todo que os tem bem no sítio, e que se preocupa verdadeiramente com os condutures portugueses.

12 comentários:

McBrain disse...

1 - FORA DO PRAZO - O buraco é mais uma obra pública que acabou fora do prazo (anunciada em 2001, começou em 2003, devia ficar pronta em 2004, mas acabou em 2007). Para quando uma obra que acabe no tempo previsto?! Já bastou a anedota da Casa da Música!

Ora pensa lá porque é que o atraso foi tão grande.. porque a obra esteve embargada não?
Desculpa lá, mas assim é fácil dizer mal......

Quanto à anedota da Casa da Música, é obra de arquitectura de referência a nível mundial... qual é o mail disso? Os atrasos? Sim... E porque é que tais atrasos se deram?

Anónimo disse...

E esteve MUIOTO BEM embargada pq não cumpriu com os trâmites legais.

Aquela obra é o exemplo da total irresponsabilidade dos nossos governantes.

Realmente, vou estar atento aos acidentes que se vão dar naquele buraco.

Espero bem que me engane, mas aquilo vai ser mais uma nódoa negra nas estradas nacionais.

Porguês ao Volante, continua o teu óptimo blog, parabéns.

Anónimo disse...

Eu não sei porquê tanta conversa com a segurança, pelo menos o Carmona parece-me que conseguiu fugir muito bem lá de dentro...

Rui Vilela disse...

A derrapagem não foi muito elevada, considerando outros exemplos.

Não viste o mini vermelho todo à Benfica do Barbas ?

Anónimo disse...

O que acho piada é que ainda louvam o Sá Fernandes. Eu acho que todos temos o Direito de nos manifestar-mos contra algo. Acho que o Sá Fernandes pode por as providências e parar as obras que quiser, não concordo é que não seja penalizado por isso. Não oiço falar em custas de tribunal, em a camara lhe pedir para pagar o tempo que a obra esteve parada e depois ele não tinha razão...
Isso é que fez derrapar e atrasar o prazo.

Tiago

Português ao volante disse...

mcbrain, porque é que eu preciso de achar que é normalíssimo que todas as obras estourem com os orçamentos e prazos? Não faz sentido, pois não? Uma coisa é um estouro por um mês ou uns milhares de euros, outra coisa completamente diferente é estouros na ordem dos anos e dos milhões de euros!

anonimo, acho que o Sá Fernandes não anda a embargar só porque lhe dá gozo. Embarga pois acha que a obra foi mal feita. Esperemos para todos, e acredito que ele também espera, que estejamos todos sem razão. Agora, se os acidentes comecarem a suceder-se, ele é que se vai rir de todos os detractores, e com justiça!

Anónimo disse...

O Sá Fernandes preocupa-se com os condutores portugueses.. hahaha!

Agora estiveste mal...

headache disse...

Caro português:

vai lá ver o "pendente" de 10% que lá está. É incrivelmente mais suave do que a Rua Joaquim António de Aguiar. Diria que é tão suave como o pendente da Fontes Pereira de Melo.

Quanto à segurança, é incrivelmente arejado, sem curvas de renome, e com os radares anda tudo lá dentro em passo de lesma.

Isto de falar mal sem sequer lá ter posto os côtos...

McBrain disse...

Ainda não passei pelo túnel, pois encontro-me ausente do meu rico país... mas quero dar uma voltinha por lá e fazer a minha própria avaliação...

Hugo Pereira, não percebeste...
O Português ao Volante queixava-se que a obra tinha tido uma derrapagem de prazos brutais... e eu respondo: "Pois, mas para a derrapagem também contribuiu o embargo, não é?"
Não fiz qualquer comentário ao tunel em si....

Quanto à qualidade do túnel..... espero bem que te enganes mesmo... para o bem de todos.

McBrain disse...

Português ao volante, não deves ser que uma das maiores razões para o atraso da Casa da Música foi a expropriação dos terrenos... é que a localização de um grande edifício de um banco (ou o PLANO para a localização de um grande edifício de um banco)... atrasou as obras e de que maneira!

No que diz respeito aos orçamentos, é muito simples: as empresas que entram a concurso SABEM deliberadamente que os custos vão ser superiores... mas se os revelarem perdem o concurso. Se a isso adicionarmos o nível de incompetência de alguns responsáveis do Estado, então temos o esquema todo montado.

Português ao volante disse...

McBrain, faço minhas as tuas palavras.
É claro que sei perfeitamente que os orçamentos e os prazos são sempre irreais para tirar vantagem nos concursos públicos, mas que raios, acho que já cansa estas tuguices...

Embargada ou não, porque é que o destino de todas as obras públicas portuguesas é ser uma novela de prazos, embargos, orçamentos, polémicas, uns-dizem-que-sim-outros-que-não,etc? E nem quis tocar num aspecto lindo, que é meter mais carros em Lisboa...

Há também outro túnel no Porto, que liga a Rua de Ceuta à D. Manuel II, que também ficou embargada e tal, mas pelo que pesquisei, acabou no prazo e no orçamento.

Anónimo disse...

A casa da música é lá alguma referencia? LOL Só see for de pirosice nacional.


who's online
eXTReMe Tracker
THE BOBs
Humor blogs
Top Blogs
BloGalaxia
Coches ES

MyFavatar